NIC.br

Ir para o conteúdo
26 JAN 2016

NIC.br incentiva desenvolvimento seguro e promove atividades práticas na Campus Party Brasil 9




Profissionais da entidade também ministrarão workshop sobre IPv6

Com a realização de workshops e palestras, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) participará da Campus Party Brasil 9, que acontecerá entre 26 e 31 de janeiro, no Anhembi, em São Paulo (#CPBR9). Durante quatro dias, diversas atividades dos palcos “Inovação: Desenvolvimento” e “Inovação: Segurança e Redes” terão a curadoria e participação de profissionais do NIC.br, que este ano incentivarão desenvolvimento seguro de aplicações e ministrarão exercícios práticos focados em segurança, adoção do IPv6 e no universo Web.

A abertura do palco “Inovação: Desenvolvimento” acontecerá no dia 27, às 10h30, e trará a apresentação de Ricardo Patara (NIC.br) sobre como funciona a Internet. O IP (Internet Protocol) e a comunicação entre as diferentes redes serão detalhadas de maneira didática por Patara, que explicará também o funcionamento do DNS (Domain Name System), entre outras questões. Na sequência, às 11h45, Miriam von Zuben e Dionathan Nakamura, ambos do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), abordarão o cenário atual de incidentes de segurança relacionados ao ambiente Web (servidores, aplicações e redes), e apresentarão exemplos de vulnerabilidades e ataques recentes.

Durante a tarde, o palco “Inovação: Segurança e Redes” vai abrigar duas atividades práticas com a participação do NIC.br: às 14h15, Dionathan Nakamura (CERT.br) vai debater a programação segura para Web e, juntamente com os participantes, vai analisar, identificar e corrigir vulnerabilidades em aplicações Web; e às 16h, Eduardo Barasal Morales e Tiago Jun Nakamura, ambos do NIC.br, ministrarão o workshop “IPv6 na prática - Utilizando o novo protocolo Internet”. Com o auxílio de uma máquina virtual, os participantes poderão acessar serviços comuns na Web usando o IPv6.

No dia 28 de janeiro, o foco será voltado para as atividades práticas no palco “Inovação: Segurança e Redes”. Às 14h15, Cristine Hoepers (CERT.br) e Klaus Steding-Jessen (CERT.br) apresentarão conceitos importantes para usar criptografia de forma segura, comentar sobre os erros mais comuns no uso de PGP e ensinar o passo a passo para criar um par de chaves e cifrar e decifrar e-mails. A Oficina e Desafio de Análise Forense dará continuidade, às 16h, aos exercícios de segurança. Renato Otranto Jr. (CERT.br) vai mostrar como um analista forense computacional deve encontrar as pistas corretas para responder a todas as questões relacionadas a um incidente de segurança. Os participantes poderão colocar em prática as técnicas e ferramentas usadas pelos analistas e ganhar prêmios.

No dia seguinte, 29 de janeiro, as medições de qualidade da Internet serão discutidas no palco “Inovação: Desenvolvimento”. Às 10h20, Poliana Magalhães Reis (NIC.br) e Holger Wiehen (NIC.br) vão mostrar as ferramentas que os usuários têm disponíveis para verificar a qualidade da Internet contratada, inclusive utilizando as tecnologias mais recentes como o IPv6. Durante a apresentação serão distribuídos roteadores de medição de desempenho da Internet.

Já no dia 30, Yasodara Córdova, do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), apresentará no palco “Inovação: Segurança e Redes”, a partir das 14h, o workshop “O universo Web”.

Durante os quatro dias, os visitantes que forem ao estande do NIC.br na #CPBR9 poderão participar de um quiz educativo com questões diversas sobre o universo da Internet. Os vencedores de cada dia irão confrontar-se numa etapa final, que acontecerá no dia 30, às 12h15, no palco “Inovação: Desenvolvimento”. Para conhecer a programação completa do evento, visite o sítio oficial: http://brasil.campus-party.org/conteudos/agenda. Acompanhe as novidades sobre a participação do NIC.br no Twitter e Facebook. E veja abaixo a íntegra da agenda do NIC.br na #CPBR9, sujeita a alterações:


Dia 27/01
Palco Inovação: Desenvolvimento

Horário: 10h30 às 11h30
Palestra: Como funciona a Internet
Palestrante: Ricardo Patara (NIC.br)

Horário: 11h45 às 12h45
Palestra: Mitigando os Riscos de Segurança em Aplicações Web
Palestrantes: Miriam von Zuben e Dionathan Nakamura (CERT.br)

Palco Inovação: Segurança e Redes
Horário: 14h15 às 16h00
Workshop: Programação Segura para Web
Instrutor: Dionathan Nakamura (CERT.br)

Horário: 16h00 às 17h30
Workshop: IPv6 na prática – Utilizando o novo protocolo Internet
Instrutores: Eduardo Barasal Morales e Tiago Jun Nakamura (NIC.br)


Dia 28/01
Palco Inovação: Segurança e Redes

Horário: 14h15 às 15h45
Workshop: Criptografia e Privacidade: aprendendo a usar PGP
Instrutores: Cristine Hoepers e Klaus Steding-Jessen (CERT.br)

Horário: 16h00 às 19h30
Workshop: Oficina e Desafio de Análise Forense
Instrutor: Renato Otranto Jr. (CERT.br)


Dia 29/01
Palco Inovação: Desenvolvimento

Horário: 10h20 às 11h20
Tema: Medições de qualidade da Internet
Palestrantes: Poliana Magalhães Reis e Holger Wiehen (NIC.br)


Dia 30/01
Palco Inovação: Desenvolvimento

Horário: 12h15 às 12h45
Etapa final campeonato Quiz-NIC.br

Palco Inovação: Segurança e Redes
Horário: 14h00 às 15h30
Workshop "O universo Web"
Instrutor: Yasodara Córdova (Ceweb.br)