NIC.br

Ir para o conteúdo
02 JUL 2009

PTTMetro conecta o 100º participante




Prodesp é a integrante mais recente da troca local de tráfego

O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (CEPTRO.br), departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), comemora o número de 100 participantes por todo o país que trocam tráfego em áreas metropolitanas por meio de um de seus projetos, o Ponto de Troca de Tráfego Metropolitano (PTTMetro). A Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), gestora do Autonomous System do Governo do Estado de São Paulo (AS GESP), é a mais recente instituição a participar do PTTMetro.

“Estamos bastante satisfeitos com o resultado dessa iniciativa, os Provedores de Serviços Internet estão encontrando outras possibilidades além dos benefícios principais que este projeto traz: melhoria na qualidade da Internet e redução de custo”, comemora Milton Kaoru Kashiwakura, coordenador do CEPTRO.br. “Os provedores estão percebendo a vantagem de se unirem para levar os benefícios do PTTMetro a áreas distantes de sua atuação”, completa.

Para Douglas Viudez, diretor de Produção e Serviços da Prodesp, a conexão do AS GESP com o PTTMetro trará um ganho significativo de desempenho para os órgãos e entidades públicas estaduais na disponibilização de seus serviços e programas de governo eletrônico. “A expectativa é que entre 30% a 40% de todo o tráfego do AS GESP passe pelo PTTMetro”, afirma Viudez.

Recentemente, também foi atingida a marca de 50 participantes no PTT de São Paulo, o maior do país. “Para termos idéia de como funciona um PTT, em dias comuns, os dados transmitidos somente por esse ponto seriam suficientes para preencher um DVD a cada cinco segundo”, ressalta Kashiwakura.

Infraestruturas instaladas em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Londrina, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo permitem que a troca de tráfego entre grandes redes, os chamados Autonomous Systems (AS), ocorra o mais próximo possível e com um número reduzido de intermediários. Uma das principais vantagens deste modelo é a racionalização dos custos, uma vez que os balanços de tráfego são resolvidos direta e localmente e não através de redes de terceiros, muitas vezes fisicamente distantes. Essa interação entre os participantes também resulta em melhor desempenho e qualidade para seus clientes e operação mais eficiente da Internet como um todo.

Sobre o CEPTRO.br
O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (CEPTRO.br) é responsável por projetos que visam melhorar a qualidade da Internet no Brasil e disseminar seu uso, com especial atenção para seus aspectos técnicos e de infra-estrutura. O CEPTRO.br gerencia, entre outros projetos, o PTT.br, NTP.br, e IPv6.br. Mais informações podem ser obtidas em http://www.ceptro.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (http://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em http://www.cgi.br/.

Para mais informações, acesse: http://www.cgi.br/
www.s2.com.br e http://twitter.com/S2comunicacao

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D'Avo - Assessora de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues - Assistente de Comunicação – everton@nic.br

Contatos para imprensa: S2 Comunicação Integrada
Renata Albuquerque – renata@s2.com.br
Annia Vuolo – annia@s2.com.br
Karla Bertoni – kbertoni@s2.com.br
Veronica Cassavia – veronicac@s2.com.br
Ricardo Franzin – rfranzin@s2.com.br