NIC.br

Ir para o conteúdo
06 ABR 2006

Tentativas de fraudes online crescem 37% no trimestre




Segundo o CERT.br, as notificações relacionadas a tentativas de fraudes bancárias passaram de 8.849 no últimos três meses de 2005 para atuais 12.099

O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), mantido pelo Comitê Gestor da Internet, acaba de divulgar suas estatísticas sobre incidentes ocorridos na internet e relatados espontaneamente por administradores de rede e usuários, referentes ao primeiro trimestre de 2006.

Segundo o estudo, de janeiro a março deste ano o número total de notificações somou 28.133, número 29% maior do que o registrado no trimestre anterior, e 126% superior aos 12.438 incidentes reportados no mesmo trimestre de 2005.

No primeiro trimestre de 2006, as fraudes bancárias e financeiras foram responsáveis por 12.099 notificações, um aumento de 37% em relação aos últimos três meses do ano passado e de 447% em relação aos 2.213 relatos recebidos no mesmo período de 2005.

Neste trimestre, fraudes representaram 43% do total de incidentes relatados, enquanto scans* ficaram em segundo lugar, com 31% e worms** com 23%. Entre os scans reportados, as varreduras na porta 22/TCP, associadas à realização de ataques de força bruta via SSH (Secure Shell) à procura de senhas fracas foram maioria, e continuam crescendo, representando 54% do total.

O CERT.br é o único grupo que mantêm estatísticas atualizadas de incidentes que são reportados voluntariamente no Brasil, desde 1999.

Mais informações em http://www.cert.br/stats/incidentes/

* Não confundir com scam, e-mails com intenção fraudulenta que têm como objetivo enganar o usuário fazendo-o fornecer senhas, dados sigilosos, dinheiro, etc.
*Diferente do vírus, o worm não necessita ser explicitamente executado para se propagar.

Sobre o CERT.br

O CERT.br é o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil. Mantido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, o grupo é responsável por receber, analisar e responder incidentes de segurança em computadores envolvendo redes conectadas à Internet no Brasil.
Mais informações em http://www.cert.br/

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil

O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados.
Mais informações em http://www.cgi.br/

Assine a lista de Anúncios do NIC.br
Para receber informações atualizadas sobre as atividades desenvolvidas pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, através do Registro.br, do CERT.br e do PTT.br, assine o Anúncios NIC.br. Preencha o formulário de assinatura disponível em: http://www.cgi.br/releases/