NIC.br

Ir para o conteúdo
01 ABR 2025

Ministra Esther Dweck visita instalações do NIC.br na Avenida João Dias





Foto: Edu Viana / Divulgação NIC.br

Representante do Governo Federal conheceu o datacenter que funciona no local e tem desempenhado papel fundamental na operação da Internet no país

A ministra de Estado da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, esteve pela primeira vez nas instalações do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) na Avenida João Dias, em São Paulo (SP). A visita, realizada nesta segunda-feira (31), foi guiada pelo Diretor de Serviços e Tecnologia do NIC.br, Frederico Neves, que estava acompanhado do diretor-presidente do NIC.br, Demi Getschko; do Secretário Executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Hartmut Glaser; da coordenadora do CGI.br, Renata Mielli; e do Diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento, Milton Kaoru Kashiwakura.

O NIC.br é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, que conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Esther Dweck conheceu o datacenter que funciona no local desde a inauguração do prédio, em 2015, e tem desempenhado papel fundamental na operação da Internet no país, hospedando parte da infraestrutura do IX.br e cópias da infraestrutura do serviço de DNS de outros países, a partir de acordos de cooperação recíprocos. Ele possui dez vezes mais espaço e disponibilidade de energia do que o primeiro datacenter do NIC.br (localizado na sede da entidade, na Avenida das Nações Unidas), oferecendo mais redundância e segurança reforçada.

“A convite do Comitê de Gestão da Internet, o CGI.br, vim visitar as instalações do NIC.br, onde ele mantem um grande datacenter, importante para a Internet no Brasil. Fiquei muito impressionada com toda a estrutura de como o NIC.br está organizado”, comentou a ministra, exaltando a importância da parceria entre a sociedade civil e o Governo Federal para a gestão da Internet no país.

Renata Mielli destacou que, além da infraestrutura gerenciada pelo NIC.br e da atuação do CGI.br na governança da Internet no país, ambos têm promovido ao longo dos anos uma série de iniciativas em benefício da sociedade, como pesquisas TIC, que produzem indicadores sobre o uso e a apropriação das tecnologias da informação e comunicação no Brasil; serviços que ajudam a aumentar os níveis de segurança e a capacidade de tratamento de incidentes no ambiente digital; e muitos outros projetos e ações cujo objetivo é fortalecer a Internet em território nacional.

“Quero agradecer a visita da ministra Esther, da Luanna [Roncaratti, Secretária Adjunta de Governo Digital e conselheira do CGI.br], e dizer que estamos sempre abertos para promover uma Internet mais inclusiva e mais democrática no nosso país”, disse a coordenadora do CGI.br.

A unidade da João Dias é ainda o local de trabalho das equipes do atendimento, que fazem a ponte entre os usuários e o Registro.br, e da Operação, responsável por monitorar os equipamentos que armazenam os registros de domínios .br. Abriga ainda as equipes do IX.br e de engenharia de infraestrutura.

Além da ministra e da Secretária Adjunta de Governo Digital, participaram da visita Felipe Guth, Assessor Especial; Thaís Pinheiro, Chefe de Cerimonial; Jhonathan Braga, Coordenador Geral de Comunicação Digital e Audiovisual; Denise Neumann, Chefe da Assessoria Especial; e Daniela Gorayeb, Assessora de Participação Social e Diversidade, todos integrantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br/), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br/), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br/) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.