NIC.br

Ir para o conteúdo
28 JUL 2025

CERT.br lança guia para fortalecer resiliência de empresas contra ransomware




Com distribuição gratuita, material traz orientações sobre o que as organizações podem fazer para se proteger, detectar e responder a esse tipo de ciberataque

São Paulo, 28 de julho de 2025 – Ataques de ransomware tornaram-se um grande problema enfrentado por organizações de diferentes tamanhos, tanto no Brasil como mundo, levando a diversos prejuízos, como perdas financeiras, interrupção das operações e vazamento de dados. Diante desse cenário e da crescente sofisticação dessa modalidade de ciberataque, o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), área do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), lança nesta segunda-feira (28) o guia Ransomware: Como se Proteger. O material foi apresentado ao público durante o 13º Fórum Brasileiro de CSIRTs, que acontece em São Paulo (SP), até terça-feira (29).

O documento foi elaborado para servir como um guia básico dos controles de segurança essenciais que, se implementados, ajudariam a barrar e detectar grande parte dos ataques de ransomware. Embora o foco principal das recomendações seja pequenas e médias empresas, organizações de todos os portes podem se beneficiar e usá-las para implementar uma estratégia de defesa e resposta eficaz.

O material está estruturado em quatro partes, que abordam medidas básicas a serem implantadas e como elas se relacionam com cada fase do ciclo de vida de um ataque de ransomware:

  • Como Acontece: Detalha as fases do ataque, desde o acesso inicial até o impacto final, com a exfiltração de dados, a criptografia e a extorsão.
  • Como se Proteger: Apresenta um conjunto de medidas preventivas essenciais, como o uso de autenticação multifator (MFA), a realização e a proteção de backups, a gestão de vulnerabilidades, a conscientização e a segregação de redes.
  • Como Detectar: Oferece orientações sobre como monitorar sistemas e redes para identificar atividades suspeitas e, assim, responder o mais rápido possível ao ataque.
  • Como Responder: Fornece um plano de ação com oito passos para conter o ataque, eliminar a ameaça e restaurar a operação de forma segura.

A iniciativa reforça a missão do CERT.br de promover um ambiente digital mais seguro e resiliente no país por meio da disseminação de boas práticas e de materiais de conscientização. "Os ataques de ransomware evoluíram em complexidade, estão cada vez mais organizados e têm sido uma ameaça frequente às organizações. Nosso objetivo com o guia é fornecer um roteiro claro e simples, que possa ser usado não apenas por equipes técnicas, mas também por administradores e gestores de empresas", afirma Cristine Hoepers, gerente do CERT.br. "A proteção começa com o conhecimento, e a prevenção é sempre o investimento mais eficaz. Com esse material, esperamos ajudar empresas a terem mais resiliência diante desse tipo de incidente de segurança”, complementa.

Acesso gratuito
O guia completo e o folheto resumido estão disponíveis para download gratuito no site do CERT.br, por meio do linkhttps://cert.br/docs/ransomware/.

Fórum Brasileiro de CSIRTs
Organizado pelo CERT.br, o Fórum Brasileiro de CSIRTs é considerado um dos principais espaços de discussão no país sobre temas ligados ao tratamento de incidentes de segurança e à resiliência de organizações diante de ameaças online. O encontro, realizado desde 2012, consolidou-se como um espaço de troca de experiências e de networking para a comunidade de CSIRTs (Computer Security Incident Response Team) e SOCs (Security Operation Centers).

Sobre o CERT.br
O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil é um Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança (CSIRT) de responsabilidade nacional de último recurso, mantido pelo NIC.br. Sua missão é aumentar os níveis de segurança e de capacidade de tratamento de incidentes das redes conectadas à Internet no País. Para atingir esse objetivo, além de atividades de tratamento a incidentes, o Centro também investe na conscientização sobre os problemas de segurança, no auxílio ao estabelecimento de novos CSIRTs no Brasil e no aumento da consciência situacional sobre ameaças na Internet, sempre respaldados por uma forte integração estabelecida com as comunidades nacional e internacional de CSIRTs. Mais informações em https://cert.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte: Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br
Ana Nascimento - Coordenadora de Comunicação – ananascimento@nic.br

Flickr: https://flickr.com/NICbr/
X: https://x.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/

Informações para a imprensa

Ruan Segretti – ruan.segretti@maquinacohnwolfe.com – (11) 97309-7095
Fernanda Sátiro – fernanda.satiro@maquinacohnwolfe.com – (11) 99203-7650