NIC.br

Ir para o conteúdo
15 DEZ 2022

Saiba como identificar e se proteger de golpes online com dicas do CERT.br




Novo fascículo foi lançado nesta quinta-feira (15) juntamente com os vídeos "Perfis falsos" e "Não clique em links desconhecidos"

Uma oferta de emprego de meio período com a promessa de dinheiro fácil, que surge em um aplicativo de mensagens; um SMS com link para um desconto tentador; um e-mail pedindo a confirmação de compra de um produto que sequer foi adquirido… São inúmeras as iscas usadas por golpistas, no ambiente digital, em tentativa de atrair vítimas. Para se proteger de golpes aplicados pela Internet, o senso crítico é um fator muito importante. Essa dica faz parte do novo fascículo da Cartilha de Segurança para Internet, intitulado “Phishing e Outros Golpes”.

A publicação do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), lançada nesta quinta-feira (15), ensina o usuário a identificar ações maliciosas, orienta sobre como agir para evitar armadilhas dos fraudadores, aborda os cuidados necessários com operações bancárias e compras online, e dá dicas sobre o que fazer se cair em um golpe. Apresenta, ainda, conceitos fundamentais ligados ao tema, como o de phishing – tipo de fraude na qual o golpista tenta obter informações pessoais e financeiras do usuário, combinando meios técnicos e engenharia social.

“Nem tudo que está na Internet é confiável, mesmo quando enviado por alguém conhecido. É preciso desconfiar sempre. No dia a dia, presencialmente, conseguimos observar a linguagem corporal das pessoas e desconfiar se há algo errado. Na rede, não temos esse recurso. Por outro lado, existem indícios que podem ajudar a identificar e se proteger de um golpe. Reunimos alguns deles no fascículo”, ressalta Cristine Hoepers, gerente do CERT.br|NIC.br.

Entre as diversas orientações fornecidas pela publicação:

• Busque mais informações
Para não cair na lábia de golpistas, é preciso desconfiar, manter a calma e checar se a mensagem que recebeu ou o conteúdo que viu na Internet são confiáveis. Procure a informação da fonte, pesquise por relatos de golpes semelhantes e converse com amigos e familiares.

• Fique atento ao tom da mensagem
Golpistas exploram os sentimentos das pessoas, como medo, obediência, caridade, carência afetiva e ganância, para convencê-las a agirem como eles querem e de forma rápida, sem pensar. Desconfie de mensagens contendo ameaças, oportunidades de ganho fácil, promoções ou descontos muito grandes, pedido de sigilo, apelo emocional, senso de urgência.

• Questione se o conteúdo faz sentido
Golpistas costumam enviar mensagens em massa com conteúdo genérico esperando que alguém "morda a isca". Questionar-se sobre o conteúdo, e se faz sentido para você, ajuda a não cair em golpes.

• Fique atento a golpes do dia a dia
Suspeite de mensagens com temas cotidianos como: recadastramento de token, cancelamento de CPF, débitos pendentes, oferta de emprego, pontos ou bônus a vencer. Não faça o que pede a mensagem e, na dúvida, contate a instituição usando um canal oficial.

• Confirme a identidade antes de fazer transações financeiras
Desconfie de mensagens pedindo ajuda financeira – se isso acontecer, contate a pessoa por outro meio de comunicação e informe o ocorrido ao real dono da conta, amigos e familiares. Outra dica é conferir sempre os dados do recebedor antes de efetivar transações.

Acesse o fascículo "Phishing e Outros Golpes" na íntegra e confira todas as dicas em: https://cartilha.cert.br/fasciculos/#phishing-golpes.
Cidadão na Rede

Junto com o fascículo, o NIC.br lançou dois novos vídeos do Projeto Cidadão na Rede: “Perfis falsos" e "Não clique em links desconhecidos". Por meio de animações de 15 segundos, a iniciativa, capitaneada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações do NIC.br (Ceptro.br|NIC.br), difunde e incentiva boas práticas relacionadas à cidadania digital e ao bom uso da Internet.

Descobriu que estão se passando por você nas redes sociais? É importante informar aos seus amigos e familiares, e registrar um boletim de ocorrência, entre outras ações abordadas no vídeo “Perfis falsos”. Já o vídeo "Não clique em links desconhecidos" faz um alerta para e-mails ou mensagens que parecem vir de uma fonte confiável, mas ao clicar no link fornecido, o usuário é redirecionado para um site falso que pede o fornecimento de informações importantes.

Acesse o sítio do Cidadão na Rede e conheça todas as 89 animações disponíveis.

Sobre o CERT.br
O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil é um Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança (CSIRT) de responsabilidade nacional de último recurso, mantido pelo NIC.br. Sua missão é aumentar os níveis de segurança e de capacidade de tratamento de incidentes das redes conectadas à Internet no País. Para atingir esse objetivo, além de atividades de tratamento a incidentes, o Centro também investe na conscientização sobre os problemas de segurança, no auxílio ao estabelecimento de novos CSIRTs no Brasil e no aumento da consciência situacional sobre ameaças na Internet, sempre respaldados por uma forte integração estabelecida com as comunidades nacional e internacional de CSIRTs. Mais informações em https://cert.br/.

Sobre o Ceptro.br
O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br) é responsável por projetos que visam a melhorar a qualidade da Internet no Brasil e disseminar seu uso, com especial atenção para seus aspectos técnicos e de infraestrutura. O Ceptro.br gerencia, entre outros projetos, o NTP.br e o IPv6.br. Mais informações podem ser obtidas em https://ceptro.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte: Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.

Contatos para a Imprensa – NIC.br:
Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Nascimento - anascimento@webershandwick.com - (11) 98670-6579

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino - Coordenadora de Comunicação - soraia@nic.br

Flickr: https://flickr.com/NICbr/
Twitter: https://twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/