NIC.br

Ir para o conteúdo
09 JAN 2007

CERT.br traz para o Brasil novo curso da Carnegie Mellon University




Novidade complementa os outros dois programas necessários para a certificação "CERT Certified Computer Security Incident Handler"

O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), um dos serviços coordenados pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br - NIC.br, anuncia o calendário para o primeiro semestre de 2007 com uma novidade: o Information Security for Technical Staff, que acontecerá de 7 a 11 de maio de 2007, na sede do NIC.br, em São Paulo. O novo curso da Carnegie Mellon University (CMU), instituição acadêmica de referência nos Estados Unidos, complementa a grade do CERT.br para a obtenção da certificação "CERT Certified Computer Security Incident Handler".

As aulas apresentarão técnicas práticas para proteger recursos e ativos de uma organização, com enfoque na compreensão e aplicação do conceito de survivability. Estes conhecimentos serão empregados no gerenciamento efetivo de riscos e ameaças, políticas, configurações de sistemas, disponibilidade e pessoal. O curso também abordará o tratamento de incidentes e fornecerá fundamentos técnicos para trabalhar com segurança de TCP/IP e criptografia.

"Durante os cinco dias os participantes terão a oportunidade de aprender como projetar uma arquitetura de rede segura por meio do gerenciamento de sistemas, da implementação de segurança nos serviços de rede e infra-estrutura, do contato com firewalls e da compreensão das tecnologias de prevenção e detecção de invasões", afirma Cristine Hoepers, analista do CERT.br.

Os princípios, estratégias e práticas repassadas durante o curso são aplicáveis à maioria dos sistemas e ambientes de rede. "Para ilustrar conceitos importantes e tecnologias de segurança, as demonstrações e os exercícios incluirão implementações aplicáveis aos ambientes Windows e Linux, assim como a alguns equipamentos de interconexão de redes", complementa a analista.

O público-alvo são os profissionais com dois anos de experiência com sistemas interconectados em rede ou treinamento equivalente. É necessário também ter familiaridade com o modelo de referência de sete camadas ISO/OSI e também com Ethernet, TCP/IP e sistemas operacionais como Unix e Windows.

Os certificados dos cursos oficiais do CERT Program, ministrados pelo CERT.br, têm a mesma validade daqueles emitidos diretamente pela Carnegie Mellon University. Os participantes também poderão receber Continuing Education Units (CEUs) emitidos pela mesma instituição. Vale ressaltar, portanto, que o Information Security for Technical é a complementação que faltava no Brasil para quem deseja obter a certificação "CERT Certified Computer Security Incident Handler". Além deste, é necessário também realizar os cursos Fundamentals of Incident Handling e Advanced Incident Handling for Technical Staff, também oferecidos pelo CERT.br.

Para realizar o Information Security for Technical Staff é necessário que o participante leve seu próprio notebook, para as seções de laboratório. As inscrições estão abertas até o dia 20 de abril, por meio do site http://www.cert.br/cursos/

A grade de programação do CERT.br para o primeiro semestre de 2006 também inclui os cursos: Fundamentals of Incident Handling (de 26 a 30 de março de 2007, com inscrições até 09 de março de 2007); Information Security for Technical Staff (de 07 a 11 de maio de 2007; com inscrições até 20 de abril de 2007); Creating a Computer Security Incident Response Team (dia 11 de junho de 2007, com inscrições até 25 de maio de 2007) e Managing Computer Security Incident Response Teams (de 12 a 14 de junho de 2007, com inscrições até 25 de maio de 2007).

Mais informações: http://www.cert.br/cursos/ e http://www.cert.org/certification

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br)

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br ( www.nic.br ) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br ( www.cgi.br ), que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no País. O NIC.br é o braço executivo do CGI.br e responde pelo registro de nomes de domínio (Registro.br - www.registro.br ), pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br - www.cert.br ) e pela implantação e operação dos Pontos de Troca de Tráfego (PTT.br - www.ptt.br ). O NIC.br também executa diversos projetos, entre os quais o de Indicadores ( www.nic.br/indicadores ), cujo objetivo é coletar, organizar e disseminar informações sobre os serviços de Internet no país.

Empresa: Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br)
Fonte: Mariana Balboni, assessora de Comunicação
Internet: www.nic.br

Contatos para a imprensa:
S2 Comunicação Integrada - http://www.s2.com.br
Jessica Blumer (MTb 35.131) – jessica@s2.com.br
José Luiz Schiavoni (MTb 14.119) joseluiz@s2.com.br