Evento celebra uma década de atuação do Ceweb.br por uma Web aberta, universal e acessível
Encontro, que acontece nesta quinta-feira (27), em São Paulo (SP), terá palestras, painel, workshop e exposição
O Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), área do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), completa em 2025 uma década de trabalho na promoção de uma Web aberta, universal, acessível e socialmente responsável. E para celebrar esse marco, o NIC.br e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) realizam, nesta quinta-feira (27), em São Paulo (SP), o evento aberto ao público “Ceweb.br – 10 anos Fortalecendo a Web”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento, respeitando a capacidade da sala.
Além de workshops, palestras e painéis, o encontro terá uma exposição sobre a trajetória e as principais ações do Ceweb.br que, desde 2015, vem atuando em diferentes frentes, como formação de desenvolvedores para sites e aplicativos, elaboração e disseminação de boas práticas de dados abertos e dados na Web, aplicação das tecnologias Web na solução de problemas sociais, investigação e debate sobre os impactos da inteligência artificial e fomento à acessibilidade digital.
"O Ceweb.br foi criado com a missão de fortalecer a participação brasileira no desenvolvimento global da Web, inspirando-se nos princípios e projetos do Escritório Brasileiro do W3C [World Wide Web Consortium], que é hospedado e apoiado pelo NIC.br no Brasil desde 2008. São 10 anos promovendo iniciativas ligadas a tecnologias e padrões abertos da Web que, além de benefícios diretos à sociedade, ajudam a fornecer subsídios para a proposição de políticas públicas. Temos muito a comemorar”, enfatiza Hartmut Glaser, Secretário Executivo do CGI.br.
“Mais do que uma celebração, o evento é uma oportunidade de refletirmos sobre o futuro da principal porta de entrada na Internet e que revolucionou a forma como as pessoas acessam e compartilham informações. Ao longo de sua existência, o Ceweb.br sempre se preocupou em compartilhar conhecimento e antecipar as tendências Web para os brasileiros. Não poderia ser diferente agora”, comenta Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br.
Programação
Às 9h, Amanda Marques (Ceweb.br | NIC.br) e Reinaldo Ferraz (Ceweb.br | NIC.br) estarão à frente do workshop “A nova norma ABNT de Acessibilidade na Web”. Durante a atividade, eles apresentarão os requisitos da ABNT NBR 17225, lançada neste mês pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e desenvolvida com coordenação do Ceweb.br. Os participantes saberão como implementar os requisitos da norma, que visa a facilitar e otimizar o acesso de todas as pessoas com necessidades de acessibilidade, principalmente as com deficiência, aos ambientes virtuais, buscando-se eliminar ou mitigar as barreiras para utilização de websites.
Na sequência, às 11h, acontece o workshop “IA Generativa e Modelos de Linguagem: Fundamentos e Uso Prático”, que oferecerá uma introdução prática aos modelos de linguagem, abordando seu funcionamento, potencial, riscos e limitações. Diogo Cortiz (Ceweb.br | NIC.br) e Henrique Xavier (Ceweb.br | NIC.br) explorarão conceitos, como engenharia de prompt, modelos de raciocínio, agentes e RAG (Retrieval-Augmented Generation) e discutirão boas práticas de uso, privacidade e segurança.
Programada para as 14h, a abertura do evento será conduzida pelo Secretário Executivo do CGI.br, Hartmut Glaser, que falará sobre os possíveis futuros da Web. A primeira palestra, “Territórios extrativos da Inteligência Artificial: corpos, dados e emoções”, começa às 14h15. Fernanda Bruno (UFRJ/ Rede LAVITS) analisará o modelo hegemônico de IA, que está alicerçado na extração de dados de naturezas diversas e seus territórios extrativos.
Às 15h15, a palestra “Futuros possíveis da Web para crianças e adolescentes”, ministrada por Isabella Henriques (Instituto Alana), abordará o cenário atual da interação do público infanto-juvenil com o ambiente digital. Temas como vigilância, IA, algoritmos de recomendação e geopolítica da Web estarão na pauta.
Na palestra “Guerra Fria 2.0: A Geopolítica dos Cabos Submarinos moldando o futuro da Web”, que será iniciada às 16h45, Sérgio Veloso (IRI/PUC-Rio e BRICS Policy Center) discutirá como a luta por infraestrutura digital está moldando o futuro da Web, transformando-a em uma arena de conflito geopolítico e reformulando as dinâmicas entre o Norte e o Sul Global.
Às 18h, Beatriz Lonskis (Thoughtworks), Valessio Brito (Projeto Debian) e Walter Kumaruara (Coletivo Jovem Tapajônico) participarão do painel “O que o passado nos ensina sobre o futuro da Web”, em que revisitarão acontecimentos em suas vidas que foram impactados pela Web e discutirão o que pode ser aprendido com o que passou.
Exposição
A exposição sobre os 10 anos do Ceweb.br oferecerá aos visitantes uma experiência visual imersiva a partir de ações do departamento. Confira algumas delas:
Inclusão digital
O Ceweb.br possui forte atuação na produção e distribuição de cartilhas e guias de acessibilidade na Web, e entre as suas ações, estão a criação de uma plataforma de avaliação da acessibilidade de sites públicos (gov.br); o Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, o Todos@Web – promovido pelo departamento durante quatro anos – a participação na construção do artigo 63 da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), que determina que sites de empresas e órgãos do governo devem ser acessíveis a pessoas com deficiência; e a coordenação do Comitê da ABNT responsável por desenvolver normas de acessibilidade digital para dispositivos móveis e páginas Web.
“Existe uma desigualdade profunda, principalmente na sociedade brasileira, quando falamos das oportunidades de acesso de pessoas com deficiência. Por isso faz parte do nosso trabalho usar a tecnologia para eliminar barreiras de acesso e permitir que todos, independentemente de limitações físicas ou intelectuais, possam participar de maneira simples, eficiente e inclusiva da sociedade digital”, ressalta Diniz.
Dados abertos
O Ceweb.br foi pioneiro ao apresentar, no Brasil, o tema dados abertos, trazendo técnicas de construção de sites que permitem a publicação de dados na Web por organizações públicas ou privadas, possibilitando ainda o acesso e a reutilização desses dados por qualquer pessoa. O assunto foi amplamente abordado por meio da publicação e distribuição de materiais, consultorias e projetos em parceria com governos estaduais e federal.
O departamento coordenou ainda grupo de especialistas na construção de um padrão internacional de boas práticas de publicação de dados na Web e criou o Catálogo Online de Reúso de Dados Abertos (Cordata) – plataforma que cadastra aplicativos, projetos e estudos que só existem, porque utilizam dados abertos divulgados por órgãos governamentais.
Tendências na Web
A Conferência Web.br, realizada por 11 anos, caracterizou-se por sempre antecipar temas que, mais tarde, viriam a ser tendência no mundo digital, como pagamentos na Web, reconhecimento facial, descentralização da Web e Inteligência Artificial.
Impacto social
O programa Mover-se na Web, que está em sua 2ª edição, é uma iniciativa que busca incentivar a resolução de questões sociais por meio da Web aberta, ou seja, cujos códigos abertos permitem ser verificados por outras pessoas e reutilizados de forma colaborativa e flexível em outras aplicações, o que estimula a sua contínua melhoria e possibilita o compartilhar de conhecimento.
O Ceweb.br tem atuado ainda na capacitação de povos indígenas, comunidades quilombolas e extrativistas para o uso da Web no âmbito do projeto Conexão Povos da Floresta, iniciativa em rede, que conta com o apoio de dezenas de organizações da sociedade civil, instituições e empresas.
Conheça todos os projetos do Ceweb.br em https://ceweb.br/ e acesse o Acervo Digital em https://acervo.ceweb.br/
Jornalistas interessados em cobrir o evento ou solicitar entrevistas com representantes do Ceweb.br devem contatar Milena Oliveira pelo telefone (11) 98384-3500 ou e-mail moliveira@webershandwick.com
Anote na agenda
Ceweb.br – 10 anos Fortalecendo a Web
Data: 27 de março de 2025, quinta-feira
Horário: Das 9h às 20h
Local: Centro Brasileiro Britânico – Rua Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros, São Paulo (SP)
Programação: https://10anos.ceweb.br/
Inscrições gratuitas no local do evento, mediante a capacidade da sala
Sobre o Centro de Estudos sobre Tecnologias Web - Ceweb.br
O Centro de Estudos sobre Tecnologias Web do NIC.br foi criado em 2015 com a missão de conduzir ações e iniciativas que promovam o contínuo desenvolvimento da Web e de seus princípios originais, colaborando para que seja uma rede aberta, universal e acessível a todos. Traz, em seu histórico de atuação, projetos já desenvolvidos no Brasil e que têm por essência o fomento e uso de tecnologias web em sua concepção aberta. Além disso, o Ceweb.br amplia o escopo desse trabalho ao desenvolver estudos e pesquisas sobre essas tecnologias, que podem auxiliar na formulação de políticas públicas. São diversas publicações que buscam mostrar como as tecnologias padronizadas da Web podem auxiliar na transformação social com mais transparência em governos e instituições, mais liberdade, privacidade, acessibilidade e universalidade. Mais informações em: https://ceweb.br/.
Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte: Registro.br (https://registro.br/), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br/), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br/) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.
Contatos para a Imprensa – NIC.br:
Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Milena Oliveira - moliveira@webershandwick.com – (11) 98384-3500
Paula Boracini - pboracini@webershandwick.com – (11) 98123-5235
Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br
Ana Nascimento - Coordenadora de Comunicação – ananascimento@nic.br
Flickr: https://flickr.com/NICbr/
X: https://x.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/