NIC.br

Ir para o conteúdo
01 DEZ 2017

Programa “Para fazermos uma Internet mais segura” será lançado na VII Semana de Infraestrutura




Com inscrições gratuitas, evento abriga o IX (PTT) Fórum 11, GTER 44 e GTS 30, além de tutoriais com atividades práticas.

A VII Semana da Infraestrutura da Internet no Brasil, realizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), reunirá engenheiros, administradores de redes, analistas de segurança, gestores de TI, estudantes, entre demais interessados, em debates sobre a dinâmica de operação e funcionamento da Internet no País. O evento será realizado de 4 a 8 de dezembro, em São Paulo, com parte das atividades no WTC Events Center e um dia dedicado a tutoriais na sede do NIC.br.

Na segunda-feira (04), tem início o 11º IX (PTT) Fórum - Encontro dos Sistemas Autônomos da Internet no Brasil, com destaque especial para a segurança na Internet, tema do Programa “Para fazermos uma Internet mais segura”, do NIC.br que será lançado no encontro com a participação de representantes do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) do NIC.br, da Associação Brasileira de Internet (Abranet), da Associação Brasileira dos Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT), da Internet Society (ISOC) e do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil).

A iniciativa é voltada aos quase seis mil Sistemas Autônomos (AS) no Brasil. Entre os objetivos, que serão detalhados durante o lançamento, está a supressão de tráfego malicioso na rede e melhoria da segurança de dispositivos de rede. "Com a união de forças, o envolvimento e compromisso dos mais diversos atores, teremos uma Internet no Brasil cada vez mais confiável, tanto do ponto de vista de quem a opera como do ponto de vista do usuário. É fundamental, portanto, que este programa vá além da Semana de Infraestrutura e alcance muitos outros espaços pelo País afora", destaca Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br.

IX (PTT) Fórum 11

Seguindo com o tema segurança, a programação da 11ª edição do IX (PTT) Fórum, que acontece nos dias 04 e 05, contemplará apresentações sobre FlowSpec e Routing Manifesto e ao entrar no tema infraestrutura, o encontro será marcado por painéis sobre microcabos e microdutos, cidades inteligentes e estudo de caso sobre a implantação e migração de datacenter. O segundo dia do evento contará ainda com um debate sobre provedores regionais com a presença de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do NIC.br, além da ABRINT e Abranet.

Casos de sucesso como a operação do IX.br de Lajeado (RS) e alocação de prefixos IPv6 para clientes finais também serão discutidos no encontro, que é ainda uma oportunidade para a equipe do IX.br (Brasil Internet Exchange) apresentar resultados de 2017. Ativação de novos PIXes, questões técnicas de infraestrutura e engenharia, modelo de sustentabilidade, panorama das edições do IX Fórum Regional e dos cursos, assim como momento para sanar dúvidas e ampliar interação com profissionais do NIC.br também fazem parte da programação.

GTER e GTS

Os dias 06 e 07 de dezembro serão destinados à segunda rodada anual dos encontros conjuntos do GTER e GTS em 2017. Com foco nas discussões sobre engenharia e operação de redes Internet, a 44ª reunião do GTER – Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes terá apresentações sobre aspectos práticos e operacionais da atualidade dos serviços Internet no País. Já os debates da 30ª reunião do GTS -Grupo de Trabalho em Segurança de Redes irão tratar, por sua vez, de temas relacionados à segurança de redes. A programação do GTER e GTS estará disponível em http://gtergts.nic.br/.

Tutoriais

Para ampliar e aprimorar conhecimentos nos assuntos de infraestrutura da Internet, os participantes terão o dia 8 de dezembro dedicado exclusivamente a tutoriais. Serão aulas e atividades práticas, que acontecerão na sede do NIC.br, sobre temas diversos: Boas Práticas de Segurança para Sistemas Autônomos (ASs); Métodos de detecção e boas práticas para evitar e tratar o abuso das redes; Tutorial básico “Redes Ópticas: DWDM, fibras óptica e transmissão”; Tutorial Avançado “Redes Ópticas: Técnicas de operação e manutenção de fibras, DWDM e novas tecnologias”; além do curso IPv6 Avançado (necessário ter certificação IPv6 EAD básico). Saiba mais: http://tutoriais.semanainfrabr.nic.br/.

Todos os eventos da VII Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil são gratuitos e as inscrições podem ser feitas pelo portal http://nic.br/semanainfrabr/.

A VII Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil conta com o patrocínio platina do Google, Abranet e NTT, além do patrocínio ouro da Juniper, Fonnet, Ruckus e TDec.

Anote na Agenda
VII Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil

Data: 04 a 08 de dezembro de 2017.
IX (PTT) Fórum 11 (4 e 5/12) e GTER 44/GTS 30 (6 e 7/12)
Local: WTC Events Center (04 a 07/12)
Av. das Nações Unidas, 12551 - Cidade Monções, São Paulo, SP           
Tutoriais (08/12)
Local: Sede do NIC.br
Av. das Nações Unidas, 11541, 7º andar, São Paulo, SP
Inscrições: http://nic.br/semanainfrabr/

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), fomentar e impulsionar a evolução da Web no Brasil — Ceweb.br (http://www.ceweb.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick

http://www.webershandwick.com/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Carolina Carvalhoccarvalho@webershandwick.com - (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo
– Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: www.facebook.com/nic.br
Telegram: www.telegram.me/nicbr