NIC.br

Ir para o conteúdo
19 FEV 2020

Messaging, Malware and Mobile Anti-Abuse Working Group (M3AAWG) reconhece o trabalho de Cristine Hoepers, do CERT.br, por meio do Prêmio Mary Litynski




A maior associação mundial de luta contra a exploração on-line outorga o prêmio anual à Dra. Hoepers, do CERT.br, por seu trabalho em pesquisa e treinamento para a redução de abusos na Internet

O Messaging, Malware and Mobile Anti-Abuse Working Group (M3AAWG), o maior consórcio global voltado para o desenvolvimento de abordagens colaborativas para combater abusos on-line, anunciou ontem (18 de fevereiro) que a Dra. Cristine Hoepers, gerente geral do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), foi agraciada com o prêmio anual Mary Litynski. O prêmio, atualmente em sua décima edição, homenageia a memória da mulher que ajudou a fazer do M3AAWG a principal organização dedicada ao combate de abusos on-line, como malware, ataques DDoS, ataques à segurança eleitoral, e muito mais. 

O M3AAWG entregou o prêmio à Dra. Hoepers durante sua 48ª Assembleia Geral, realizada esta semana em São Francisco. O encontro reúne, durante quatro dias de sessões de trabalho e painéis educacionais, representantes de mais de 200 organizações-membros de todo o mundo, entre elas, AT&T, Comcast, Google, Microsoft, Orange, Twitter e Verizon. 

A Dra. Hoepers é gerente geral do CERT.br, mantido desde 1999 pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), uma organização sem fins lucrativos. Seu trabalho no gerenciamento de incidentes, desenvolvimento de melhores práticas para a Internet e treinamento em segurança da informação tem reduzido os abusos on-line no Brasil e em toda a América Latina, além de aumentar a resiliência da Internet. De 2005 a 2013, ela liderou a coordenação técnica dos esforços anti-spam no Brasil, com foco na minimização do abuso de proxies e relays abertos, assim como na redução da entrega direta via botnets. A Dra. Hoepers também pesquisa o uso de tecnologias como os honeypots para entender melhor as ferramentas e o comportamento dos agressores. Cristine Hoepers é doutora em computação aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) de São José dos Campos, SP, Brasil. 

"Em mais de 20 anos de luta global contra spams aprendemos que os diferentes setores devem reconhecer e assumir o problema, já que qualquer nova tecnologia ou serviço tem o potencial de sofrer abusos", afirmou a Dra. Hoepers. "Várias formas de abuso já estão começando a ser observadas em outras plataformas e serviços, e esses setores devem ser proativos - só os criminosos têm a ganhar se alguém tentar negar a existência do problema. O M3AAWG é um ator importante, não apenas graças à expertise técnica de seus membros, mas também à sua capacidade de se aproximar desses setores e envolvê-los na luta".

Crédito: Divulgação/M3AAWG


"O M3AAWG tem a honra de homenagear a Dra. Hoepers por suas abrangentes contribuições no combate ao abuso da Internet dentro e fora do Brasil", disse Amy Cadagin, diretora executiva do M3AAWG. "Sua dedicação à pesquisa, melhores práticas e educação dos usuários – sejam eles entidades governamentais, grandes corporações ou o público - ajudou a tornar o ambiente on-line mais seguro para todos".

Entre os vencedores de outras edições do Prêmio Mary Litynski estão os seguintes especialistas e defensores da segurança cibernética:

  • Dave Piscitello, figura central no Desenvolvimento do Sistema de Relatórios de Atividades de Abuso de Domínios da ICANN
  • Dave Rand, co-fundador da primeira empresa de anti-spam baseado em reputação
  • Michael Moran, diretor assistente da Unidade de Comunidades Vulneráveis da INTERPOL, pelo seu trabalho em prol das vítimas de abuso infantil na Internet
  • Rodney Joffe, influente defensor dos trabalhos em segurança cibernética, anti-spam, anti-bot e DDoS
  • Jayne A. Hitchcock, por sua defesa em nome das vítimas de assédio e perseguições on-line

Tradução para português do press release produzido pelo M3AAWG, disponível no endereço: https://www.m3aawg.org/news/messaging-malware-and-mobile-anti-abuse-working-group-m3aawg-recognizes-cristine-hoepers-of.

Sobre o Messaging, Malware e Mobile Anti-Abuse Working Group (M3AAWG)

O Messaging, Malware and Mobile Anti-Abuse Working Group (M3AAWG) é onde o setor se reúne para combater os bots, malware, spam, vírus, ataques de negação de serviço e outras formas de exploração on-line. Os membros do M3AAWG (www.m3aawg.org) representam mais de um bilhão de caixas de correio de algumas das maiores operadoras de rede do mundo. O M3AAWG potencializa a profundidade e a experiência de seus membros globais para combater o abuso em redes existentes e em novos serviços emergentes, através da tecnologia, colaboração e políticas públicas. Também trabalha para educar os formuladores de políticas globais sobre as questões técnicas e operacionais relacionadas ao abuso e envio de mensagens on-line. Sediado em São Francisco, Califórnia, o M3AAWG é orientado pelas necessidades do mercado e apoiado pelas principais operadoras de rede e provedores de serviços de mensagens. 

Sobre o CERT.br
O CERT.br é o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil. Desde 1997, o grupo é responsável por tratar incidentes de segurança envolvendo redes conectadas à Internet no Brasil. O Centro também desenvolve atividades de análise de tendências, treinamento e conscientização, com o objetivo de aumentar os níveis de segurança e de capacidade de tratamento de incidentes no Brasil. Mais informações em https://www.cert.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (https://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (https://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (https://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://www.cgi.br/principios). Mais informações em https://www.cgi.br/. 

Contato de mídia – M3AAWG
Josh Tammaro
m3aawg@launchsquad.com
+1 617-945-1915

Contatos para a Imprensa – NIC.br

Weber Shandwick
https://www.webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Jones - 
ana.jones@webershandwick.com - (11) 3027-0200 ramal: 312
Juliana Guerra - jguerra@webershandwick.com - (11) 3027-0227

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Carolina Carvalho – Coordenadora de Comunicação – carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br 

Flickr: https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: https://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: www.facebook.com/nic.br
Telegram: www.telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://www.instagram.com/nicbr/