NIC.br lança portal que auxilia provedores a aprimorar qualidade do serviço
Além de mostrar ao provedor qual é o desempenho das conexões em sua rede, iniciativa oferece soluções de problemas e orientações para o aprimoramento técnico
Com intuito de fornecer apoio técnico aos provedores de acesso à Internet no Brasil – em especial, às pequenas e médias empresas do setor - o Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) desenvolveu o PAS (Portal Autonomous System), um sistema que permite aos provedores monitorar a qualidade das conexões em suas redes.
A novidade foi lançada nesta quinta-feira durante o IX Fórum 16, evento que integra a programação da 12ª Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil, promovida pelo NIC.br e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
O portal reúne três tipos de informações: a qualidade da conexão à Internet dos usuários, obtida por meio dos testes realizados pelos próprios consumidores via SIMET (Sistema de Medição de Tráfego Internet); dados sobre a infraestrutura de rede interna do provedor, coletadas pelo SIMET para sistemas autônomos conectados ao IX.br; e dados de roteamento, ou seja, como os provedores se interligam.
“Com o PAS, agregamos medições de diferentes origens, permitindo que o provedor visualize e extraia múltiplas informações em um único lugar. Queremos que ele as assimile e, de fato, se beneficie delas, promovendo melhorias efetivas em sua rede. Diante da importância dos pequenos e médios provedores para a conectividade no país, nosso objetivo com essa iniciativa é ajudar os provedores a melhorarem sua infraestrutura para Internet”, afirma Milton Kashiwakura, diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento do NIC.br.
Acesso e casos de uso
Para ter acesso ao PAS, os representantes de provedores deverão criar uma conta de usuário, que será submetida a um processo de verificação. Após ter a identidade confirmada, encontrarão gráficos com dados agregados, que mostrarão a evolução das medições ao longo do tempo, e uma tabela com todas as medições individuais – nessa listagem tabular serão apresentadas as seguintes métricas: velocidade de download e upload, latência (medida de tempo para uma mensagem ir a um destino e voltar), e perda de pacotes.
“Os pequenos e médios provedores possuem um contexto desafiador em termos de ferramentas, infraestrutura e recursos. O PAS reúne não só informações relevantes, mas orientações sobre como aprimorar o serviço. A ideia é capacitá-los para que compreendam o que fazer e qual é o caminho para se tornarem tecnicamente melhores”, explica Holger Araújo Wiehen, supervisor de projetos do Ceptro.br|NIC.br.
Além de mostrar ao provedor qual é o desempenho das conexões em sua rede e permitir que ele realize monitoramentos periódicos por meio dos gráficos, o portal oferece soluções de problemas com medições capazes de diagnosticar falhas; orientações para o aprimoramento técnico do prestador de serviço; e suporte ao usuário. Nesse último caso, o consumidor testa, via plataforma SIMET, a qualidade da banda larga contratada. O resultado da medição é encaminhado automaticamente para o PAS, e o provedor será, assim, capaz de auxiliar o usuário em tempo real. Está previsto um aperfeiçoamento contínuo da ferramenta, com o objetivo de que o portal apresente mais aspectos relevantes relacionados à qualidade técnica de um provedor.
Acesse o Portal PAS em https://pas.nic.br/.
Sobre o Ceptro.br
O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br) é responsável por projetos que visam a melhorar a qualidade da Internet no Brasil e disseminar seu uso, com especial atenção para seus aspectos técnicos e de infraestrutura. O Ceptro.br gerencia, entre outros projetos, o NTP.br e o IPv6.br. Mais informações podem ser obtidas em https://ceptro.br/.
Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte: Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.
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