NIC.br

Ir para o conteúdo
11 JUL 2007

CT-Spam propõe e coordena mais três iniciativas contra o spam no Brasil




Comissão de Trabalho Antispam, do CGI.br, investe na articulação de ações integradas para combater o problema no país

Ampliar o acesso às informações, esclarecer dúvidas, educar os usuários de Internet e propor alternativas que reduzam o problema de spam no Brasil são algumas das missões da CT-Spam (Comissão de Trabalho Antispam), coodernada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, o CGI.br ( www.cgi.br ).

"A CT-Spam está realizando esforços na área de legislação, cooperando com os parlamentares no desenvolvimento de projetos de lei e continua aberta ao trabalho conjunto com a sociedade, com as empresas de telecom e com os provedores de acesso", afirma Henrique Faulhaber, coordenador da CT-Spam e conselheiro do CGI.br.

Faulhaber refere-se ao estudo realizado em parceria com o Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro. O material debate a regulamentação jurídica desse tipo de e-mail e contempla uma proposta de anteprojeto de lei para o combate efetivo do spam.

A segunda iniciativa a ser anunciada é o Projeto SpamPots, que de forma pioneira utiliza honeypots de baixa interatividade na obtenção de métricas sobre o abuso de redes de banda larga para o envio de spam. Em 325 dias de monitoramento, foram capturadas mais de 370 milhões de mensagens.

Por último, destaca-se o lançamento da nova fase da campanha Antispam.br, através da divulgação de vídeos educacionais na área de segurança da Internet. Os vídeos buscam ampliar o acesso às informações, transmitir conceitos de forma lúdica e atingir os usuários de Internet em geral.

A Comissão de Trabalho Antispam, criada em novembro de 2004, tem como objetivo propor e coordenar uma iniciativa nacional contra o abuso no envio de e-mails não solicitados, articulando um conjunto de ações que possa mobilizar os diversos atores relevantes envolvidos no tratamento desse problema.

"Nosso objetivo é que cada vez mais os brasileiros tenham uma Internet confiável, segura, e que seja reconhecida internacionalmente por suas virtudes. O CGI.br utiliza ferramentas inovadoras na pesquisa do spam e está trabalhando para prover as melhores práticas e buscar uma boa legislação a exemplo de outros países", diz Faulhaber.

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em http://www.cgi.br/

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br)
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br ( www.nic.br ) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br ( www.cgi.br ), que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no País. O NIC.br é o braço executivo do CGI.br e responde pelo registro de nomes de domínio (Registro.br – www.registro.br ), pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br – www.cert.br ), pela implantação e operação dos Pontos de Troca de Tráfego (PTT.br – www.ptt.br ) e pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br – www.cetic.br ), cujo objetivo é produzir e divulgar informações sobre a disponibilidade e o uso da Internet no país.

Para mais informações, acesse: www.s2.com.br ou www.nic.br

Empresa: Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br)
Fonte: Mariana Balboni, Gerente de Comunicação

Contatos para a imprensa:
S2 Comunicação Integrada - http://www.s2.com.br
Veronica Cassavia - veronicac@s2.com.br
José Luiz Schiavoni (MTb 14.119) joseluiz@s2.com.br