NIC.br

Ir para o conteúdo
07 JUN 2018

Ciclo de Leituras Comentadas debate “Compromisso de Túnis”




3º encontro ocorrerá no dia 14/06 e será conduzido por Carlos Alberto Afonso, do Instituto Nupef

O terceiro encontro do Ciclo de Leituras Comentadas "Governança da Internet: passado, presente e futuro", atividade do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo (CPF Sesc) realizada com curadoria do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), vai debater no próximo dia 14 de junho (quinta-feira) o “Compromisso de Túnis”. O documento é resultado da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI) e estabelece princípios para a construção da chamada Sociedade da Informação, além de moldar conceitos sobre os principais desafios relacionados à gestão da rede. As inscrições para o encontro podem ser feitas na página do CPF Sesc ou nas unidades do Sesc.

A apresentação será feita por Carlos Alberto Afonso, consultor do Instituto Nupef e um dos pioneiros no desenvolvimento da Internet no Brasil. Afonso criou, em 1987, o Alternex, um sistema de troca de mensagens experimental para entidades civis, que evoluiria para o primeiro provedor de serviços de Internet do país em 1989. Também trabalhou, em 1995, para a criação do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), do qual foi membro até 2017. Afonso foi um dos brasileiros a participar da CMSI como representante da sociedade civil e, além de comentar o documento, compartilhará suas experiências na ocasião.

A CMSI ocorreu em duas edições: a primeira na cidade de Genebra, em 2003, e a segunda em Túnis, em 2005, e foi realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a partir de uma demanda da União Internacional de Telecomunicações (UIT). Os documentos da CMSI estão disponíveis em português na publicação “Caderno CGI.br - Documentos da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação”, sendo o “Compromisso de Túnis” objeto da leitura comentada neste terceiro encontro. Faça o download gratuito da publicação no endereço: http://cgi.br/publicacao/cadernos-cgi-br-documentos-cmsi/.

Ciclo de Leituras Comentadas

Com a proposta de promover a análise de documentos que marcaram as discussões sobre governança da Internet nas últimas décadas, o Ciclo de Leituras Comentadas "Governança da Internet: passado, presente e futuro" terá nove encontros. A Declaração de Independência do Ciberespaço inspirou o primeiro deles, realizado no dia 27 de março, com a presença de Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br, seguido por debate no dia 21 de maio a respeito das Resoluções sobre a sociedade da informação da UIT de 1998, com a participação de Everton Lucero, que é Secretário de Mudança do Clima e Florestas do Ministério do Meio Ambiente.

Entre os documentos que também serão discutidos e analisados no Ciclo de Leituras Comentadas estão: o Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014); o Decálogo de Princípios do CGI.br, desenvolvido para embasar e orientar as ações do próprio Comitê Gestor da Internet no Brasil; a Declaração Multissetorial do NETmundial, 2014, entre outros. Veja a relação completa dos documentos que serão debatidos e programe-se: https://cursoseventos.nic.br/ciclo-de-leituras-nic-cpfsesc/.

Anote na Agenda
Ciclo de Leituras Comentadas "Governança da Internet: passado, presente e futuro"

Compromisso de Túnis, 2005
Data: 14 de junho (quinta-feira)
Horário: 19h30 às 21h30
Local: CPF Sesc - Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar | Bela Vista - São Paulo
Inscrições: no sítio do CPF Sesc e nas unidades Sesc
Mais informações: https://cursoseventos.nic.br/ciclo-de-leituras-nic-cpfsesc/

Sobre o CPF-Sesc

Inaugurado em agosto de 2012, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc é uma unidade do Sesc São Paulo voltada para a produção de conhecimento, formação e difusão e tem o objetivo de estimular ações e desenvolver estudos nos campos cultural e socioeducativo. Além do Curso Sesc de Gestão Cultural - que visa a qualificação para a gestão cultural de profissionais atuantes no campo das Artes, tanto de instituições públicas como privadas - a unidade proporciona o acesso à cultura de forma ampla, tematicamente, por meio de cursos, palestras, oficinas, bate-papos, debates e encontros nas diversas áreas que compreendem a ação da entidade, como artes plásticas e visuais, ciências sociais, comportamento contemporâneo e cotidiano, filosofia, história, literatura e artes cênicas.
Centro de Pesquisa e Formação – CPF Sesc
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 22h. Sábados, das 9h30 18h30.
Tel: 3254-5600
https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
http://www.webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Carolina Carvalho - ccarvalho@webershandwick.com - (11) 3027-0226
Ana Jones ana.jones@webershandwick.com - (11) 3027-0200 ramal: 312

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação – caroline@nic.br

Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/NICbrvideos   
Facebook: https://www.facebook.com/nic.br          
Telegram: https://telegram.me/nicbr