NIC.br

Ir para o conteúdo
26 FEV 2018

CPF Sesc e NIC.br realizam Ciclo de Leituras Comentadas sobre governança da Internet




Inscrições estão disponíveis para o primeiro encontro, que será realizado no dia 27 de março

O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo (CPF Sesc), com a curadoria do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), inaugura o Ciclo de Leituras Comentadas “Governança da Internet: passado, presente e futuro”, que apresentará um histórico dos debates sobre os desafios em torno da construção da Internet. Serão nove encontros, cada um deles conduzido a partir da leitura e análise de documentos que marcaram as discussões sobre governança da Internet nas últimas décadas. Entre eles, a Declaração de Independência do Ciberespaço, do ativista e ensaísta John Perry Barlow, que inspira o primeiro encontro no dia 27 de março. As inscrições poderão ser feitas diretamente no sítio do CPF Sesc, local que abrigará a atividade, e nas unidades do Sesc.

A atividade de abertura do Ciclo de Leituras Comentadas terá a presença de Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br. Um dos responsáveis pela primeira conexão TCP/IP brasileira, em 1991, Getschko irá discutir, a partir do documento de John Perry Barlow, os conceitos fundadores da Internet e a posição da comunidade envolvida com a rede desde seu início até sua consolidação, no final da década de 90. A atividade busca analisar a relação entre as características de engenharia de rede que os pioneiros da Internet incutiram em seu desenho técnico e a rápida emergência de uma comunidade global de usuários com seus próprios valores, crenças e práticas sociais, a partir dessa tecnologia de comunicação descentralizada, aberta e livre.

“Com a disseminação global do uso da Internet, tanto em dispositivos fixos como móveis, os debates sobre governança têm se tornado cada vez mais complexos, envolvendo uma multiplicidade de questões e atores. A leitura dos documentos que marcaram a evolução da Internet em momentos históricos, portanto, se faz fundamental para a compreensão do estágio atual das discussões e para refletirmos sobre princípios e diretrizes que orientem a construção de políticas para a Internet no futuro”, reforça Demi Getschko.

Ciclo de Leituras Comentadas

Entre os documentos que também serão debatidos no Ciclo de Leituras Comentadas estão: a Declaração de Princípios para a Sociedade da Informação, da Reunião de Plenipotenciários da União Internacional de Telecomunicações (UIT) de 1998; o Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014); o Compromisso de Túnis de 2005 produzido na segunda fase da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI); o Decálogo de Princípios do CGI.br, desenvolvido para embasar e orientar as ações do próprio Comitê Gestor da Internet no Brasil, entre outros. Veja a relação completa dos documentos que serão discutidos e programe-se: http://cursoseventos.nic.br/ciclo-de-leituras-nic-cpfsesc/.

Anote na Agenda
Ciclo de Leituras Comentadas "Governança da Internet: passado, presente e futuro"

Declaração de Independência do Ciberespaço, John Perry Barlow, 1996
Data: 27 de março
Horário: 19h30 às 21h30
Local: CPF Sesc - Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar | Bela Vista - São Paulo
Inscrições gratuitas: no sítio do CPF Sesc e nas unidades do Sesc

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), fomentar e impulsionar a evolução da Web no Brasil — Ceweb.br (http://www.ceweb.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Sobre o CPF Sesc

Inaugurado em agosto de 2012, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc é uma unidade do Sesc São Paulo voltada para a produção de conhecimento, formação e difusão e tem o objetivo de estimular ações e desenvolver estudos nos campos cultural e socioeducativo. Além do Curso Sesc de Gestão Cultural - que visa a qualificação para a gestão cultural de profissionais atuantes no campo das Artes, tanto de instituições públicas como privadas - a unidade proporciona o acesso à cultura de forma ampla, tematicamente, por meio de cursos, palestras, oficinas, bate-papos, debates e encontros nas diversas áreas que compreendem a ação da entidade, como artes plásticas e visuais, ciências sociais, comportamento contemporâneo e cotidiano, filosofia, história, literatura e artes cênicas, voltadas para o público em geral.

CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO DO SESC
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 22h. Sábados, das 9h30 18h30. Tel: 3254-5600.

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick

http://www.webershandwick.com/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Carolina Carvalhoccarvalho@webershandwick.com - (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo
– Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: www.facebook.com/nic.br
Telegram: 
www.telegram.me/nicbr