Edital de Contratação de Consultoria - Termo de referência

São Paulo, 16 de outubro de 2024.

REF.: EDITAL DE CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA – TERMO DE REFERÊNCIA
Cientista de dados com foco em aprendizagem de máquina e análise geoespacial

Duração: 8 meses
Local: São Paulo, SP – Brooklin (região da Berrini)
Modalidade: Trabalho híbrido ou remoto com disposição para viagens para São Paulo1.
Regime de Contratação: Pessoa Jurídica
Contato: selecao-medicoes@nic.br
Prazo final para candidatura: 01 de Novembro de 2024.2
Período de vigência do contrato: 8 meses a contar a partir da assinatura do contrato.

Sobre o NIC.br
O NIC.br é uma entidade civil, de direito privado e sem fins lucrativos que implementa as decisões do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br, responsável pela coordenação e execução de projetos e ações que visam a melhoria do uso e da infraestrutura da Internet no Brasil.

No NIC.br, nossa missão está pautada em valores éticos, transparência e de desenvolvimento de projetos que visem o aprimoramento de políticas públicas, baseadas em evidências empíricas, pensando na qualidade de Internet e seus impactos nos aspectos socioeconômicos do país.

Acreditamos que a Internet é para todos e que ela terá uma importância cada vez maior em nossas vidas. Por isso, o nosso trabalho é a favor de toda sociedade e de todo Brasil. Saiba mais sobre o NIC.br em:

https://youtu.be/MGSzdKpZEWo


1. Viagens para São Paulo não serão cobertas pelo projeto.
2. À medida que as submissões forem sendo processadas e analisadas, daremos início às entrevistas. Não aguardando o final do prazo para início das entrevistas.


Sobre o Programa de Cooperação Brasil-Reino Unido em Acesso Digital

O Programa de Acesso Digital no Brasil é um programa financiado pelo Governo do Reino Unido, baseado na Embaixada do Reino Unido no Brasil. O programa atua desde 2020 visando facilitar um acesso mais amplo e mais acessível, mais seguro e protegido à Internet para populações vulneráveis, aproveitando o poder da inclusão digital para combater a pobreza, construir prosperidade e permitir que milhões de pessoas se beneficiem de serviços e oportunidades digitais. O Programa de Acesso Digital visa abordar as restrições fundamentais à inclusão digital por meio de uma estrutura multidisciplinar, aproveitando o papel e a expertise de governo, sociedade civil e setor privado.


Projeto GIGA

Lançado em 2019 como uma iniciativa conjunta entre a UNICEF e a UIT, o GIGA estabeleceu a ambiciosa meta de conectar globalmente as escolas à Internet. Metade da população mundial não tem acesso regular à internet. Milhões de crianças saem da escola sem nenhuma habilidade digital, tornando muito mais difícil para elas prosperar e contribuir para as economias locais e globais. Isso criou uma divisão digital entre aqueles que estão conectados e aqueles que não estão, divisão que se tornou ainda mais ampla durante a pandemia COVID-19. UNICEF e UIT uniram forças para enfrentar essa nova forma de desigualdade.
O GIGA concentra-se em conectar escolas para que crianças e jovens tenham acesso a informações, oportunidades e escolhas. Também utiliza as escolas como pontos de ancoragem para suas comunidades vizinhas. A premissa é de que, ao conectar a escola, também é possível conectar outros estabelecimentos públicos, domicílios, comunidades e empresas locais.


Geolocalização de escolas no Brasil

Neste sentido, o NIC.br, a Embaixada do Reino Unido no Brasil e o e o GIGA/UNICEF uniram esforços no Brasil para, por meio da adoção de algoritmos de aprendizagem de máquina e a partir de imagens de satélite, localizar e identificar escolas públicas brasileiras. Os dados que são gerados neste projeto têm como foco principal o diagnóstico de conectividade e infraestrutura de escolas. Estes resultados podem ser acompanhados pelos gestores públicos, formuladores de políticas públicas e pela sociedade em geral por meio de mapas de conectividade, tanto no âmbito nacional (https://conectividadenaeducacao.nic.br) quanto global (https://maps.giga.global/).

O projeto de geolocalização de escolas públicas brasileiras baseado em técnicas de ciência de dados visa primordialmente se debruçar sobre um elemento crítico: mapear com precisão todas as escolas públicas do Brasil. Este projeto se diferencia de outros por utilizar metodologia inovadora, como a aprendizagem de máquina. Identificar com precisão as coordenadas geográficas (latitude e longitude) destas instituições de ensino, aumentará a confiabilidade das informações de localização de escolas no Brasil.

O marco principal do projeto envolve adaptar e treinar um algoritmo de geolocalização já existente que se mostrou bem-sucedido em outros países, como Ruanda e Colômbia, para se adequar às características únicas e aos desafios do Brasil, incluindo seu vasto território e a disponibilidade limitada de dados. Este projeto não apenas atende a uma demanda do governo brasileiro, mas também contribui para diversas iniciativas nacionais.

Objetivo da consultoria

A pessoa contratada para atuar na consultoria trabalhará em estreita colaboração com profissionais de dados tanto do NIC.br como do UNICEF para adaptar o algoritmo ao contexto específico do Brasil, preparar e rotular dados para análise e treinar o algoritmo para reconhecer as características únicas das escolas brasileiras. Uma vez treinado, o algoritmo realizará o mapeamento automatizado de geolocalização de escolas públicas em todo o país, utilizando dados de latitude e longitude. Este projeto apoia a ambiciosa meta do governo brasileiro de fornecer conectividade à Internet para todas as escolas públicas até 2026, o que pode ser alcançado por meio do aproveitamento de dados de mapeamento escolar.


Como você pode fazer a diferença?

O NIC.br, a Embaixada do Reino Unido e o UNICEF/GIGA estão em busca de profissional para consultoria em ciência de dados, com foco em aprendizado de máquina, com motivação e experiência. Espera-se que esta pessoa possa manter a qualidade de seu trabalho mesmo sob restrições de tempo e trabalhar com uma equipe interdisciplinar para apoiar o desenvolvimento e o aprimoramento da abordagem elaborada pelo NIC.br. O objetivo é usar algoritmos de aprendizado de máquina aplicados em imagens de satélite de alta resolução para detectar locais de escolas.


Principais responsabilidades
  • Analisar e propor abordagens inovadoras de aprendizagem de máquina na identificação de escolas, a partir de imagens de satélite;
  • Liderar processamento de dados (imagens de satélite) e implementação de algoritmos de aprendizagem de máquina;
  • Produzir um conjunto validado e preciso de dados de localização de escolas para o Brasil, utilizando a abordagem mais adequada;
  • Apoiar a automação de aplicativos de modelo de IA;
  • Produzir produtos de conhecimento, incluindo artigos científicos relacionados ao desenvolvimento de modelos e resultados


Descrição das entregas previstas no escopo deste projeto:

TAREFAS ENTREGÁVEIS PERÍODO
1 Revisão de trabalhos e literatura anteriores e propor abordagens inovadoras Revisão das abordagens anteriores testadas no Giga/UNICEF;
Proposta de uma abordagem nova e inovadora para mapear com precisão as escolas públicas no Brasil;
Mês 1-2
2 Aquisição e processamento de dados
Configuração de ambiente de desenvolvimento de modelo
Preparar imagens (rótulos) para treinamento e predição usando modelo de IA
Separar os dados treinamento/teste do modelo escolhido
Mês 3-4
3 Implementação, aprimoramento e validação do modelo Base de código Python/R para o modelo desenvolvido no repositório github
Treinar/testar modelo de Aprendizagem de Máquina adaptado e escolhido
Analisar resultados do modelo – localização das escolas e nível de confiança
Avaliar resultados do modelo e suas limitações, ajudar a pensar em aprimoramentos futuros.
Mês 4-7
4 Avaliação de resultados e proposta de escalar Relatório sobre os métodos e resultados
Propostas para futuras aplicações de aprendizagem de máquina para mapeamento escolar no brasil
Mês 7-8


Qualificações desejáveis
  • Pós-graduação em Ciência de Dados, Ciência da Computação, Engenharia ou outra área relevante, ou experiência profissional equivalente.
  • Pelo menos 5 anos de experiência profissional relevante em desenvolvimento de IA e aprendizagem de máquina.
  • Experiência com o desenvolvimento de algoritmos de visão computacional usando imagens de satélite de alta resolução.
Experiência técnica em:
  • Python, plataforma Jupyter Notebook
  • Frameworks de deep learning como Tensorflow, Keras, Pytorch.
  • Visão computacional e/ou machine learning/deep learning (especialmente métodos de detecção de objetos como YOLO)
  • Bibliotecas de visualização de dados (como Matplotlib e Seaborn)
  • Experiência com git e outros sistemas de controle de versão de código.
  • Proficiência em inglês e português.

Remuneração

R$ 112.788,00 (cento e doze mil setecentos e oitenta e oito reais), a ser pago em valores mensais de R$ 14.098,50 igualmente distribuídos ao longo dos 8 meses de execução do projeto, sempre mediante a entrega e aprovação dos produtos e de documento fiscal válido.

Você se sente motivado a integrar um projeto inspirador, com o potencial de impactar positivamente a vida de milhões de crianças ao redor do mundo, proporcionando-lhes acesso a materiais educativos de qualidade e promovendo uma educação inclusiva? Você deseja desempenhar um papel transformador tanto no Brasil quanto globalmente? Se sim, nós o convidamos a fazer parte desta extraordinária jornada.


Sobre a candidatura

Os interessados deverão enviar o CV (PDF) até a data limite do edital no cabeçalho deste documento para o e-mail selecao-medicoes@nic.br. No campo “assunto” do e-mail a ser enviado deverá constar: “Candidatura Consultoria: Cientista de dados com foco em aprendizagem de máquina e análise geoespacial”
Serão desconsiderados os e-mails sem a identificação do projeto, bem como os remetidos após a data limite.