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05 AGO 2020

NIC.br participa de plataforma que promove compartilhamento de boas práticas educativas em cidadania digital




Aberta e gratuita, iniciativa vai reunir propostas, roteiros e projetos sobre o uso responsável, seguro e consciente da Internet


Visando a contribuir na promoção da cidadania por meio de boas práticas educativas no contexto digital , o Instituto Educadigital lança no dia 5 de agosto a plataforma Pilares do Futuro, em uma live com a participação da coordenadora de educação da UNESCO Representação Brasil, Rebeca Otero, e de Kelli Angelini, gerente jurídica do NIC.br, além da equipe gestora do projeto. A transmissão inícia-se às 17h em https://www.youtube.com/ieducadigital.

Seu nome, Pilares do Futuro, remete aos 4 pilares da educação lançados pela UNESCO no final da década de 90, mas que permanecem altamente pertinentes e desafiantes no dias de hoje. Bastante conhecidos e referenciados pela comunidade educacional, são: “aprender a aprender”, “aprender a fazer”, “aprender a conviver” e “aprender a ser”. Foram esses pilares que inspiraram as chamadas competências socioemocionais e também as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Falar em “pilar” também leva a base, alicerce, tudo aquilo que desejamos para uma educação de qualidade. 

A Pilares do Futuro foi construída com o apoio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade ligada ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e que, entre outras atividades, produz há anos diversos materiais sobre cidadania digital, além de realizar cursos para educadores. “A cada ano, fica ainda mais desafiante para os professores trabalhar essa temática em sala de aula. Existem muitos materiais, mas ainda não tínhamos referências de práticas concretas”, explica a educadora Rosa Lamana, uma das idealizadoras da iniciativa. 

Segundo a pesquisa TIC Educação 2019 do Cetic, 57% dos professores de escolas públicas e 75% dos de escolas privadas gostariam de encontrar mais orientações sobre como trabalhar com os alunos questões relacionadas ao uso seguro, consciente e responsável da Internet. Esse é o terceiro tema de maior interesse dos docentes, além de “uso de tecnologias em sua própria disciplina de atuação” e “uso de tecnologias em novas práticas de ensino”. Entre os respondentes da pesquisa, 39% afirmam já ter ajudado algum aluno a enfrentar situações incômodas na Internet, como, por exemplo, bullying, discriminação, assédio, disseminação de imagens sem consentimento, entre outras. 

A Pilares do Futuro também já nasce com uma parceria da UNESCO Representação Brasil, da Cátedra UNESCO em EaD que fica na Universidade de Brasília, e com fomento do Instituto Unibanco. Novos apoiadores são esperados a partir do lançamento. 

No início de fevereiro, anualmente, uma intensa mobilização global, envolvendo mais de 140 países, chama as atenções para o Dia Mundial da Internet Segura. A intenção aqui é que a mobilização não se restrinja a poucos dias, mas que, sim, esteja presente durante o ano todo, nas escolas, instituições e famílias.  

Serviço: www.pilaresdofuturo.org.br
O que é: plataforma gratuita e com licença aberta, criada para publicar e compartilhar práticas, roteiros, propostas de como trabalhar pedagogicamente temas de cidadania digital permeando o currículo, tais como: cyberbulling, proteção de dados, direito autoral, saúde emocional e física na Internet, Inteligência Artificial, notícias falsas, democracia, liberdade de expressão, superexposição de imagens, dentre outros assuntos. 

Como funciona: a plataforma terá chamadas periódicas para receber propostas e registros de práticas sobre cidadania digital. Um comitê curador, também formado periodicamente por educadores e especialistas, analisa os materiais, pede ajustes se necessário, e encaminha para publicação.
Vídeo-animação: https://youtu.be/ZeAxFoOwZZ4 

Sobre o Educadigital     
O Educadigital é uma organização social que atua há 10 anos com educação, tecnologias e direitos digitais, desenvolvendo projetos educacionais abertos como a plataforma REliA, que reúne recursos educacionais com licenças abertas, a iniciativa Design Thinking para Educadores, além de realizar formação direta de educadores e gestores sobre inovação aberta, práticas pedagógicas abertas e licenças abertas de direito autoral.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/). 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br    
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Sobre a Representação da UNESCO no Brasil     
A Representação da UNESCO no Brasil, em Brasília, é um escritório nacional da Região da América Latina e Caribe. Seu objetivo principal é apoiar a criação e a implementação de políticas públicas que estejam de acordo com as estratégias estabelecidas pelos Estados-membros da UNESCO.  

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