2º Seminário do OBIA debate impactos da IA no trabalho, na educação e no ambiente
Evento, organizado por NIC.br e CGI.br em São Paulo, aprofundará discussões sobre as transformações sociais e éticas provocadas pela inteligência artificial
São Paulo, 25 de agosto de 2025 – Como a inteligência artificial tem transformado o mercado de trabalho e a educação? Quais os impactos dessa tecnologia no desenvolvimento sustentável e na economia? Para discutir essas e outras questões, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) realizam no dia 28 deste mês, em São Paulo (SP), o 2º Seminário do Observatório Brasileiro de Inteligência Artificial (OBIA). Pesquisadores acadêmicos, formuladores de políticas públicas, representantes da sociedade civil, líderes empresariais e profissionais da área estarão entre os debatedores. O evento, que reunirá convidados do Brasil e do exterior, tem inscrições gratuitas e pode ser acompanhado presencialmente ou pelo canal do NIC.br no YouTube.
"A missão do OBIA é consolidar e disseminar conhecimento sobre os avanços da IA no Brasil e seus impactos na sociedade. O Seminário é uma ferramenta para isso. Queremos fomentar um debate qualificado, multissetorial e inclusivo, abordando temas emergentes de interesse público. Ao analisarmos os efeitos da IA em áreas fundamentais como trabalho e educação, buscamos, coletivamente, buscar caminhos que maximizem os benefícios dessa tecnologia e mitiguem seus potenciais riscos", explica Luiz Alexandre (Tuca) Reali Costa, Gerente do OBIA, que participará da mesa de abertura junto com o diretor-presidente do NIC.br, Demi Getschko, e a coordenadora do CGI.br, Renata Mielli.
Vasilka Sancin (International Law Association — ILA), Jurista eslovena com forte atuação em direito internacional e direitos humanos, será palestrante principal, assim como o renomado estrategista de comunicação brasileiro Nizan Guanaes, fundador da N.ideias e Embaixador da Boa Vontade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Além dos keynotes, o Seminário terá quatro painéis, sendo o primeiro deles intitulado “Como a IA está moldando a forma como o trabalho é organizado, avaliado e controlado”. O objetivo é examinar as transformações provocadas pela inteligência artificial no mercado e nas condições de trabalho, e analisar se essa tecnologia reforçará desigualdades, ou se tornará um agente de justiça e inovação social.
Já o painel “IA e o Desenvolvimento Sustentável – Oportunidades para o Brasil, PBIA e Desenvolvimento sustentável” discutirá como a inteligência artificial pode ser aplicada à sustentabilidade e às mudanças climáticas, destacando tanto seu potencial positivo quanto os desafios relacionados ao consumo intensivo energético. Serão exploradas, ainda, as oportunidades e ações presentes no Plano Brasileiro para a Inteligência Artificial (PBIA).
O painel “IA e Educação: Transformando os processos de ensino e aprendizagem” abordará de que maneira o setor vem sendo impactado pela inteligência artificial, discutindo possibilidades e dilemas éticos, pedagógicos e sociais.
O último painel, “Agentic Web: os impactos da IA no futuro da Web”, colocará em pauta as mudanças provocadas pelos chamados agentes de IA no consumo e na busca de conteúdo online e como isso tem afetado usuários, provedores de conteúdo, governos e empresas da área.
Para conhecer a programação em detalhes do 2º Seminário do OBIA, acesse: https://seminarioobia.nic.br/.
Sobre o Observatório
Coordenado pelo NIC.br, o OBIA reúne dados brasileiros sobre o uso e a adoção de Inteligência Artificial por diferentes setores. Numa segunda linha de ação, funciona como repositório de documentos orientadores na área, oriundos de todos os locais do mundo e, numa terceira linha, atua como “ponto de troca de informações” entre os centros de IA operando no Brasil. Além disso, tem entre seus objetivos: permitir uma análise ampla e auxiliar na avaliação dos impactos da inteligência artificial na sociedade e nas tomadas de decisão; fomentar o diálogo entre diversos atores, facilitando a criação de um ambiente de políticas setoriais para a implantação de sistemas de IA confiáveis e éticos; e desenvolver, contribuir e implementar programas de capacitação em áreas como ética, privacidade e aspectos legais ligados à IA.
O Observatório integra o Eixo 5 do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), focado no "apoio ao processo regulatório e de governança da IA" e faz parte das ações da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA), instituída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O OBIA tem a participação de profissionais do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) e do Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br), ambos departamentos do NIC.br, e conta com uma rede de parceiros externos, como o Centro de Gerenciamento e Estudos Estratégicos (CGEE), a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), o Centro de Inteligência Artificial da USP (Center for Artificial Intelligence – C4AI) e outros.
Eventos em Sequência
O Seminário OBIA acontece no dia 28 de agosto, seguinte ao 16º Seminário de Proteção à Privacidade e aos Dados Pessoais, também organizado por NIC.br e CGI.br. Embora realizados em sequência e no mesmo local, os seminários são independentes e exigem inscrições separadas. Para mais informações, acesse o site: https://seminarioobia.nic.br/.
Anote na agenda
2º Seminário do Observatório Brasileiro de IA (OBIA)
Data: quinta-feira, 28 de agosto de 2025
Horário: das 8h às 18h45
Local: Centro de Convenções Rebouças – Av. Rebouças, 600 – Pinheiros, São Paulo/SP
Inscrições e mais informações: https://seminarioobia.nic.br/
Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/nicbrvideos
Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte: Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.
Informações para a imprensa
Assessoria NIC.br - nic@maquinacohnwolfe.com
Ruan Segretti – ruan.segretti@maquinacohnwolfe.com – (11) 97309-7095
Fernanda Sátiro – fernanda.satiro@maquinacohnwolfe.com – (11) 99203-7650
Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br
Ana Nascimento - Coordenadora de Comunicação – ananascimento@nic.br
Flickr: https://flickr.com/NICbr/
X: https://x.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/