NIC.br

Ir para o conteúdo
26 JUL 2017

NIC.br leva curso de IPv6 para a África




ENGLISH VERSION

Parceria com o AFRINIC capacitou provedores, acadêmicos e membros do governo em Moçambique

De 18 a 21 de julho, profissionais do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) estiveram na cidade de Maputo (Moçambique) para ministrar o curso de IPv6 para provedores, acadêmicos e membros do governo local. Promovida a partir de uma parceria com o AFRINIC (Internet Numbers Registry for Africa), a iniciativa capacitou 16 profissionais do País para a implantação da nova versão do protocolo.

O primeiro dia de curso foi dedicado à atuação do AFRINIC e os demais dias ao treinamento realizado por Eduardo Morales e Tiago Jun Nakamura (ambos do NIC.br), que abordaram tópicos como Introdução ao IPv6 e importância de sua implantação na Internet; funcionalidades básicas; serviços e segurança em redes IPv6; roteamento, entre outros.

“Há nove anos realizamos treinamentos sobre IPv6 por todo o país, tendo beneficiado milhares de profissionais e gerado um enorme impacto positivo na Internet brasileira. Ficamos muito entusiasmados atendendo ao convite do AFRINIC. Além da satisfação em poder ajudar nossos colegas de Moçambique, foi de certa forma um reconhecimento ao trabalho que temos realizado aqui”, ressalta Antonio M. Moreiras, gerente de Projetos e Desenvolvimento do NIC.br.

Além do curso, também foi feita a distribuição de exemplares do livro Laboratório de IPv6 para universidades em Moçambique. A obra traz experimentos para o aprendizado do IPv6 na prática, com o auxílio de um emulador de redes.

Confira abaixo algumas fotos do curso em Moçambique: