NIC.br

Ir para o conteúdo
15 SET 2011

NIC.br promove Semana IPv6 durante a Campus Party 2012




Ao longo de todo o evento da Campus Party 2012, o NIC.br coordenará no país ação semelhante ao World IPv6 Day, reunindo “campuseiros”, usuários, provedores de conteúdo e acesso e empresas com sites e serviços na web em um grande teste com o novo protocolo da Internet

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) promove, de 6 a 12 de fevereiro de 2012, a "Semana IPv6", um teste coordenado do novo padrão, que é a base técnica do funcionamento da Internet. A Semana já conta com a adesão de empresas e instituições como Alog, Globo, iG, KingHost, Tecla, Telefônica, Terra, UOL e USP, e é aberta a participação de outros sítios Web, provedores de conteúdo, acesso e serviços, além de usuários da Internet. Haverá também atividades dentro da Campus Party e os participantes do evento terão um papel importante nos testes.

A Semana IPv6 é a versão brasileira do World IPv6 Day, um teste global que aconteceu em junho. Como parte do teste, provedores de conteúdo e websites ativarão o IPv6; provedores de acesso oferecerão conectividade aos seus usuários; datacenters terão o protocolo disponibilizado em suas redes, estimulando seus clientes a participarem da avaliação e, lá na Campus Party, os “campuseiros” navegarão na Internet usando IPv6, gerando tráfego real para os sítios Web e redes participantes.

De acordo com Mario Teza, diretor geral da Campus Party, “está no escopo da Campus Party apoiar iniciativas que vão além das atividades desenvolvidas nas zonas temáticas e a Semana IPv6, coordenada pelo NIC.br, com testes realizados pelos ‘campuseiros’, é mais um esforço da organização na tentativa de englobar o maior número possível de temas que formam a Rede”.

O objetivo, tecnicamente, é analisar o funcionamento das redes e serviços baseados no IPv6, constatar possíveis problemas relacionados às técnicas de transição entre o IPv4 e IPv6 e, por ser necessária e urgente para todos, fomentar a adoção do novo Protocolo. Para as empresas, o teste conjunto é uma grande oportunidade, pois minimiza o efeito negativo de eventuais falhas diante de seus clientes, já que fica bem caracterizado como um período de experiência, por envolver simultaneamente vários provedores, portais e sítios Web.

A Semana IPv6 deve ser considerada pelas empresas como meta para implantação do novo protocolo. Segundo Antonio M. Moreiras, coordenador do projeto IPv6.br, do NIC.br, “não há como estipular uma data específica para o término dos endereços  IPv4 livres no Brasil, a previsão é que aconteça entre junho de 2012 e junho de 2014. Neste contexto, o NIC.br alerta e convida a todos os atores da Internet brasileira, provedores de acesso, conteúdo e empresas com seus sítios e serviços na Web, a realizarem a implantação do IPv6 e a participarem do teste. Os provedores que não implantarem o IPv6 terão dificuldades em expandir sua atuação e os sítios Web que ficarem de fora correm o risco de não serem visíveis para os futuros internautas”.

Saiba mais sobre a Semana IPv6 acessando o: http://ipv6.br/semana.

Testes IPv6

http://test-ipv6.com.br – O teste foi criado originalmente para o World IPv6 Day e permite que qualquer usuário verifique se terá ou não problemas ao tentar navegar em sítios que suportam ambos os protocolos, bem como em sítios que suportam apenas o IPv6.

http://validador.ipv6.br – Com o validador IPv6 é possível testar qualquer sítio Web e verificar se o mesmo já funciona ou não com o novo protocolo. Por meio de miniaturas é possível verificar como um usuário que só tem IPv4, um usuário que tem apenas IPv6 e um usuário que utiliza ambos os padrões, visualizam o sítio. O validador IPv6 também disponibiliza banners ou "selos", que indicam que o sítio que os utiliza já opera em IPv6.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O NIC.br (http://www.nic.br) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio - Registro.br (http://www.registro.br), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações - CEPTRO.br (http://www.ceptro.br), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação - CETIC.br (http://www.cetic.br) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados.

Para mais informações, acesse: http://www.cgi.br.

Contatos para a Imprensa:

S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
PABX:
(11) 3027-0200 / 3531-4950
Marcio Martins - marcio.martins@s2publicom.com.br
Telefone: (11) 3027-0215
Vanessa Morais - vanessa.morais@s2publicom.com.br
Telefone: (11) 3027-0226
Claudia Fuji - claudia.fuji@s2publicom.com.br
Telefone: (11) 3027-0207

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo - Assessora de Comunicação - caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues - Assistente de Comunicação - everton@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr