NIC.br

Ir para o conteúdo
24 JUL 2012

NIC.br lança SIMET para Android




Aplicativo que mede a qualidade da Internet estará disponível a partir do dia 25 de julho

O Ceptro.br (Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações), área do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) responsável por projetos que visam melhorar a qualidade da Internet no Brasil, anuncia o lançamento do Sistema de Medição de Tráfego Internet (SIMET) para Android.

Avaliando a Internet móvel
Fabricio Tamusiunas, gerente de projetos do NIC.br, explica que a ferramenta foi lançada primeiro para os celulares da Apple porque, embora o número de celulares com Android no Brasil seja muito maior, de acordo com o número de acesso ao site http://simet.nic.br, os usuários de iPhone usam mais seus aparelhos para navegar no site (acessos contabilizados no segundo semestre do ano passado). “Além disso, são mais de 400 modelos de telefone que usam Android e tínhamos o desafio de criar um aplicativo universal”, observa Fabrício.

Fabrício explica que com o aplicativo, os usuários poderão medir a qualidade tanto de sua rede wi-fi como do 3G. “Assim como já acontece com o SIMET para desktops e notebooks, a aplicação também permite registrar um histórico de todos os testes e a qualidade da conexão onde foi feito o teste”, explica.

O usuário pode compartilhar o resultado do teste com seus amigos por meio de Twitter e Facebook. Segundo Fabrício, isso já tem acontecido com os testes feitos na Web bem como no iPhone. Ele conta ainda que isso tem permitido às pessoas optarem pelas operadoras que preferirem.

 “Já temos milhares de pessoas usando SIMET no iPhone e cerca de 240 mil testes via Web mensais. Com isso,  existe uma grande expectativa de adesão ao aplicativo, já que o número de usuários Android é imenso.”, comenta Fabrício.

O SIMET para Android estará disponível de graça na GooglePlay, loja de aplicativos do Google, a partir do dia 25 de julho. Optou-se por lançá-la na abertura da 13ª edição de Fórum Internacional Software Livre, o FISL 13, que acontecerá entre 25 e 28 de julho em Porto Alegre – RS (http://softwarelivre.org/fisl13/).

O SIMET
Criado em 2006, o SIMET é um sistema que realiza testes de desempenho de redes no acesso à Internet, por meio de servidores espalhados dentro dos Pontos de Troca de Tráfego (http://ptt.br) e no próprio NIC.br. Ao contrário de outros sistemas similares que medem apenas a banda disponível, o SIMET também testa outros dois aspectos: Latência, Jitter, perda de pacotes, teste de qualidade Wi-Fi e vazão UDP. (Jitter e Latência estão relacionados ao tempo de entrega de dados. Latência avalia quão demorada é a resposta a dados enviados. Já Jitter pode ser definida como a medida de variação do atraso entre os pacotes sucessivos de dados).

Em novembro de 2011, foi lançado o Mapa da Qualidade da Internet no Brasil, que é resultado de um levantamento feito com o SIMET e que contou com a colaboração, na época, de mais de 600 mil testes (o mapa mostra os testes dos últimos 6 meses, hoje com cerca de 1.200.000 testes). O material fornece um retrato da Internet no País e permite avaliar o acesso local por meio do fornecimento do CEP do usuário.

Em maio passado, o Ceptro.br começou a oferecer o SIMET para iPhone e, a partir de agora, os usuários do sistema operacional Android também poderão usá-lo em seus celulares.

Sobre o CEPTRO.br
O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (CEPTRO.br) é responsável por projetos que visam melhorar a qualidade da Internet no Brasil e disseminar seu uso, com especial atenção para seus aspectos técnicos e de infra-estrutura. O CEPTRO.br gerencia, entre outros projetos, o PTT.br, NTP.br, e IPv6.br. Mais informações podem ser obtidas em (http://www.ceptro.br/).

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BRNIC.br
O NIC.br (http://www.nic.br) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio - Registro.br (http://www.registro.br), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações - CEPTRO.br (http://www.ceptro.br), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação - CETIC.br (http://www.cetic.br) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
Daniela Marques  daniela.marques@s2publicom.com.br
Vanessa Morais - vanessa.morais@s2publicom.com.br

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo - Assessora de Comunicação - caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues - Assistente de Comunicação - everton@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr