NIC.br

Ir para o conteúdo
26 AGO 2025

Representantes do governo do Reino Unido visitam sede do NIC.br e discutem fortalecimento de parceria com a entidade





(Foto: Ricardo Matsukawa/Divulgação NIC.br)


Encontro, realizado no dia 20/8, contou com apresentações feitas por Ceweb.br, Ceptro.br e Cetic.br

Representantes do Foreign, Commonwealth & Development Office – departamento do governo do Reino Unido – e da Embaixada Britânica visitaram no dia 20 de agosto a sede do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) em São Paulo (SP). O encontro teve como objetivo aprofundar o diálogo e identificar novas oportunidades no âmbito do Programa de Cooperação em Acesso Digital entre Reino Unido e Brasil que, desde 2014, conta com a participação do NIC.br. O grupo foi recebido pelo Secretário-Executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Hartmut Glaser; pelo Diretor-presidente do NIC.br, Demi Getschko; e pelo Diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento da entidade, Milton Kaoru Kashiwakura.

Os convidados assistiram a apresentações sobre o estado dos projetos incluídos na parceria, que tratam de temas como inclusão, infraestrutura e acesso à Internet em municípios brasileiros. Essas iniciativas estão vinculadas ao Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), ao Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologias de Redes e Operações (Ceptro.br) e ao Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), e foram apresentadas por gerentes e especialistas dos centros.

Alessandra Lustrati, Conselheira de Desenvolvimento Digital do Reino Unido, responsável pelo Programa, enfatizou que o NIC.br é um dos “parceiros mais importantes do programa. Para nós, é uma entidade única, tendo em vista as atividades desenvolvidas pelos centros que contribuem para uma transformação digital mais inclusiva e sustentável”.

“A melhor forma de desenvolvimento é aprendermos um com o outro. Por isso, essas parcerias são muito importantes”, destaca o Secretário-Executivo do CGI.br, Hartmut Glaser, acrescentando que a delegação do Reino Unido viajou por 15 dias pelo Brasil e teve a oportunidade de conhecer de perto a realidade regional. “Vendo a realidade, nossa motivação para participar de projetos sociais aumenta.”

“Estamos felizes e orgulhosos com esta parceria, que rende resultados concretos para os brasileiros. São iniciativas alinhadas com o trabalho realizado pelo NIC.br em prol do desenvolvimento da Internet no país”, pontua Demi Getschko.

Na ocasião, destacou-se o projeto o GIGA/UNICEF desenvolvido em parceria com a Embaixada do Reino Unido no Brasil, voltado à identificação de escolas públicas por meio de algoritmos de aprendizagem de máquina e imagens de satélite, com foco no diagnóstico de conectividade e infraestrutura.

Também foram mencionados o projeto Conexão Povos da Floresta, conduzido pelo Ceweb.br que promove a capacitação de povos indígenas, comunidades quilombolas e extrativistas, para o uso da Web, além do Guia de Boas Práticas para Acessibilidade Digital, publicação gratuita que apoia a inclusão da acessibilidade nas estratégias de transformação digital.

“Para nós é um prazer ter o NIC.br como parceiro, e esperamos que nos próximos meses possamos desenvolver essa colaboração, e identificar mais áreas de atuação” celebra Leticia Hungria, Vice-diretora do Programa de Acesso Digital da Embaixada do Reino Unido em Brasília.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br 
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/