NIC.br

Ir para o conteúdo
08 JUL 2020

NIC.br oferece novas opções de domínios .br




"app.br", "seg.br", "geo.br" e "des.br" estão entre as 12 opções que estarão disponíveis para registro a partir do dia 20 de julho

Entre as vantagens de registrar um .br, está o custo benefício. Com apenas R$40,00 ao ano você investe em um nome que poderá ser sua identificação na Internet, independentemente da plataforma que escolher usar

Sempre com diferenciais e benefícios para os seus usuários, o domínio “.br”, operado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), terá a partir do dia 20 de julho novas opções disponíveis para registro, que se somam aos mais de 130 DPNs (Domínios de Primeiro Nível) já existentes, entre as categorias de genéricos, pessoas físicas, profissionais liberais, pessoas jurídicas e cidades. As novas opções de domínios são: 

Genéricos

  • app.br - aplicativos
  • dev.br - desenvolvedores e plataformas de desenvolvimento
  • log.br - transportes e logística
  • seg.br - segurança
  • tec.br - tecnologia 

Profissionais liberais

  • bib.br – bibliotecários e biblioteconomistas
  • des.br - designers e desenhistas
  • det.br - detetives e investigadores particulares
  • enf.br - profissionais de enfermagem
  • coz.br - profissionais de gastronomia
  • geo.br - geólogos
  • rep.br - representantes comerciais 

“Sempre que possível, contamos com a colaboração da sociedade para rotineiramente enriquecer as categorias já existentes, a partir de sugestões que recebemos de profissionais e instituições interessadas em melhor definir sua área de atuação através da escolha do melhor nome de domínio para seu projeto e sítio web. Esses novos domínios, que lançaremos dia 20, vieram dessas contribuições”, comenta Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br. “O nome de domínio é a identificação do usuário na rede, algo essencial para marcar a presença de uma atividade. Ao lançar novos DPNs, haverá ainda mais opções dentro das categorias pré-existentes para que se escolha um nome mais adequado para cada iniciativa, seja para um serviço ou produto, seja para o conteúdo que deseja publicar na Internet”, complementa. 

Além da diversidade de opções, entre os diferenciais e benefícios de registrar sob o “.br” existe o recurso de redirecionamento de páginas, que contribui para que usuários das mais diversas plataformas possam manter suas marcas ativas permanentemente na rede, mesmo que troquem de rede social ou serviço. “Ao registrar um domínio .br e utilizar esse recurso, caso o usuário decida, por exemplo, não mais atrelar sua marca e conteúdo a uma determinada rede social, poderá mudar de plataforma sem que seu endereço na Internet mude. Isso é oportuno tanto para o dono da marca e conteúdo, como para seus clientes ou seguidores. Ao invés de recomeçar sua divulgação do zero, bastará redirecionar suas páginas para a nova plataforma ou serviço de hospedagem escolhido!”, reforça Frederico Neves, diretor de Serviços e de Tecnologia do NIC.br. 

O "Registro.br" também diferencia-se de outros serviços de registro por adotar recursos de segurança como autenticação em duas etapas (token) e resolução de DNS (Sistema de Nomes de Domínio) com a garantia de segurança e criptografia do DNSSEC. Os servidores do “.br” distribuídos pelo Brasil e várias regiões do mundo garantem rapidez e confiabilidade na resolução de nomes de domínio. Além disso há previsibilidade no valor do serviço e seus usuários contam com equipe exclusivamente dedicada a atender e auxiliar em suas dúvidas. 

"Além do valor de estar associado solidamente a um nome que o identifica na Internet, há autonomia e liberdade na escolha de onde disponibilizar seu conteúdo, sem que isso implique em trocar o identificador. O valor arrecadado no registro de nomes '.br' é, em consonância com decisões do CGI.br, revertido em ações que visam à constante melhoria da Internet no Brasil, tais como a implementação e operação de Pontos de Troca de Tráfego Internet, cursos e eventos de capacitação para diversos profissionais, produção de pesquisas sobre o uso das tecnologias no país, entre muitas outras ações e projetos", completa Getschko. 

Consulte todas as categorias disponíveis e saiba como registrar um domínio ".br" em: https://registro.br/. Entenda ainda como os recursos arrecadados são revertidos em benefícios para a Internet no país, assistindo ao vídeo “NIC.br em 1 minuto” (https://www.youtube.com/watch?v=MGSzdKpZEWo) e saiba mais sobre as atividades do NIC.br, proporcionadas pelo registro de domínios .br, no endereço: https://www.nic.br/atividades/

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/). 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/

Contatos para a Imprensa: 

Weber Shandwick
http://www.webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Rogério Sousa – rsousa@webershandwick.com – (11) 95129-0037
Renata Albuquerque - RAlbuquerque@webershandwick.com - (11) 98415-0345

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação –
 caroline@nic.br
Carolina Carvalho – Coordenadora de Comunicação – carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br 

Flickr: https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: 
https://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: 
https://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: 
www.facebook.com/nic.br
Telegram: 
www.telegram.me/nicbr
LinkedIn: 
https://www.linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: 
https://www.instagram.com/nicbr/