NIC.br

Ir para o conteúdo
22 JUN 2007

NIC.br realiza eventos para discutir segurança e engenharia de redes no Brasil




É grande a expectativa em torno da adoção definitiva do DNSSEC no país

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br - NIC.br , entidade civil sem fins lucrativos criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, o CGI.br realiza, nos dias 29 e 30 de junho, a 23a. reunião do GTER - Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes e a 9a. reunião do GTS - Grupo de Trabalho em Segurança de Redes. Os encontros acontecem em Belo Horizonte (MG), no Auditório da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais).

Frederico Neves, diretor de Serviços e Tecnologia do NIC.br, adianta que nesta edição os temas discutidos devem girar em torno das questões práticas que influenciam as operações da Internet no Brasil. "Serão abordados assuntos como segurança, engenharia, interconexão de redes, DNSSEC (extensões de segurança para o protocolo DNS) e segurança em ambientes wireless", diz o executivo.

O GTER e o GTS são grupos de trabalho do Comitê Gestor da Internet no Brasil, que se reúnem duas vezes por ano, desde 1994, para discutir e trocar informações sobre aplicações e experiências de sucesso no setor de tecnologias de engenharia e segurança. "Esperamos receber profissionais de engenharia, operações e segurança de redes Internet, de todo o país", explica Neves. Ele lembra que, a última edição do evento, em 8 e 9 de dezembro de 2006, reuniu 250 participantes e adianta que a expectativa para esta reunião é de 300 pessoas.

As inscrições são gratuitas, e devem ser feitas pelo site. Como sempre, os eventos serão transmitidos, ao vivo, pela Internet. O link para acesso ao vídeo estará disponível a partir do dia 29 de junho, em http://gter.nic.br/reunioes/gter-23/23a-reuniao-gter , bem como os softwares necessários para visualização. As palestras de reuniões anteriores estão disponíveis na Internet, em http://eng.registro.br/videos/ .

GTER - Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes
GTS - Grupo de Trabalho em Segurança de Redes

Data: 29 e 30 de junho de 2007
Local: Auditório da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), situado à Avenida Barbacena, 1200, Bairro Lourdes
Horário: 7h às 19h
Inscrições gratuitas: http://gter.nic.br/

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br)
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br ( www.nic.br ) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br ( www.cgi.br ), que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no País. O NIC.br é o braço executivo do CGI.br e responde pelo registro de nomes de domínio (Registro.br – www.registro.br ), pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br – www.cert.br ), pela implantação e operação dos Pontos de Troca de Tráfego (PTT.br – www.ptt.br ) e pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br – www.cetic.br ), cujo objetivo é produzir e divulgar informações sobre a disponibilidade e o uso da Internet no país.

Empresa: Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br)
Fonte:Mariana Balboni, Assessora de Comunicação
Internet: www.nic.br

Contatos para a imprensa:
S2 Comunicação Integrada - http://www.s2.com.br
Claudia Fuji - claudiam@s2.com.br
José Luiz Schiavoni (MTb 14.119) joseluiz@s2.com.br