NIC.br

Ir para o conteúdo
26 ABR 2018

Cidades inteligentes e economia digital pautam discussões da VIII Semana NIC.br de Metodologias de Pesquisa




Capacitação realizada pelo Cetic.br reúne produtores e usuários de dados sobre TIC

Com início na última terça-feira (24), a 8ª edição da Semana NIC.br de Metodologias de Pesquisa reúne, em São Paulo, pesquisadores, formuladores de políticas públicas, representantes da sociedade civil e de organizações internacionais, em debates pautados pela economia digital e cidades inteligentes. Iniciativa anual do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), a Semana NIC.br de Metodologias de Pesquisa segue até sexta-feira (27) promovendo a troca de experiências entre participantes de 10 países.

A programação enfocou a discussão sobre cidades inteligentes e economia digital e também algumas de suas implicações socioeconômicas, como lixo eletrônico, privacidade e segurança cibernética. Além de abordar os conceitos por trás desses temas, os participantes debateram os desafios em sua medição. O evento contempla também dois dias inteiramente dedicados a um curso em metodologia de pesquisa que se aprofunda em técnicas para testar e avaliar um questionário. "O encontro vai além da proposta de abordar conceitos teóricos e práticos relativos à metodologia de pesquisas, estimula também o debate entre os produtores e usuários de dados sobre temas emergentes ligados às tecnologias de informação e comunicação (TIC)", destaca Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

No primeiro dia, os participantes analisaram os esforços de várias organizações e iniciativas para estabelecer métricas a respeito da “inteligência” das cidades ou a “maturidade digital” das economias. Keynote speaker, Karin Breitman, da Rio Tinto, pontuou que não há soluções de tamanho único para todos os contextos. "Quando falamos em cidades inteligentes, temos que entender os stakeholders e os problemas daquela cidade que precisam ser resolvidos", afirmou, lembrando ainda a necessidade de colaboração entre atores com habilidades e interesses diferentes.

O cenário atual para as iniciativas de cidades inteligentes e tendências tecnológicas que podem promover mais inovação (Internet das Coisas, análise de big data, computação em nuvem e inteligência artificial) também foram detalhados durante o primeiro dia de debates, que contou ainda com um painel com representantes de três organismos das Nações Unidas: do Escritório Regional de Ciência da UNESCO para América Latina e Caribe e dos Escritórios Nacionais, do UNICEF e da UN-Habitat – que compartilharam perspectivas e iniciativas relacionadas às cidades a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU.

Programação

A programação da VIII Semana NIC.br de Metodologias de Pesquisa avançou na quarta-feira (25) com debates sobre os conceitos, as diretrizes e ferramentas para coleta de dados sobre o lixo eletrônico, desenvolvida pela Universidade das Nações Unidas, incluindo uma apresentação do Centro de Pesquisas Renato Archer (CTI) sobre uma experiência brasileira em torno de lixo eletrônico. A programação continuou com discussões sobre o cenário legal da proteção de dados pessoais e privacidade no Brasil, assim como sobre a importância das práticas de segurança da informação para a proteção de dados e para a privacidade, além da apresentação do framework da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para a medição de práticas de gerenciamento de riscos de segurança digital em organizações.

Hoje (26) e amanhã (27), os participantes terão a oportunidade de aprender novos métodos para testar e melhorar a qualidade de questionários para pesquisas. O curso abrange 19 métodos diferentes, além de suas variações, e combina informações da literatura metodológica da pesquisa com conselhos práticos.

Acesse o álbum de fotos da VIII Semana NIC.br de Metodologias de Pesquisa: https://www.flickr.com/photos/nicbr/albums/72157694662894721.


(Foto: Ricardo Matsukawa)