Cadernos CGI.br | Documentos da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação: Genebra 2003 e Túnis 2005
publicado em: 05 de janeiro de 2015
por: CGI.BR
idiomas: Português
[Ciclo de Leituras Comentadas] Encontro 3: Compromisso de Túnis
O terceiro encontro deste Ciclo de Leituras Comentadas, realizado no dia 14 de junho de 2018, tratou dos documentos da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI), evento que traçou o caminho para a evolução dos debates sobre governança da Internet nos anos subsequentes. Carlos Afonso analisou os principais reflexos dos documentos na primeira década do século XXI destacando os temas do modelo de gestão de recursos críticos da Internet e de governança da Internet. DOCUMENTO COMENTADO: Documentos da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação: Genebra 2003 e Túnis 2005 COMENTADO POR: Carlos Alberto Afonso, consultor do Instituto Nupef. Foi um dos pioneiros no desenvolvimento da Internet no Brasil ao criar o Alternex como um sistema de troca de mensagens experimental que viria a evoluir para o primeiro provedor de serviços de Internet do país. Em 1995, enquanto era um dos diretores do IBASE, trabalhou para a criação do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), do qual foi membro até 2017. Série de documentos: Ciclo de Leituras Comentadas "Governança da Internet: passado, presente e futuro" Organização: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo (CPF Sesc) Curadoria: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) Realizado entre março e agosto de 2018
O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) inicia uma nova série de publicações com importantes edições sobre temas relacionados à governança da Internet. Com esta série o CGI.br espera editar e publicar documentos, estudos e debates sobre a Internet, trazendo ao público brasileiro importantes referências para análise, pesquisa e debate sobre os usos e governança da Internet.
Os Cadernos CGI.br, tal como foi nomeada a série, conterá três agrupamentos temáticos de publicações: referências, estudos e debates.