NIC.br

Ir para o conteúdo
06 DEZ 2019

9ª Semana de Infraestrutura da Internet discute conectividade, novas tecnologias e segurança




Evento sediará a primeira edição do Prêmio Alberto Courrège Gomide, que reconhecerá profissionais que contribuíram e contribuem, com excelência técnica, em prol da Internet no Brasil

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) realiza de 9 a 13 de dezembro, em São Paulo, a 9ª Semana da Infraestrutura da Internet no Brasil, que reunirá renomados especialistas em discussões sobre conectividade, novas tecnologias e segurança. Estão entre os temas que serão abordados nos cinco dias de evento as boas práticas para conexão de provedores de acesso e serviços (ISP - Internet Service Provider) aos Internet Exchanges internacionais; iniciativas para promover a segurança no roteamento da Internet como filtragem de rotas na rede e o RPKI (Resource Public Key Infraestructure); o combate a sequestros e fraudes no DNS (Domain Name System, ou sistema de nomes de domínios); adequações à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), entre outros tópicos.

Compõem a programação da 9ª Semana de Infraestrutura tutoriais práticos nos dias 9 e 13 (segunda e sexta-feira), o IX Fórum 13 em 10 e 11/12 (terça e quarta-feira), e as reuniões conjuntas do GTER e GTS nos dias 12 e 13 (quinta e sexta-feira). Voltado a operadores de serviços de Internet, engenheiros, analistas de segurança, empresários do setor, gestores de TI e demais interessados em debater a operação e funcionamento da Internet no país, o evento recebe inscrições gratuitas no endereço: https://nic.br/semanainfrabr/.

“Continuaremos a incentivar o diálogo sobre questões relevantes para o desenvolvimento da Internet no Brasil e no mundo, com foco em sua infraestrutura técnica e no papel dos Internet Exchanges (Pontos de Troca de Tráfego). Discussões como essas são essenciais para aprimorar cada vez mais a conectividade e segurança da rede”, comenta Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br.

A 9ª Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil promoverá a primeira edição do prêmio Alberto Courrège Gomide, uma iniciativa do GTER (Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes) e GTS (Grupo de Trabalho em Segurança de Redes). O professor Alberto Gomide, que dá nome ao prêmio, foi responsável na FAPESP por desenvolver e especificar o software e a infraestrutura para o desenvolvimento e operação das redes acadêmicas, culminando pela conexão brasileira à Internet, em janeiro de 1991. Gomide foi responsável também, pela administração técnica do “.br”, e realizou os primeiros registros de domínios sob o “.br”. O prêmio, que homenageia esse profissional que contribuiu extensivamente para a infraestrutura da Internet no País, reconhecerá anualmente profissionais da comunidade técnica que contribuem e contribuíram com excelência técnica para o desenvolvimento da Internet no Brasil.

"Gomide esteve presente na implantação da rede no país, e no momento da criação do GTER. O prêmio com seu nome será entregue anualmente a alguém cujo trabalho tenha representado impacto importante para redes no país", destaca Getschko, um dos membros do Comitê de Programa das reuniões conjuntas GTER GTS. O primeiro premiado será Vilson Sarto (em memória), que fez parte da equipe da FAPESP responsável por obter conexão às redes acadêmicas.

Tutoriais NIC.br

Pela primeira vez, a 9ª Semana de Infraestrutura da Internet terá dois dias de tutoriais práticos, que serão realizados nos dias 9 e 13 de dezembro na sede do NIC.br. Serão apresentadas as melhores práticas de segurança e gerenciamento de redes para provedores, bem como tutorial sobre redes Wi-Fi em eventos. Também haverá atividades sobre o gerenciamento de redes baseado em programação, segurança de roteamento, RPKI, e-VPN e segment routing. A programação completa e inscrições estão disponíveis em: https://tutoriais.semanainfrabr.nic.br/. As vagas são limitadas.

IX Fórum 13

O IX Fórum 13 - Encontro dos Sistemas Autônomos da Internet no Brasil discutirá a Lei Geral de Proteção de Dados, com foco em empresas que operam fora do Brasil e têm interesse em trabalhar no país, e em companhias brasileiras que pretendem expandir seus negócios para o exterior. Outro painel de destaque celebrará os 30 anos do domínio .br e os 15 anos IX.br com a participação de Demi Getschko (NIC.br), Bill Woodcock (PCH), Frederico Neves (NIC.br), Milton Kashiwakura (NIC.br) e Hartmut Glaser (secretário-executivo do CGI.br).

Os resultados do Programa Por uma Internet mais Segura, do NIC.br, serão apresentados durante o evento, que ampliará o debate sobre iniciativas para promover a segurança no roteamento da Internet com painéis sobre peering security e filtragem de rotas na rede com o objetivo de melhorar a segurança. O IX Fórum 13 também contará com a apresentação sobre a evolução de importante CDN (Content Delivery Network) brasileiro. Para conferir a programação completa e se inscrever, acesse: https://forum.ix.br/.

GTER e GTS

O RPKI - recurso para tornar o roteamento na Internet mais seguro - será o principal assunto do 48º encontro do GTER, que também falará sobre a transição do IPv4 para o IPv6. Já o 34º encontro do GTS contará com painéis sobre combate a sequestros e fraudes em DNS (Domain Name System, ou sistema de nomes de domínios), bugs em aplicações, crimes cibernéticos e a apresentação de resultados do Exercício Guardião Cibernético. Mais informações no sítio: https://gtergts.nic.br/.

Realizada pelo CGI.br e NIC.br com recursos do registro de domínios .br, a 9ª Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil também conta com o patrocínio platina da Seaborn e Abranet, além do patrocínio ouro da Cisco, EPS Finisar, NTT, PS Network Experts, Globenet e TDec Extreme.

Anote na Agenda
9ª Semana da Infraestrutura da Internet no Brasil
Data: 9 e 13 de dezembro (segunda a sexta-feira)
Tutoriais (9 e 13/12)
Local: Sede do NIC.br
Av. das Nações Unidas, 11.541 – Brooklyn, São Paulo, SP
IX Fórum 13 (10 e 11/12) e GTER 48/GTS 34 (12 e 13/12)
Local: Centro de Convenções do Hotel Pullman Vila Olímpia
Rua Olimpíadas, 205 - Vila Olímpia, São Paulo – SP
Programação e inscrições: https://nic.br/semanainfrabr/
Credenciamento da imprensa: Jornalistas interessados em se credenciar para acompanhar as discussões dos eventos devem confirmar presença com Marina Faria pelo e-mail mfaria@webershandwick.com ou telefone (11) 3027-0241.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (https://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (https://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (https://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/). 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://www.cgi.br/principios). Mais informações em https://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
https://www.webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Marina Faria – mfaria@webershandwick.com - (11) 3027-0241
Victor Sartori - vsartori@webershandwick.com - (11) 3027-0223
Carolina Boccardo - cboccardo@webershandwick.com - (11) 98708-0117

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Carolina Carvalho – Coordenadora de Comunicação – carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br 

Flickr: https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: https://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: www.facebook.com/nic.br
Telegram: www.telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://www.instagram.com/nicbr/