NIC.br

Ir para o conteúdo
25 MAI 2017

NIC.br libera código-fonte de sistema que mede qualidade da Internet




Além de utilizar o SIMET Box em suas redes, provedores e usuários poderão sugerir melhorias

A partir de hoje (25), provedores, programadores e usuários podem baixar e instalar o código do SIMET Box em seus roteadores. O anúncio desta liberação aconteceu durante o LACNIC 27, encontro que reúne, em Foz do Iguaçu (PR), centenas de participantes de mais de 30 países em torno de discussões sobre temas decisivos para o futuro da Internet na América Latina e Caribe. O código-fonte do SIMET Box, equipamento de medição de tráfego Internet do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), está disponível no endereço: http://simet.nic.br/simetbox.

Com a liberação do código, o NIC.br atende a uma demanda da comunidade Internet, que poderá sugerir melhorias para o sistema e novas funcionalidades. “Os provedores poderão utilizar o SIMET Box em suas redes e analisar a qualidade da conexão que está sendo entregue aos usuários onde o equipamento foi instalado. Já os programadores e usuários com conhecimentos avançados poderão usá-lo em seus roteadores, além de validar o sistema e alimentá-lo com a curadoria do NIC.br. Todos são beneficiados”, destaca Fabricio Tamusiunas, gerente de projetos do NIC.br à frente do sistema de medição.

A iniciativa permite ainda que estudantes, profissionais da área e demais interessados em software livre aprendam com a leitura do código, tirem dúvidas e acompanhem a evolução do SIMET Box desde o início. O NIC.br manterá um fórum para discussões sobre o sistema em https://github.com/simetnicbr.

“Ao promover o uso do SIMET Box, teremos mais medições e, consequentemente, maior riqueza de dados sobre a qualidade da conexão à Internet nas diferentes localidades do Brasil”, comenta Tamusiunas. Os resultados dos testes são armazenados pelo NIC.br e disponibilizados on-line por meio do Mapa de Qualidade da Internet. Com a liberação do código-fonte, os usuários continuam acessando o histórico das medições e exportação dos dados, porém devem manter-se atentos a atualizações do sistema, que serão disponibilizadas no site do SIMET.

Sobre o SIMET Box

Um dos principais equipamentos de medição de tráfego Internet do País, o SIMET Box analisa e monitora a qualidade da Internet várias vezes ao dia, faz testes de validação de BCP-38, de gerência de porta 25, qualidade de DNS, totaliza o tráfego mensal, entre outras funcionalidades. O SIMET é ainda o único sistema de medições brasileiro para usuário final que realiza testes usando IPv6. Outro diferencial do sistema é a independência, uma vez que os testes são realizados fora das redes das operadoras, dentro dos PIXes (pontos de acesso ao IX.br) do NIC.br.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br/), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
http://www.webershandwick.com.br/

PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Carolina Carvalho - ccarvalho@webershandwick.com - (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo
– Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues
– Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino
– Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter:
http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube:
http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook:
www.facebook.com/nic.br
Telegram:
www.telegram.me/nicbr