NIC.br

Ir para o conteúdo
06 ABR 2022

Projeto Livro Digital Conectado permite interatividade inédita em publicações on-line




Desenvolvida pelo Ceweb.br e disponibilizada gratuitamente, solução pode ser aplicada em diferentes contextos, incluindo o escolar

Imagine a cena: numa aula de matemática, alunos de uma classe acessam, pelo celular, um livro didático digital adotado para aquela disciplina. No final do capítulo, realizam, dentro da própria publicação, exercícios sobre o conteúdo que acabou de ser ensinado. As respostas são automaticamente encaminhadas para uma plataforma, na qual o professor consegue avaliar o desempenho e o desenvolvimento de cada estudante e as questões com maior incidência de erros e acertos, entre outras informações. Os jovens, por sua vez, corrigem a atividade em tempo real e ainda interagem com objetos didáticos no livro.

Essa descrição resume uma das várias possibilidades de aplicação do Livro Digital Conectado, criado pelo Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). A solução inédita, lançada nesta quarta-feira (6), é baseada em tecnologias web abertas, podendo ser adotada sem qualquer custo por instituições educacionais, ou simplesmente por quem se interessar. 

“O usuário terá à sua disposição uma publicação digital no formato aberto ePub e uma plataforma que recebe os dados originados da interação entre leitor e publicação. Na programação do livro digital, é necessário inserir uma codificação disponível nos arquivos do projeto. Essa mesma codificação estará conectada à plataforma. São apenas dois produtos que garantem a interatividade do livro digital”, explica o especialista em desenvolvimento web do Ceweb.br|NIC.br, Reinaldo Ferraz, um dos idealizadores da solução. Segundo ele, todas as funcionalidades já podem ser utilizadas em alguns e-readers mais modernos disponíveis gratuitamente no mercado.

Na avaliação de Ferraz, o grande mérito do projeto é tirar o leitor da passividade. “Com a solução do Ceweb.br, ele passa a interagir com o livro e este com o leitor. A nossa ideia é fomentar a discussão sobre potencial que o livro digital tem”.

O protótipo do projeto foi feito a partir de um exemplar da iniciativa Um Livro Aberto, que produz de forma colaborativa com professores e pesquisadores obras didáticas de matemática, oferecendo os materiais gratuitamente. “Estamos prevendo uma interação via formulário, com os alunos respondendo perguntas. Com base nisso, o professor vai poder avaliar a evolução do estudante, se ele está assimilando o conteúdo ou não. Isso tudo dentro de uma única plataforma em que o livro está inserido. Essa plataforma pode ainda exportar dados para sistemas tipo Learning Management Systems, de gestão educacional. Nosso objetivo é oferecer à sociedade uma ferramenta inclusiva”, explica Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br|NIC.br.

Diniz enfatiza que, além do ambiente escolar, a solução pode ser aplicada em diferentes contextos, de treinamento de empresas – que queiram fazer uma análise de desempenho com base nas respostas dos funcionários a um material específico –, a livros de ficção em que o autor pretenda coletar opiniões dos leitores. Entretanto, ela não está restrita ao uso de formulários para interação. É possível inserir gráficos longitudinais, por exemplo, sobre a evolução da inflação, que são atualizados automaticamente no momento da leitura do texto.

“Temos um potencial de aplicação enorme, cujo limitador será a criatividade”, complementa Reinaldo Ferraz. Para ele, a questão da acessibilidade é outro ponto importante do projeto. “O livro digital começa com a premissa de ser acessível e eliminar barreiras. O leitor poder acessar o livro digital a partir dos mais diversos tipos de dispositivos, como computador, tablet e celular, além de ter a chance de lê-lo em qualquer lugar e de interagir com a publicação. Isso é um ponto para democratização da informação”, ressalta.

Conheça a solução em: https://edupub.ceweb.br/.

Sobre o Ceweb.br
O Centro de Estudos sobre Tecnologias Web do NIC.br foi criado em 2015 com a missão de conduzir ações e iniciativas que promovam o contínuo desenvolvimento da Web e de seus princípios originais, colaborando para que seja uma rede aberta, universal e acessível a todos. Traz, em seu histórico de atuação, os projetos já desenvolvidos no Brasil pelo Consórcio do W3C, que têm por essência o fomento e uso de tecnologias web em sua concepção. Além disso, o Ceweb.br amplia o escopo desse trabalho ao desenvolver estudos e pesquisas sobre essas tecnologias, que podem auxiliar na formulação de políticas públicas. São diversas publicações que buscam mostram como as tecnologias padronizadas da Web podem auxiliar na transformação social com mais transparência em governos e instituições, mais liberdade, privacidade, acessibilidade e universalidade. Mais informações em: https://ceweb.br/

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provem de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/). 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Nascimentoanascimento@webershandwick.com – (11) 98670-6579 

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho – Coordenadora de Comunicação – carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino – Analista de Comunicação – soraia@nic.br
Bruna Migues - Analista de Comunicação - bmigues@nic.br

Flickr: https://flickr.com/NICbr/
Twitter: 
https://twitter.com/comuNICbr/
YouTube: 
https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: 
https://facebook.com/nic.br
Telegram: 
https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: 
https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: 
https://instagram.com/nicbr/