Ceptro.br anuncia agenda 2025 de cursos e eventos gratuitos para a comunidade técnica da Internet
Programação conta com atividades presenciais e online, que oferecem oportunidade de capacitação e networking
O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br), departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), divulgou a programação de cursos e eventos gratuitos previstos para 2025. Com opções presenciais e online, as iniciativas buscam capacitar profissionais técnicos do ecossistema da Internet e fomentar o desenvolvimento de redes mais estáveis, rápidas e seguras.
As atividades, reconhecidas pela comunidade técnica, incluem cursos sobre Boas Práticas Operacionais para Sistemas Autônomos (BCOP), treinamento em IPv6, encontros regionais e iniciativas voltadas para provedores de Internet, caso do AceleraNET e do ConectaNET. Além da capacitação, os eventos promovem a troca de experiências e o networking entre participantes e especialistas do setor.
A programação completa está disponível em https://ceptro.br/cursos-eventos/.
Confira detalhes de cada atividade:
Curso BCOP
O Curso de Boas Práticas Operacionais para Sistemas Autônomos (BCOP) é destinado a técnicos e gestores de redes de empresas que possuem registro de Sistema Autônomo, ou que oferecem conteúdos e serviços na Internet e buscam adquirir recursos de numeração próprios. Isso inclui provedores de Internet, portais de conteúdo, bancos, e-commerces, empresas de mídia, universidades e órgãos governamentais.
Durante o curso, os participantes aprendem as melhores práticas operacionais para suas redes, com ênfase em BGP, IPv6, RPKI, PTTs, segurança e outros tópicos relevantes. As vagas são limitadas.
Veja as datas:
Modalidade presencial:
- 12 a 16 de maio – Lajeado/RS
- 28 julho a 1º agosto – Rio Branco/AC
- 8 a 12 de setembro – Natal/RN
- 20 a 24 de outubro – Rio de Janeiro/RJ
- 10 a 14 de novembro – Campo Grande/MS
Mais detalhes em: https://cursoseventos.nic.br/curso/curso-bcop
Modalidade a distância (com turmas fechadas e aulas síncronas):
- 10 a 14 de fevereiro
- 17 a 21 de março
- 11 a 15 de agosto
- 01 a 05 de dezembro
Mais detalhes em: https://cursoseventos.nic.br/curso/curso-bcop-ead
IX Fórum Regional
O IX Fórum Regional, promovido pelo NIC.br, reúne provedores, órgãos públicos, entidades acadêmicas, associações e outros atores relevantes na Internet, com o objetivo de incentivar o diálogo sobre a infraestrutura da rede em diferentes localidades do Brasil. O evento aborda tópicos técnicos e temas relacionados ao uso dos pontos de troca de tráfego do IX.br, buscando estratégias para promover o desenvolvimento da Internet em cada região.
As edições de 2025 estão programadas para as seguintes datas e locais:
- Edição Sul – Lajeado/RS, 16 de maio
- Edição Norte – Rio Branco/AC, 1º de agosto
- Edição Nordeste – Natal/RN, 12 de setembro
- Edição Sudeste – Rio de Janeiro/RJ, 24 de outubro
- Edição Centro-Oeste – Campo Grande/MS, 14 de novembro
Mais detalhes em: https://regional.forum.ix.br/
Programa AceleraNET e evento ConectaNET
O AceleraNET é um programa gratuito que visa impulsionar o desenvolvimento de empresas e carreiras no setor de Internet, redes, TI e computação no Brasil. Destinado principalmente a provedores de Internet (ISPs) de pequeno e médio porte, especialmente aqueles em início de operação ou que buscam expandir seus negócios, o programa percorrerá diferentes regiões ao longo do ano, oferecendo duas atividades principais:
- Formação para ISPs: Cursos de um dia sobre IPv6, Roteamento, DNS e Segurança, com possibilidade de certificação profissional opcional. Voltado para profissionais técnicos, inclusive iniciantes, com enfoque prático e alinhado às necessidades do mercado.
- Curso de Gestão Efetiva do Provedor: Focado em gestores e proprietários de provedores de Internet, o curso aborda estratégias de gestão e expansão de negócios.
Veja as datas do AceleraNET:
- 17 a 21 de fevereiro – Chapecó/SC
- 10 a 14 de março – Macapá/AP
- 7 a 11 de julho – Foz do Iguaçu/PR
- 11 a 15 de agosto – São Paulo/SP
- 18 a 22 de agosto – Juazeiro do Norte/CE
Após o encerramento do programa, ocorre o ConectaNET, evento organizado em ambiente descontraído, como um bar ou restaurante, que promove a interação e troca de experiências entre proprietários, gestores de provedores de Internet locais, profissionais do NIC.br e participantes do AceleraNET. É uma excelente oportunidade para networking e para conhecer iniciativas do NIC.br que podem beneficiar os provedores e a Internet na região.
As próximas edições do ConectaNET estão programadas para:
- 21 de fevereiro de 2025 – Chapecó/SC
- 14 de março de 2025 – Macapá/AP
- 11 de julho de 2025 – Foz do Iguaçu/PR
- 15 de agosto de 2025 – São Paulo/SP
- 22 de agosto de 2025 – Juazeiro do Norte/CE
Mais detalhes em: https://conectanet.nic.br/.
Semana de Infraestrutura
A Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil é um evento anual que reúne especialistas, profissionais e interessados para discutir temas fundamentais relacionados à infraestrutura da Internet no país. É considerado por muitos com o evento mais importante e com maior profundidade técnica sobre o tema no país.
Fazem parte da programação, o IX Fórum, os encontros do GTER (Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes) e do GTS (Grupo de Trabalho em Segurança de Redes) e o Fórum BCOP.
- 15 a 19 de dezembro – São Paulo/SP
Mais detalhes em: https://nic.br/semanainfrabr/.
IX Fórum Fortaleza e Fórum BCOP Fortaleza
Fortaleza é um local estratégico para a Internet no Brasil e a América Latina, com grande concentração de cabos submarinos vindos de outros continentes. A capital cearense também abriga o segundo maior PTT do país, o IX.br Fortaleza, que figura entre os 10 maiores do mundo. O NIC.br organiza na cidade edições anuais do tradicional IX Fórum, que acontece em São Paulo desde 2007, e do Fórum BCOP, focado nas melhores práticas operacionais para a Internet.
- IX Fórum: 4 e 5 de junho – Fortaleza, CE;
- Fórum BCOP: 6 de junho – Fortaleza, CE.
Mais detalhes em: https://fortaleza.forum.ix.br/.
Curso Básico de IPv6
O Curso Básico de IPv6 a Distância é uma iniciativa do NIC.br, destinada a profissionais de redes, TI, professores e estudantes que desejam aprofundar seus conhecimentos no Protocolo de Internet versão 6 (IPv6). O curso, gratuito, é autoinstrucional, permitindo que cada participante gerencie seu ritmo de estudo.
Com uma metodologia de aprendizagem baseada em resolução de problemas, o curso conta com conteúdo teórico e prático. A teoria é dada por meio de videoaulas gravadas, e a prática é feita através de experimentos de laboratório, utilizando o livro Laboratório de IPv6, elaborados em um ambiente virtual executado no computador do aluno.
Mais informações em: https://cursoseventos.nic.br/curso/curso-basico-ipv6-ead/.
Semana de Capacitação
Realizada online, a Semana de Capacitação promove diversos minicursos de alto nível técnico sobre Internet e redes. Ministrados durante cinco dias, os cursos são oferecidos gratuitamente e transmitidos pelo canal do NIC.br no YouTube e pela página da entidade no Facebook.
Veja as datas:
- 7 a 11 de abril
- 22 a 26 de setembro
Mais detalhes em: https://semanacap.bcp.nic.br/
Lives Intra Rede
Intra Rede é o programa de lives em formato de painéis, focado em debater assuntos relacionados à infraestrutura da Internet no contexto atual. As transmissões ao vivo ocorrem a partir das 10 horas (horário de Brasília) no canal do NIC.br no YouTube e na página da entidade no Facebook. Em breve, os temas serão divulgados no site https://intrarede.nic.br/.
Por ora, confira as datas das lives:
- 26 de fevereiro
- 23 de abril
- 2 de julho
- 6 de agosto
- 3 de setembro
- 26 de novembro
Mais detalhes em: https://intrarede.nic.br/.
Podcast Camada 8
O Camada 8 é outra iniciativa do Ceptro.br/NIC.br, voltada a manter a comunidade técnica da Internet bem-informada sobre temas ligados à infraestrutura, redes e tecnologia. Com um episódio inédito a cada mês, o podcast pode ser acessado gratuitamente em https://www.nic.br/podcasts/camada8/ ou nas principais plataformas de podcast.
Curso de Fundamentos de RF e Wi-Fi e curso de Wi-Fi 6e e 7
Resultado da parceria com a Ubiquiti, o primeiro curso aborda fundamentos de comunicação sem fio que são essenciais no projeto e dimensionamento de redes Wi-Fi. As tecnologias mais recentes Wi-Fi 6e e 7 são tratadas em curso específico.
Ambos possuem duração de 18 horas, com aulas teóricas e práticas, divididas em três tardes.
Veja as datas:
- 11 a 13 de fevereiro – Wi-Fi 6e e 7 – São Paulo/SP
- 25 a 27 de março – Fundamentos RF e Wi-Fi – São Paulo/SP
- 15 a 17 de abril - Wi-Fi 6e e 7 – São Paulo/SP
- 20 a 22 de maio – Fundamentos RF e Wi-Fi – São Paulo/SP
- 15 a 17 de julho – Wi-Fi 6e e 7 – São Paulo/SP
- 26 a 28 de agosto – Fundamentos RF e Wi-Fi – São Paulo/SP
- 16 a 18 de setembro – Wi-Fi 6e e 7 – São Paulo/SP
- 14 a 16 de outubro – Fundamentos RF e Wi-Fi – São Paulo/SP
- 04 a 06 de novembro – Wi-Fi 6e e 7 – São Paulo/SP
- 02 a 04 de dezembro – Fundamentos RF e Wi-Fi – São Paulo/SP
Saiba mais em: https://cursoseventos.nic.br/curso/curso-wifi-ubiquiti-nicbr e https://cursoseventos.nic.br/curso/curso-wifi7-ubiquiti-nicbr/.
Outros cursos
O Ceptro.br/NIC.br oferece também cursos online gratuitos na modalidade de autoaprendizado em parceria com diversas empresas, como por exemplo, cursos preparatórios para o CCNA da Cisco, Curso HCIA Datacom da Huawei e Curso de MPLS com switches DmOS da Datacom.
Confira a relação completa em: https://cursoseventos.nic.br/cursos/cursosonline/.
Para anotar
Todas essas iniciativas são viabilizadas com recursos do registro de domínios .br e fazem parte do rol de ações do NIC.br para o aprimoramento da Internet no Brasil. Veja um resumo das atividades de cada mês:
Fevereiro
- [on-line] 10/2 a 14/2 – Curso BCOP a distância
- [presencial] 11/2 a 13/2 – Curso Wi-Fi 7 – São Paulo/SP
- [presencial] 17/2 a 21/2 – Formação Técnica e gerencial de ISP – Chapecó/SC
- [presencial] 21/2 – Conecta NET – Chapecó/SC
- [on-line] 26/2 – Live Intra Rede
Março
- [presencial] 10/3 a 14/3 – Formação Técnica de ISPs – Macapá/AP
- [presencial] 14/3 – Conecta NET – Macapá/AP
- [on-line] 17/3 a 21/3 – Curso BCOP a distância
- [presencial] 25/3 a 27/3 – Curso RF e Wi-Fi – São Paulo/SP
Abril
- [on-line] 7/4 a 11/4 – Semana de Capacitação
- [presencial] 15/4 a 17/4 – Curso Wi-Fi 7 – São Paulo/SP
- [on-line] 23/4 – Live Intra Rede
Maio
- [presencial] 12/5 a 16/5 – Curso BCOP – Lajeado/RS
- [presencial] 16/5 – IX Fórum Regional Sul – Lajeado/RS
- [presencial] 20/5 a 22/5 – Curso RF e Wi-Fi – São Paulo/SP
Junho
- [presencial] 4/6 a 5/6 – IX Fórum – Fortaleza/CE
- [presencial] 6/6 – Fórum BCOP – Fortaleza/CE
Julho
- [on-line] 2/7 – Live Intra Rede
- [presencial] 7/7 a 11/7 – Formação Técnica de ISPs – Foz do Iguaçu/PR
- [presencial] 11/7 – Conecta NET – Foz do Iguaçu/PR
- [presencial] 15/7 a 17/7 – Curso Wi-Fi 7 – São Paulo/SP
- [presencial] 28/7 a 1/8 – Curso BCOP – Rio Branco/AC
Agosto
- [presencial] 1/8 – IX Fórum Regional Norte – Rio Branco/AC
- [on-line] 6/8 – Live Intra Rede
- [presencial] 11/8 a 15/8 – Formação Técnica de ISPs - São Paulo/SP
- [on-line] 11/8 a 15/8 – Curso BCOP a distância
- [presencial] 18/8 a 22/8 – Formação Técnica de ISPs – Juazeiro do Norte/CE
- [presencial] 22/8 – Conecta NET – Juazeiro do Norte/CE
- [presencial] 26/8 a 28/8 – Curso RF e Wi-Fi – São Paulo/SP
Setembro
- [on-line] 3/9 – Live Intra Rede
- [presencial] 8/9 a 12/9 – Curso BCOP – Natal/RN
- [presencial] 12/9 – IX Fórum Regional Nordeste – Natal/RN
- [presencial] 16/9 a 18/9 – Curso Wi-Fi 7 – São Paulo/SP
- [on-line] 22/9 a 26/9 – Semana de Capacitação
Outubro
- [presencial] 14/10 a 16/10 – Curso RF e Wi-Fi – São Paulo/SP
- [presencial] 20/10 a 24/10 – Curso BCOP – Rio de Janeiro/RJ
- [presencial] 24/10 – IX Fórum Regional Sudeste – Rio de Janeiro/RJ
Novembro
- [presencial] 4/11 a 6/11 – Curso WiFi 7 – São Paulo/SP
- [presencial] 10/11 a 14/11 – Curso BCOP – Campo Grande/MS
- [presencial] 14/11 – IX Fórum Regional Centro-Oeste – Campo Grande/MS
- [on-line] 26/11 – Live Intra Rede
Dezembro
- [on-line] 1/12 a 5/12 – Curso BCOP a distância – Turma 36
- [presencial] 2/12 a 4/12 – Curso RF e Wi-Fi - São Paulo/SP
- [presencial] 15/12 a 19/12 – Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil – São Paulo/SP
Sobre o Ceptro.br
O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações do NIC.br – Ceptro.br (https://ceptro.br/) tem por objetivo desenvolver projetos que visem a melhoria da qualidade da Internet e disseminar o seu uso, com especial atenção para seus aspectos técnicos e de infraestrutura. Para tanto faz medições, análise e projetos para melhorar a qualidade da Internet no Brasil, estimulando seu uso responsável e incentivando a adoção de boas práticas operacionais e de tecnologias relevantes. As ações em curso envolvem: o Portal Medições (https://medicoes.nic.br/), que reúne soluções para verificação da qualidade da Internet para consumidores, provedores e órgãos públicos, realizadas por meio do Sistema de Medição de Tráfego (SIMET); a disponibilização de servidores de tempo (NTP.br) que permitem a sincronização gratuita e segura com a Hora Legal Brasileira; o compartilhamento de caches de CDNs com o OpenCDN (https://opencdn.nic.br), possibilitando uma distribuição mais estruturada do conteúdo na Internet; cursos, eventos e outras atividades (https://ceptro.br/cursos-eventos), contribuindo para a capacitação da comunidade técnica da Internet e para a adoção de tecnologias importantes como IPv6 e RPKI; criação e disseminação de conteúdo com o Cidadão na Rede (https://cidadaonarede.nic.br), oferecendo orientações práticas para o melhor uso da Internet, no formato de vídeos curtos; entre outras atividades.
Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte: Registro.br (https://registro.br/), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br/), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br/) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.
Contatos para a Imprensa – NIC.br:
Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Milena Oliveira - moliveira@webershandwick.com – (11) 98384-3500
Paula Boracini - pboracini@webershandwick.com – (11) 98123-5235
Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br
Ana Nascimento - Coordenadora de Comunicação – ananascimento@nic.br
Flickr: https://flickr.com/NICbr/
X: https://x.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/