NIC.br

Ir para o conteúdo
10 OUT 2018

NIC.br alerta para os impactos na infraestrutura de TI e Internet com as mudanças no horário de verão




Alterações nas regras com pouco prazo para implementação podem causar problemas. Algoritmos criptográficos e sistemas de registro de logs são exemplos de componentes sensíveis.


Mudanças súbitas para as datas de começo e fim do horário de verão podem afetar negativamente os sistemas e têm o potencial de prejudicar o funcionamento de computadores e da Internet, alerta o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Essas alterações nas regras também podem complicar investigações de problemas técnicos e mesmo de crimes cibernéticos, principalmente em curto prazo. Algoritmos criptográficos e sistemas de registro de logs são exemplos de componentes sensíveis a erros em ocasiões de mudança no fuso horário local, como os que podem ser causados pela alteração da entrada ou saída do horário de verão.

"O tempo, para as Tecnologias de Informação e Comunicação, é algo muito sério. Normalmente tudo é sincronizado automaticamente, fazendo com que poucos técnicos se lembrem dele. Se houver mudança imprevista, ou de curto prazo, podem dar-se conta dela na última hora, com consequências bastante ruins", alerta Antonio M. Moreiras, gerente responsável pela iniciativa NTP.br no Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br) do NIC.br.

Computadores são capazes de lidar corretamente com as mudanças advindas do horário de verão, desde que as regras corretas estejam inseridas neles. Há dez anos, a comunidade técnica estava mais alerta em relação a isso, porque as regras eram definidas no Brasil a cada ano. Atualizações manuais eram frequentemente necessárias e problemas em decorrência de erros e esquecimentos eram relativamente comuns. Em 2008, o decreto presidencial 6.558 definiu regras fixas para o horário de verão, usadas com sucesso por quase uma década, o que tirou grande parte da preocupação da comunidade técnica com a questão, visto que as mudanças passaram a ocorrer da forma correta e automática.

Em 15 de dezembro de 2017, por solicitação da Justiça Eleitoral, o decreto 9.242 de 15 de dezembro de 2017, com validade para a entrada no horário de verão em 2018, alterou estas regras. Como foi comunicada com tempo hábil, mesmo sabendo que qualquer mudança nessas regras ocasiona trabalho extra, houve tempo suficiente para a necessária atualização dos principais sistemas, de forma a evitar problemas.

Alterações, em particular se realizadas com prazo de poucas semanas ou dias da mudança no horário, têm um grande potencial para gerarem problemas sérios e, assim, devem ser evitadas. Para garantir o correto funcionamento dos sistemas computacionais e da Internet é importante que as regras para entrada e saída no horário de verão permaneçam tão estáveis quanto possível.

"O Comitê Gestor da Internet no Brasil, em sua resolução 9 de 2008, reconhece a importância da correta sincronização dos computadores e outros equipamentos interligados à Internet, recomendando o uso do NTP.br e alertando para a necessidade de estabelecer procedimentos para o ajuste ao horário de verão", lembra Demi Getschko, diretor presidente do NIC.br e também membro do CGI.br.

Sobre o NTP.br

O NIC.br disponibiliza publicamente um conjunto de servidores para a sincronização de tempo na Internet, em uma iniciativa chamada NTP.br. Servidores, roteadores e os mais variados tipos de equipamentos usados na infraestrutura das Tecnologias de Informação e Comunicação no Brasil fazem uso do NTP.br para manter a correta sincronia com a Hora Legal Brasileira, fornecida pelo Observatório Nacional.

Essa estrutura de sincronização em si não depende dos fusos horários locais, nem é afetada por mudanças advindas da entrada ou saída no horário de verão, pois trabalha com o tempo no padrão mundial UTC (Universal Time Coordinated). Sua existência, por si só, ilustra a importância da correta sincronização do tempo no mundo da tecnologia. Muitos dispositivos e sistemas computacionais, entretanto, mesmo fazendo uso dessa estrutura de sincronização, utilizam internamente informações de fuso horário local e são sensíveis a alterações do horário de verão.

Vídeo

Em 04 de outubro, o NIC.br publicou também o vídeo "Tempo nas TIC é coisa séria - cuidado com as mudanças no horário de verão" (https://youtu.be/MLJb5gAYvrc), em seu canal na plataforma YouTube, alertando para os riscos de novas mudanças nas regras do horário de verão.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (https://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (https://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (https://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://www.cgi.br/principios). Mais informações em https://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa – NIC.br:

Weber Shandwick
https://www.webershandwick.com/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Carolina Carvalho - ccarvalho@webershandwick.com - (11) 3027-0226
Ana Jones - ana.jones@webershandwick.com - (11) 3027-0200 ramal: 312

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo
– Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues
– Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino
– Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr: https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: https://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: www.facebook.com/nic.br
Telegram: www.telegram.me/nicbr