NIC.br

Ir para o conteúdo
01 OUT 2018

.br atinge a marca de 4 milhões de domínios registrados




Histórico de mais de 25 anos de funcionamento sem falhas, presença em quatro continentes, qualidade da infraestrutura da Internet no País, recursos de segurança e equipe de atendimento dedicada estão entre as características do .br

O .br, operado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade responsável pelo registro de domínios no País, atingiu a marca de 4 milhões de domínios registrados. Mais de 120 categorias (DPNs) estão disponíveis, destinadas a pessoas físicas (por exemplo, "blog.br", "wiki.br"), a profissionais liberais ("eng.br", "adv.br", entre outras), a pessoas jurídicas ("tv.br", "tur.br” etc.) e cidades ("rio.br", "sampa.br", “curitiba.br” entre outros) e reservadas para fins específicos (“gov.br”, “jus.br”, “b.br”, “org.br” e outras).

O montante arrecado pela prestação deste serviço permite ao NIC.br, além de proporcionar e manter a qualidade no registro e publicação dos domínios com terminação .br, investir em uma série de ações e projetos que geram benefícios e melhorias para a infraestrutura da Internet no País. Operação de pontos de troca de tráfego Internet, que promovem a interligação das redes que formam a Internet no Brasil, reduzindo distâncias e custos; tratamento de incidentes de segurança, estatísticas da Internet no Brasil são alguns deles.

Outras vantagens de se registrar um “.br” envolvem os recursos adicionais de segurança, como token e criptografia, que fortalecem tanto as contas dos usuários do Registro.br, como seus respectivos domínios. Há outra funcionalidade recente: o recurso de redirecionamento que permite apontar um domínio “.br” para qualquer URL, seja em um sítio ou o canal preferido em redes sociais, mantendo identidades e marcas ativas na Internet de forma permanente. Servidores distribuídos pelo Brasil e outras regiões do mundo garantem rapidez e confiabilidade na resolução do ".br" e uma equipe exclusivamente dedicada para atender e auxiliar os usuários em suas dúvidas completam a descrição.

“O crescimento do .br destaca a confiança que brasileiros depositam na importância e solidez do trabalho do NIC.br, além da vontade de envergar o .br em seu nome de domínio. Quem registra um domínio .br acarreta benefícios visíveis para todos os usuários de Internet", reforça Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br.

Conheça 10 vantagens de registrar um .br:

1 - .br é sinônimo de Internet no Brasil

Quando se pesquisa por uma marca em um buscador na Internet e o endereço tem “.br”, logo se reconhece que é do Brasil. A popularidade e identificação rápida do .br é, sem dúvida, uma maneira fácil de atrair as pessoas para o seu sítio, serviço ou blog.

2 – Apoio à melhoria da qualidade na Internet no Brasil

Um bom motivo para registrar um .br é saber que o dinheiro investido retorna para todos em melhorias na infraestrutura da Internet no Brasil. Projetos e ações que possibilitam a diminuição dos custos, aumento da resiliência e segurança de infraestrutura Internet, reforço na competitividade, fomento na transparência em medição da qualidade da Internet, tratamento de incidentes de segurança em computadores que envolvem redes conectadas à Internet no Brasil, geração de dados estatísticos comparáveis internacionalmente sobre o uso das TIC (Tecnologias e Informação e Comunicação) no País, estão entre eles.

3 - Segurança

Recursos como token (verificação em duas etapas), resolução segura do DNS (DNSSEC) e criptografia são alguns diferenciais para quem utiliza o Registro.br, que adiciona uma ‘camada’ de proteção ao usuário no que diz respeito a roubo de informações ou alteração de dados. Manter a segurança para o .br é uma das principais preocupações do NIC.br.

4 - Mais de 120 opções para você registrar seu domínio
Tentou registrar um domínio “.com.br” e ele não está disponível? Se o interessado tem um consultório médico (med.br), uma indústria (ind.br), se é um corretor de imóveis (imb.br), organização sem fins de lucro (ong.br) ou tem uma iniciativa que se encaixa em alguma das mais de 120 opções sob o .br, certamente vai encontrar excelentes nomes disponíveis!

5 - Liberdade de escolha da forma de registro

Você pode registrar um domínio diretamente no Registro.br ou com provedores de hospedagem para seu site, e-mail, entre outros. A escolha é sua!

6 - Atendimento

A equipe do atendimento do Registro.br é composta por funcionários do próprio NIC.br! Dúvidas técnicas, procedimentos administrativos, cobrança? Uma equipe treinada está à disposição para resolver seu problema além de tutoriais on-line disponíveis para consulta. E melhor: tudo em português.

7 - Estabilidade e razoabilidade de preço

Ter o preço em Reais, sem variação cambial e nem previsão de alteração no valor cobrado, permite um melhor controle dos dispêndios dos usuários, que podem contar com a estabilidade do valor do domínio .br. Para ainda maior conforto existe a opção de registrar ou renovar um domínio pelo período de 1 a 10 anos. Atualmente, a anuidade de um domínio ".br" é de R$ 40.

8 - Servidores no Brasil e no exterior

O Registro.br possui várias cópias de servidores por todo o Brasil, além de servidores nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Isso faz com que a resolução do .br seja mais rápida para você e para seus usuários e muito mais resistente a eventuais problemas que ocorram na Internet.

9 – Endereços estáveis via Redirecionamento de Páginas
Empreendedores, profissionais autônomos, comentaristas digitais e usuários de Internet das mais diversas áreas poderão redirecionar seus domínios para o local do conteúdo que publicam, seja uma loja virtual, uma fanpage do Facebook, um canal do YouTube ou perfil do Instagram, por exemplo. Caso o usuário troque de plataforma ou de provedor, seu nome de domínio apontará para o novo local. É uma maneira de se perenizarem endereços, conferindo um nome próprio e estável para iniciativas, para a venda de produtos ou serviços, ou para o conteúdo produzido.

10 - Tradição

Com 29 anos de existência, o domínio .br oferece experiência e solidez. Conheça os marcos dessa história: http://nic.br/historia/.

Neste vídeo (https://youtu.be/gZRYDxWuYpk) é possível tirar dúvidas sobre como registrar um domínio ".br", que pode ser registrado em: https://registro.br/

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
http://www.webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Carolina Carvalho - ccarvalho@webershandwick.com - (11) 3027-0226
Ana Jones - ana.jones@webershandwick.com - (11) 3027-0200 ramal: 312

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo
– Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues
– Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino
– Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: www.facebook.com/nic.br
Telegram: www.telegram.me/nicbr