NIC.br

Ir para o conteúdo
13 SET 2017

NIC.br e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo promovem ações de educação digital nas escolas




Protocolo de Intenções assinado nesta quarta-feira (13) prevê a disponibilização de material educativo e realização de palestras

Escolas estaduais de São Paulo passarão a receber o material educativo “Guia #Internet com Responsa” com instruções sobre os cuidados e responsabilidade no uso da Internet. Essa é uma iniciativa do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a partir do Protocolo de Intenções assinado entre as entidades nesta quarta-feira (13/09).

Além disso, serão realizadas palestras para pais, educadores e alunos, e concursos que promovem e estimulam o uso seguro e responsável da Internet. "Segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2015, do Cetic.br, temos mais de 23 milhões de crianças e adolescentes conectados a Internet, portanto, é fundamental instruirmos esse público sobre os cuidados e responsabilidades que se deve ter no uso da Internet.", ressalta Kelli Angelini, gerente de assessoria jurídica do NIC.br.

O Protocolo de Intenções assinado pelo diretor-presidente do NIC.br, Demi Getschko, e pelo secretário da Educação de São Paulo, José Renato Nalini, em solenidade na Secretaria da Educação, tem o objetivo de conjugar esforços e promover apoio mútuo para a realização de ações de formação em educação e cidadania digital.

"O futuro passa pela 'geração do milênio', aquela que nasceu depois da popularização da Internet. Para essa geração, a rede, a conectividade e a interação virtual é pressuposto integrante e inalienável do cotidiano. É imprescindível que os jovens, seus pais e educadores sejam orientados e saibam multiplicar conhecimento para o uso cada vez mais seguro da Internet", aponta Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br.

Guias #Internet com Responsa

Lançado pelo NIC.br no início deste ano, o Guia "#Internet com Responsa - Cuidados e responsabilidades no uso da Internet" busca orientar os pais, responsáveis e educadores em temas como exposição excessiva na Internet, liberdade de expressão e danos à imagem e reputação, cyberbullying, discriminação racial, discurso de ódio, danos e riscos da prática de nude selfie ou sexting, direitos autorais e plágio.

Para exemplificar esses tópicos, o Guia traz casos reais em recortes de notícias publicadas na mídia como, por exemplo, o caso de um aluno que foi condenado a indenizar um professor por difamá-lo em uma rede social. Dentro da proposta de se aproximar da realidade dos jovens, o Guia #FikDik, voltado aos adolescentes, apresenta os temas do “#Internet com Responsa” em linguagem informal, no formato de mensagens instantâneas. Todo o material está disponível gratuitamente para download no endereço: http://internetsegura.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
http://www.webershandwick.com/

PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Carolina Carvalho – ccarvalho@webershandwick.com - Fone: (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo
– Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues
– Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino
– Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter:
http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube:
http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook:
https://www.facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr