NIC.br

Ir para o conteúdo
17 JUL 2018

Programe-se: Workshop e Curso de Capacitação orientam educadores sobre o uso seguro e responsável da Internet




Com inscrições gratuitas e vagas limitadas, atividades acontecem em São Paulo no mês de agosto

Educadores, coordenadores e dirigentes que buscam informações e orientações sobre o papel da escola na educação de crianças e adolescentes em tempos de Internet podem se inscrever gratuitamente para atividades realizadas pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), com correalização da SaferNet Brasil. São elas: o 3º Workshop “Impactos da Exposição de Crianças e Adolescentes na Internet, que acontecerá no dia 7 de agosto, em São Paulo, e o Curso de Capacitação para o Uso Consciente e Responsável da Internet, que terá sua 3ª turma no dia 24 de agosto.

Com transmissão ao vivo por meio do canal do NIC.br no YouTube, o Workshop abordará questões como a educação para uso consciente e responsável da Internet na Base Nacional Comum Curricular; o papel dos influenciadores digitais mirins; responsabilidades das famílias na educação digital, entre outros temas. O encontro também terá um debate sobre a escola frente às mudanças advindas da tecnologia, reflexões a respeito da dependência da tecnologia e bem-estar de crianças e adolescentes, e sobre ações preventivas e responsabilidades envolvendo cyberbullying e vazamento de “nudes”. A agenda completa e inscrições estão disponíveis no endereço: http://workshopexposicaonainternet.nic.br/.

O Curso de Capacitação para o Uso Consciente e Responsável da Internet, oferecido de forma somente presencial, tem o objetivo de fornecer aos participantes subsídios para o desenvolvimento de atividades pedagógicas que estimulem o uso seguro, consciente e responsável da Internet, por meio de uma extensa programação. A agenda do curso contempla questões como o cenário nacional de uso da Internet por crianças e adolescentes; a cidadania e direitos humanos on-line; recomendações para reduzir os riscos e proteger contas e dispositivos; exposição excessiva na Internet, liberdade de expressão e danos à imagem, além de dar orientações sobre como denunciar e acessar canais de ajuda para situações no âmbito escolar. Mais informações e inscrições para a próxima turma do dia 24/08 estão no endereço http://www.cursointernetcomresponsa.nic.br/.

Comprometidos com a promoção do uso consciente e responsável da Internet, o CGI.br e NIC.br disponibilizam ainda gratuitamente para download Guias educativos específicos para diferentes públicos: crianças; adolescentes; educadores, pais e responsáveis; e pessoas acima de 60 anos. Acesse: http://internetsegura.br/.

Anote na Agenda

3º Workshop Impactos da exposição de crianças e adolescentes na Internet
Data: 07 de agosto (terça-feira), a partir das 9h
Local: Blue Tree Premium Morumbi
Av. Roque Petroni Junior, 1000 - Brooklin Novo, São Paulo – SP
Inscrições: http://workshopexposicaonainternet.nic.br
Evento gratuito / Vagas limitadas
Endereço da transmissão web: https://www.youtube.com/NICbrvideos

Curso de Capacitação para o uso consciente e responsável da Internet
Próxima data: 24 de agosto (sexta-feira), a partir das 8h30
Local: Edifício Bolsa de Imóveis
Av. das Nações Unidas, 11541, 6º andar, São Paulo, SP
Inscrições gratuitas: http://www.cursointernetcomresponsa.nic.br/
Curso gratuito / Vagas limitadas