NIC.br

Ir para o conteúdo
04 NOV 2019

4º Encontro Brasileiro de Governo Aberto debate promoção da transparência e do acesso à informação




Evento acontece em Brasília (DF) e é coorganizado pelo Ceweb.br/NIC.br, entre outras entidades

Nos dias 26 e 27 de novembro acontece, em Brasília, o 4º Encontro Brasileiro de Governo Aberto, que tem como objetivo promover discussões sobre práticas e políticas de governo aberto e sua implementação no Brasil. O evento reunirá representantes de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, iniciativa privada, movimentos sociais e universidades em mesas temáticas, workshops, rodas de debate, pitchs, entre outras atividades. A iniciativa tem o Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) como uma das entidades organizadoras, e recebe inscrições gratuitas até 16 de novembro em: https://4encontrogovernoaberto.wordpress.com/inscricoes/.

Entre as atividades da programação está o painel “Violação dos direitos dos usuários de governo aberto pelas barreiras de acesso em aplicações públicas” organizado pelo Ceweb.br. “Quando um usuário não consegue preencher um formulário ou submeter uma proposta de requisição de documentos em uma plataforma Web de governo aberto, está tendo seu direito de acesso cerceado por falta de acessibilidade”, explica Reinaldo Ferraz, especialista em desenvolvimento Web do Ceweb.br e do W3C Brasil, e um dos palestrantes do evento.

Durante o painel, serão apresentadas as principais barreiras de acesso em aplicações de governo aberto e como os usuários, mesmo sem conhecimentos técnicos, podem identificar e cobrar a resolução desses problemas. “É fundamental discussões como essa para ampliarmos o debate em prol de uma Web mais acessível para todos”, complementa Ferraz. A programação do evento ainda inclui discussões sobre práticas de inovação, os caminhos para uma boa governança pública, inteligência de dados para a promoção de uma inovação cidadã, entre outros assuntos.

Além do Ceweb.br/NIC.br, o 4º Encontro Brasileiro de Governo Aberto é organizado pela Article 19, Controladoria-Geral da União, Agenda Pública, Fast Food da Política, Imaflora, Instituto de Governo Aberto, Acredito, Open Knowledge Brasil, Prefeitura da Cidade de São Paulo – Controladoria Geral do Município e Governo Aberto na Cidade de São Paulo, com apoio do Fórum de Gestão Compartilhada, Open Government Partnership, Delibera e Todos pela Educação.

Anote na Agenda
4º Encontro Brasileiro de Governo Aberto

Data: 26 e 27 de novembro (terça e quarta-feira)
Horário: a partir das 10h
Local: Escola Nacional de Administração Pública
ENAP - s/n, SPO - Asa Sul, DF, 70610-900
Inscrições e programação: https://4encontrogovernoaberto.wordpress.com/

Sobre o Ceweb.br
O Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), do NIC.br, tem como missão disseminar e promover o uso de tecnologias abertas na Web, fomentar e impulsionar a sua evolução no Brasil por meio de estudos, pesquisas e experimentações de novas tecnologias. No escopo de atividades desenvolvidas pelo Centro, destacam-se o estímulo às discussões sobre o ecossistema da Web e a preparação de subsídios técnicos à elaboração de políticas públicas que fomentem esse ecossistema como meio de inovação social e prestação de serviços. Mais informações em https://www.ceweb.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (https://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (https://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (https://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/). 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://www.cgi.br/principios). Mais informações em https://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa: 

Weber Shandwick
https://www.webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Carolina Boccardo - cboccardo@webershandwick.com 
- (11) 3531-4968
Ana Jones - ana.jones@webershandwick.com - (11) 3027-0200 ramal: 312 

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Carolina Carvalho – Coordenadora de Comunicação – carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br 

Flickr: https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: https://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: www.facebook.com/nic.br
Telegram: www.telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://www.instagram.com/nicbr/