NIC.br

Ir para o conteúdo
02 JUL 2020

FGV Direito SP e NIC.br oferecem cursos e seminários gratuitos sobre Direitos Humanos na Internet




Iniciativas on-line e gratuitas englobam temas como segurança, proteção de dados, discurso de ódio, cyberbullying, entre outros

A adoção do isolamento social no Brasil para conter o avanço da pandemia COVID-19 gerou um crescimento do consumo de conteúdos on-line, seja de entretenimento, educação ou trabalho. Com o isolamento também cresceu a preocupação com a segurança e privacidade na rede. Para contribuir e orientar sobre essas questões, e responder a preocupações sobre uso da Internet estimulando um uso positivo, o Centro de Pesquisa e Ensino e Inovação da FGV Direito SP (FGV Direito SP/CEPI) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) disponibilizam em parceria 12 cursos on-line e gratuitos. Versarão sobre diferentes temas de direitos humanos na Internet, desde segurança e proteção de dados pessoais, até como lidar com discurso de ódio, cyberbullying e uso não autorizado de imagens, entre muitos outros. 

O público-alvo são educadores e estudantes, mas o programa é aberto a qualquer cidadão que procure informações e análises sobre esses assuntos. “Há uma parte introdutória de cada tema, depois um trecho destinado a adolescentes e, ao final, um complemento aos educadores”, explica Guilherme Forma Klafke, líder do projeto e pesquisador do CEPI. 

“Os cursos em parceria com a FGV são mais uma das iniciativas do NIC.br que contribuem para desenvolver um uso mais consciente, ético e responsável da Internet. O NIC.br disponibiliza ainda, de forma gratuita, diversos materiais e conteúdo sobre o assunto no portal Internet Segura (https://internetsegura.br/), voltado aos mais diferentes públicos, além de promover eventos e programas de capacitação, entre outras atividades que visam a estimular a promoção de um ambiente on-line mais seguro para todos”, ressalta Kelli Angelini, gerente da Assessoria Jurídica da entidade. 

Outros 4 cursos serão oferecidos até julho, todos gratuitos e interativos. Haverá aos participantes uma declaração de carga horária entre 4 a 5 horas. Para inscrições e mais informações acesse: https://cursoseventos.nic.br/curso/programa-formacao-docente-em-direitos-humanos-digitais-fgv-nicbr/

Webinars

No desenvolvimento do Projeto de Formação em Educadores em Direitos Humanos Digitais as instituições promoverão, nos dias 6, 8 e 10 de julho, seis webinars gratuitos no canal da FGV no YouTube (http://www.youtube.com/fgv), que tratarão de alguns dos temas trabalhados nos cursos.

Os diálogos serão conduzidos por especialistas e abordarão questões relativas a direitos humanos na relação dos jovens com a Internet. Terão como público-alvo os educadores, mas estarão abertos para qualquer pessoa interessada em discutir a educação de adolescentes e adultos para o uso consciente, seguro e responsável da Internet.

Mais informações e inscrições nos webinars em https://direitosp.fgv.br/evento/bate-papo-jovens-internet.

Sobre o projeto    
O projeto começou em janeiro de 2019, numa parceria entre Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP (FGV-CEPI) e o NIC.br. Desde então contou com mesas em eventos, produção dos cursos on-line, publicações e oficinas de formação docente. Cerca de 5.000 pessoas já completaram o curso antes de seu lançamento oficial, e com satisfação de quase 95%.

As telas dos cursos foram desenvolvidas por Guilherme Klafke, Stephane Lima e Tatiane Guimarães, pesquisadores do FGV-CEPI; as apostilas de conteúdo foram desenvolvidas por Jéssica Botelho e César Machado de Morais; a coordenação da equipe ficou sob responsabilidade de Marina Feferbaum (FGV-CEPI) e Kelli Angelini (NIC.br); a produção dos cursos foi realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional da FGV, por meio da FGV Soluções.

Para entender as principais questões e necessidades na elaboração dos cursos, oficinas foram realizadas com docentes de instituições que abriram suas portas ao projeto: Instituto Singularidades, Colégio Miguel de Cervantes e EMEF Almirante Ary Parreiras, em São Paulo.

Confira todos os cursos já disponíveis e os que serão incluídos em julho: https://cursoseventos.nic.br/curso/programa-formacao-docente-em-direitos-humanos-digitais-fgv-nicbr/

Sobre o Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP         
O Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) surgiu no final de 2017 a partir da junção das equipes do Grupo de Ensino e Pesquisa em Inovação (GEPI), criado em 2008, braço da FGV Direito SP dedicado ao debate sobre a relação entre o Direito e Novas Tecnologias, e do Núcleo de Metodologia de Ensino (NME), criado em 2005, dedicado à formação docente, metodologia de ensino e ao desenvolvimento de estratégias de ensino para habilitar os alunos às exigências profissionais do século XXI. A constituição do centro se dá em resposta à necessidade de congregar reflexões e práticas sobre os impactos de novas tecnologias na sociedade, seus desafios e suas possibilidades, em conexão com as transformações no contexto do ensino jurídico no Brasil. 

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/). 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa: 

Weber Shandwick
http://www.webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Rogério Sousa – rsousa@webershandwick.com – (11) 95129-0037
Renata Albuquerque - RAlbuquerque@webershandwick.com - (11) 98415-0345 

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação –
 caroline@nic.br
Carolina Carvalho – Coordenadora de Comunicação – carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br 

Flickr: https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: 
https://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: 
https://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: 
www.facebook.com/nic.br
Telegram: 
www.telegram.me/nicbr
LinkedIn: 
https://www.linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: 
https://www.instagram.com/nicbr/