Analista de projetos de pesquisa TIC

Sobre o departamento

Área:

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) é um departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), que realiza desde 2005 pesquisas sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O Cetic.br se estabeleceu como um centro de referência sobre a produção e análise de dados estatísticos sobre a Internet e as tecnologias digitais no Brasil. A partir de 2012, o Cetic.br evoluiu para se tornar em um centro regional sob os auspícios da Unesco, com o objetivo de cooperar com países da América Latina e Lusófonos na África (PALOP) para a construção de sociedades do conhecimento inclusivas, especialmente por meio de programas de capacitação em metodologias de pesquisa e indicadores TIC.

Local: São Paulo, SP – Brooklin (região da Berrini, trabalho presencial)

I. Descrição da vaga:

O profissional integrará uma equipe responsável pela condução de pesquisas especializadas sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no Brasil.

O profissional contratado será responsável por acompanhar atividades de planejamento e execução dos projetos de pesquisas baseadas em metodologias quantitativas e qualitativas, incluindo a revisão de literatura especializada; realização de reuniões com especialistas; elaboração de instrumentos de coleta de dados; definição de indicadores; monitoramento de coleta de dados em campo; validação e análise de dados; produção de relatórios analíticos e outras publicações.

Entre as principais responsabilidades a serem desempenhadas estão:

  • Acompanhar a realização de projetos de pesquisa TIC especializadas. Atualmente o Cetic.br desenvolve os projetos TIC Domicílios, TIC Kids Online, TIC Educação, TIC Saúde, TIC Empresas, TIC Provedores, TIC Organizações sem Fins Lucrativos, TIC Governo Eletrônico, TIC Cultura e TIC Centros Públicos de Acesso (mais informações em https://cetic.br).
  • Acompanhar a realização de outros estudos temáticos e projetos especiais focados em temas associados às implicações das tecnologias digitais na economia e na sociedade.
  • Utilizar bancos de dados para produção de indicadores, tabelas, gráficos e análises.
  • Apoiar a produção de relatórios analíticos e artigos acadêmicos com base nos resultados dos estudos conduzidos.
  • Participar de eventos nacionais e internacionais de divulgação dos resultados de pesquisa.
  • Participar de atividades de formação em metodologias de pesquisa quantitativas e qualitativas.

II. Requisitos:

  • Formação superior em Administração Pública, Ciências Sociais, Comunicação, Economia, Relações Internacionais ou áreas correlatas.
  • Desejável mestrado em andamento ou concluído em Administração Pública, Ciências Sociais, Comunicação, Economia, Relações Internacionais ou áreas correlatas.
  • Desejável proficiência nos idiomas inglês e/ou espanhol (oral e escrita). (Um programa de formação em idiomas é oferecido pelo Cetic.br).
  • Desejável experiência prévia na participação em projetos de pesquisa quantitativos e qualitativos.
  • Desejável experiência na redação de relatórios especializados e conteúdos de divulgação científica (papers, artigos, etc.).
  • Desejável experiência no uso de pacotes estatísticos, como o R e SPSS ou em software de análise qualitativa (NVivo ou ATLAS.ti).
  • Capacidade de trabalho em equipe, bom nível de relacionamento interpessoal.
  • Capacidade de expressão oral e escrita.

III. Informações gerais:

A instituição oferece um excelente ambiente de trabalho, projetos inovadores, oportunidades de crescimento pessoal e profissional e um conjunto de benefícios atraentes. Regime de contratação: CLT.

Para aplicar para esta vaga, enviar currículo até 09/02/2024.