Estágio para computação

Sobre o departamento

Área:

O NIC.br é uma instituição privada, sem fins de lucro, que funciona como braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Somos responsáveis, por exemplo, pelos domínios .br, pela distribuição de endereços IP no país, entre muitas outras atividades.

Esta vaga é para a área de projetos do Ceptro.br, departamento do NIC.br responsável por diversas iniciativas cujo principal objetivo é fomentar o desenvolvimento da Internet no Brasil, com foco em sua infraestrutura. Entre elas estão o OpenCDN, o INOC-DBA, cursos de IPv6 e de Boas Práticas Operacionais para Sistemas Autônomos Internet, as lives Intra Rede, a Semana de Capacitação, o podcast Camada 8, os eventos IX Fórum Regionais e Conecta Net, o programa Acelera Net, atividades de apoio ao IX.br, como o atendimento aos novos participantes e desenvolvimento de software.

Local

São Paulo, SP – Brooklin (região da Berrini, trabalho presencial)

I. Descrição da vaga:

Você, como estagiário, poderá participar de diferentes atividades na equipe, conforme sua formação, habilidades e áreas de interesse. Procuramos estagiários para:

  • Criação de material didático: você poderá participar da criação e atualização de material didático para treinamentos, cursos e palestras na área de redes e Internet. Os materiais abordam temas como roteamento, IPv6, segurança de redes, boas práticas, etc. Podem envolver laboratórios didáticos virtualizados, ou com equipamentos físicos, websites, apostilas, livros, apresentações, vídeos, etc. O estágio pode também envolver atividades de moderação ou tutoria nos cursos, organização de cursos e eventos, desenvolvimento de softwares, entre outras.
  • Ativação no IX.br: você participará do atendimento a usuários no IX.br, que é o maior IXP do mundo atualmente. Terá oportunidade de desenvolver e utilizar suas habilidades em redes, configurando switchs e outros equipamentos e dando suporte aos usuários.
  • Desenvolvimento de software: você poderá desenvolver softwares utilizando Python, Django, Vue.js e outras tecnologias. Poderá participar de todo o ciclo de vida, desde sua concepção, até seu desenvolvimento, operação e refinamento, de múltiplos sistemas e produtos, tanto para uso interno no NIC.br, como destinados a outros públicos; suas atividades poderão incluir o desenvolvimento de interfaces para usuários finais, serviços de backend, scripts e sistemas para automação e gerenciamento de redes, entre outros.
  • DevOps e Administração de sistemas: você nos ajudará a manter os sistemas existentes e a instalar e integrar novos sistemas. Trabalhará com linux e vários tipos de softwares abertos, bases de dados, automação usando scripts python, ansible, shell, integração com o ciclo de desenvolvimento utilizando git, jenkins, e muito mais.

II. Requisitos:

Estamos procurando alguém que esteja em um curso de engenharia de computação, engenharia elétrica, ciência da computação, ou correlatos, como redes, ou tecnologia. Há oportunidade também para estagiários de nível técnico. Queremos um estagiário que seja autodidata e goste de aprofundar-se em temas técnicos, bem como tenha uma excelente capacidade na comunicação oral e escrita em português. É preciso ter uma excelente compreensão do inglês escrito e falado, com foco em temas técnicosa. Vamos considerar como diferenciais na seleção: fluência em inglês; boas noções de estruturas de redes Internet (TCP/IP); prática em sistemas tipo unix (Linux, FreeBSD, etc); prática em algumas das atividades citadas na descrição da vaga.

III. Informações gerais:

Benefícios:

Bolsa estágio, vale transporte. Um ótimo ambiente de trabalho, numa instituição sem fins de lucro que gera um enorme impacto positivo na Internet no Brasil. A chance de se desenvolver profissionalmente, com práticas na área de redes e Internet, trabalhando em projetos relevantes. Oportunidade de participar dos treinamentos que oferecemos, como treinamento sobre IPv6, boas práticas de roteamento e segurança para provedores Internet.

Regime de contratação:

Contrato de estágio. Estágio presencial na região da Berrini, São Paulo, SP, com carga horária e período do estágio a combinar.