Ministra do MCTI visita instalações do NIC.br em São Paulo e conhece iniciativas da entidade para o desenvolvimento da Internet no Brasil
Foto: Eduardo Viana / Divulgação NIC.br
A convite do CGI.br, Luciana Santos esteve na sede do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR e no data center que funciona na unidade da Avenida João Dias
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, visitou nesta sexta-feira (25) a sede do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e as instalações da entidade na Avenida João Dias, em São Paulo (SP). Convidada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a representante do governo federal conheceu ações e projetos do NIC.br em cibersegurança, produção de indicadores, tecnologias Web, redes e operações, entre outros. A autoridade foi recebida pelo diretor-presidente do NIC.br, Demi Getschko; pelo Secretário Executivo CGI.br, Hartmut Glaser; pela coordenadora do CGI.br, Renata Mielli; pelo Diretor de Serviços e Tecnologia do NIC.br, Frederico Neves; e pelo Diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento do NIC.br, Milton Kaoru Kashiwakura.
Na primeira etapa da visita, Luciana Santos assistiu a apresentações sobre a atuação de áreas do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. Elas foram conduzidas por Cristine Hoepers, gerente do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br); Alexandre Barbosa, gerente do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br); Vagner Diniz, gerente do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br); Luiz Alexandre Reali, gerente do Observatório Brasileiro de Inteligência Artificial (OBIA); Milton Kaoru Kashiwakura, que falou sobre iniciativas do Centro de Estudos e Pesquisas de Tecnologias de Rede e Operações (Ceptro.br) ligadas à infraestrutura e à medição da qualidade da Internet. Kashiwakura também apresentou à ministra o IX.br (Brasil Internet Exchange), maior conjunto de Pontos de Troca de Tráfego Internet (PTT) do mundo, destacando a importância do projeto para o aprimoramento da conectividade que chega aos brasileiros.
Já Demi Getschko e Frederico Neves explicaram o funcionamento do Registro.br, departamento responsável pelo registro e pela manutenção dos nomes de domínios sob o .br. São os recursos obtidos por meio dessas atividades que viabilizam as diversas ações do NIC.br, entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, em prol do desenvolvimento da Internet no Brasil. Conselheiros do CGI.br também acompanharam a visita da titular do MCTI.
Data center
Após almoço, a ministra Luciana Santos conheceu o data center mantido pelo NIC.br no prédio da Avenida João Dias. O centro de dados tem desempenhado papel fundamental na operação da Internet em território nacional, hospedando parte da infraestrutura do IX.br e cópias da infraestrutura do serviço de DNS de outros países, a partir de acordos de cooperação recíprocos. Ele possui dez vezes mais espaço e disponibilidade de energia do que o primeiro datacenter do Núcleo (localizado na sede da entidade, na Avenida das Nações Unidas), oferecendo mais redundância e segurança reforçada.
Apesar de já reconhecer a relevância da atuação do CGI.br e do NIC.br, a ministra admitiu que se impressionou ao ver de perto a infraestrutura física e operacional do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. “É quando percebemos o quanto é incrível a capacidade da inteligência brasileira, de proteger uma entidade que oferece serviços extraordinários para nossa população, numa área tão disruptiva, que é a digital. E, portanto, ter a certeza das nossas condições de garantir que a transformação digital tenha sua soberania e sua autonomia”, afirmou, acrescentando que esse modelo bem-sucedido reforça a importância de consolidar cada vez mais o sistema de governança do Comitê Gestor da Internet no Brasil, alicerçado no multissetorialismo e na pluriparticipação.
A unidade da João Dias é ainda o local de trabalho das equipes do atendimento, que fazem a ponte entre os usuários e o Registro.br, e da Operação, responsável por monitorar os equipamentos que armazenam os registros de domínios .br. Abriga ainda as equipes do IX.br e de engenharia de infraestrutura.
Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte: Registro.br (https://registro.br/), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br/), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br/) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.