NIC.br

Ir para o conteúdo
09 JUN 2020

MANRS – aproveitando ao máximo nossas parcerias: NIC.br e Brasil lideram a participação no MANRS




Por Megan Kruse (Internet Society) e Gilberto Zorello (NIC.br)*

Melhorar a situação da segurança de roteamento não é uma tarefa fácil. Requer que operadores de rede, IXPs e CDNs e provedores de serviços em nuvem de todos os portes, e em todo o mundo, trabalhem juntos, melhorem suas próprias redes e abram linhas de comunicação com seus parceiros e concorrentes para melhorar a rede como um todo.

Uma das maneiras pelas quais conseguimos disseminar amplamente a mensagem do MANRS é por meio de parcerias. Temos a sorte de ter parceiros dedicados e fortes em várias regiões do mundo. Neste post, falaremos sobre um parceiro em particular  o NIC.br – e como seus esforços mudaram o cenário de roteamento seguro no Brasil e no exterior.


Um pouco de história

O NIC.br é responsável pela administração e operação relacionadas ao domínio .br (Brasil), e vai além de entidades similares em outros países, investindo em ações e projetos que trazem uma série de benefícios para o aprimoramento de atividades relacionadas à infraestrutura da Internet no Brasil.

Em 2017, o NIC.br lançou o Programa “Por uma Internet mais segura”, com o apoio da Internet Society e associações de provedores do Brasil. A entidade convidou na época Andrei Robachevsky para apresentar uma iniciativa relativamente nova chamada MANRS, abordando a segurança de roteamento como parte de uma Internet mais segura. A mensagem ecoou pelo público, assim como pelo NIC.br, e isso levou à assinatura de um memorando formal de entendimento entre a Internet Society e o NIC.br em junho de 2018.


O que o NIC.br faz para oferecer suporte ao MANRS?
Desde então, o NIC.br está bastante ocupado! Abaixo, seguem apenas algumas das ações que desenvolve para promover a segurança de roteamento e o MANRS:

  • Tradução do documento MANRS Actions for Network Operators para o português
  • Promoção de ações MANRS em reuniões com grandes operadoras em todo o Brasil
  • Treinamento de profissionais com cursos sobre boas práticas de roteamento
  • Apresentações em eventos de associações de provedores, para alcançar milhares de ISPs
  • Desenvolvimento de um folheto com informações sobre o MANRS para distribuição nos eventos das associações de provedores
  • Reuniões com os ISPs locais com problemas de segurança, conforme medições realizadas pelo NIC.br
  • Criação de um site para o Programa “Por uma Internet mais segura”, que inclui o MANRS como uma das principais recomendações de segurança
  • Lançamento da plataforma RPKI do NIC.br, no modo delegado, no final de 2019
  • Artigos em revistas especializadas mencionando o MANRS como um componente chave para uma Internet mais segura


Quais são os resultados?

Atualmente, 365 operadoras de rede participam do MANRS e 96 operam no Brasil, uma porcentagem impressionante de 26%. Há também um IXP brasileiro participando do MANRS.

Figura 1: Distribuição por país dos participantes do programa MANRS para operadores de rede em 8 de maio de 2020.



Apesar do Brasil continuar a ter um alto número de incidentes de roteamento, verificamos algumas melhorias impressionantes, como por exemplo, mais ROAs válidos, mais objetos em IRRs válidos e uma grande mudança positiva na coordenação no Brasil e na região.

O gráfico abaixo, com dados compilados a partir do site bgpstream.com, mostra a diminuição da porcentagem de responsáveis por incidentes de roteamento nos principais países, com o Brasil apresentando uma grande melhora.

Figura 2: Porcentual de incidentes de roteamento ao longo do tempo. Dados de bgpstream.com



Esperamos replicar esse sucesso em outros países por meio de outras parcerias. Se você quiser ajudar, entre em contato ou participe da iniciativa MANRS.

Um enorme muito obrigado ao NIC.br pelo trabalho incansável na promoção do MANRS para melhorar a segurança de roteamento e termos uma Internet mais segura para todos nós. Estamos orgulhosos de trabalhar com vocês.

*Esta nota foi originalmente publicada no site do MANRS, da Internet Society, e está disponível também em inglês, espanhol e francês.