NIC.br

Ir para o conteúdo
10 OUT 2019

Seminário apresenta panorama das desigualdades de acesso e de uso da Internet no espaço urbano




Evento do Cetic.br/NIC.br, Centro de Estudos da Metrópole e Centro Brasileiro de Análise e Planejamento será realizado no dia 28/10 e recebe inscrições gratuitas

O atual cenário de acesso e de uso da Internet no espaço urbano, bem como os impactos das desigualdades on-line para as políticas públicas de inclusão digital, serão discutidos em São Paulo no dia 28 de outubro durante o Seminário “Mapeando as desigualdades digitais: novas metodologias e evidências para políticas públicas”.

Realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), em parceria com o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o evento também integra o projeto internacional DiSTO – From Digital Skills to Tangible Outcomes (Das habilidades digitais aos resultados tangíveis), liderado pela London School of Economics and Political Science (LSE). Os interessados em participar do Seminário devem inscrever-se gratuitamente no endereço: http://mapeandodesigualdadesdigitais.cetic.br/.

Com participação de especialistas nacionais e internacionais, a programação do evento contará com a realização de dois painéis, e marcará o lançamento da publicação da pesquisa TIC Domicílios 2018 e do Estudo setorial: “Desigualdades digitais no espaço urbano: um estudo sobre o acesso e o uso da Internet na cidade de São Paulo". Partindo do estudo de caso de São Paulo, maior metrópole do país, o livro apresenta dados que buscam compreender a relação entre desigualdades digitais e sociais e como o acesso e o uso da rede estão disseminados no território urbano.

"Ainda que a cidade de São Paulo, por exemplo, tenha avançado de maneira mais acelerada que a média nacional em termos de usuários conectados, o olhar para as métricas no interior do município mostra desigualdades importantes. Esse tipo de análise é importante para o desenho de políticas urbanas mais efetivas", comenta Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

O Seminário reunirá, em seu primeiro painel intitulado “O território importa: inovações metodológicas para a medição de desigualdades digitais no nível local”, Ellen Helsper (London School of Economics and Political Science), Tomás Wissenbach (Cebrap), Luis Claudio Kubota (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA) e Graziela Castello (Cebrap). Já a segunda mesa do encontro discutirá as relações entre políticas públicas e as desigualdades digitais e sociais, e contará com a presença de Karen Mossberger (Arizona State University), Marta Arretche (Centro de Estudos da Metrópole), Francisco Gaetani (EBAPE/FGV) e Fabio Senne (Cetic.br).

Todas as informações sobre a agenda e as inscrições estão disponíveis no sítio do evento, que será transmitido pelo canal do NIC.br no YouTube.

Anote na Agenda  
Seminário “Mapeando as desigualdades digitais: novas metodologias e evidências para políticas públicas”
Com o lançamento das publicações: TIC Domicílios 2018 e Estudo Setorial: Desigualdades digitais no espaço urbano: um estudo sobre o acesso e o uso da Internet na cidade de São Paulo
Data: 28 de outubro (segunda-feira)
Horário: 14h às 19h
Endereço: Av. das Nações Unidas, 11541 - 2º andar - Brooklin, São Paulo-SP  
Inscrições gratuitas: http://mapeandodesigualdadesdigitais.cetic.br/. Vagas limitadas.
Endereço da transmissão on-linehttps://www.youtube.com/NICbrvideos.
Credenciamento Imprensa: os jornalistas que quiserem acompanhar o evento presencialmente devem confirmar a participação com Ana Jones no telefone (11) 3027-0200 ramal: 312 ou e-mail ana.jones@webershandwick.com

Sobre o Cetic.br
O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, do NIC.br, é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e o uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no País. O Cetic.br é um Centro Regional de Estudos, sob os auspícios da UNESCO. Mais informações em http://www.cetic.br/

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/). 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa: 

Weber Shandwick
http://www.webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Carolina Boccardo - cboccardo@webershandwick.com 
- (11) 3531-4968
Ana Jones - ana.jones@webershandwick.com - (11) 3027-0200 ramal: 312 

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Carolina Carvalho – Coordenadora de Comunicação – carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br 

Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: www.facebook.com/nic.br
Telegram: www.telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://www.instagram.com/nicbr/