NIC.br

Ir para o conteúdo
20 ABR 2023

Whatsapp é muito importante no Brasil, principalmente para empresas, revela levantamento


Consulta Pública - 19/4/2023 - [gif]


Autor: Bruno Gama
Assunto: TIC Empresas

Segundo um levantamento feito pela MobileTime em parceria com a companhia de pesquisa on-line Opinion Box, o WhatsApp se encontra presente em 99% dos celulares ativos no Brasil. Deste modo, o uso do mensageiro controlado pela Meta se tornou indispensável para fins comerciais, o que inclusive resultou em um crescimento relevante nos últimos anos.

De acordo com a pesquisa Panorama de Vendas, divulgada pela RD Station, o WhatsApp se tornou o aplicativo de mensagem mais utilizado pelos times de vendas para 86% dos participantes – anteriormente, esse número era de 82%. O levantamento consultou mais de 1.700 empresas do país, de diferentes portes, segmentos e regiões do Brasil.

O diretor de vendas da RD Station, Gustavo Broilo, aponta que, devido ao dinamismo do cenário atual, o marketing tradicional vem ganhando mais força nas estratégias de comunicação das companhias. Para ele, adequar o atendimento de acordo com o perfil de seus clientes é um grande passo para acelerar a etapa de negociação e aumentar suas vendas.

Os dados podem ser confirmados por um estudo realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), onde revela que o WhatsApp já superou o Facebook como principal rede para comércio eletrônico. A pesquisa TIC Empresas usou como base informações adquiridas entre 2019 e 2021.

Vale ressaltar que a tendência não se limita apenas às terras brasileiras, tendo em mente que a pesquisa Business Messaging Research Study, feita pelo Facebook, mostra que 75% dos adultos entrevistados afirmaram que gostariam de se comunicar com as grandes marcas como se estivessem batendo um papo com amigos e familiares, utilizando mensagens de texto e voz.

Crescimento do WhatsApp Profissional

Conforme constatado em uma pesquisa interna da RD Station, que contou com a participação de 40 mil empresas, houve um crescimento de 43% no número de contas utilizando o Botão do WhatsApp e um aumento de 90% no uso da extensão do WhatsApp para CRM (Customer Relationship Management) — conjunto de práticas e estratégias voltadas para o atendimento ao cliente —, entre os anos de 2021 e 2022.

Os resultados da adesão se mostraram benéficos, uma vez que as conversões cresceram 70%, enquanto os fechamentos de vendas aumentaram em 40% no mesmo período. A versão do WhatsApp Business, que também teve relevância no desenvolvimento da pesquisa, é utilizada por 78% dos participantes.

“Nossas pesquisas destacam a importância e busca por algumas otimizações e automatizações oriundas do serviço profissional. Existem diferentes soluções tecnológicas, das mais simples e gratuitas ao uso de chatbots, que centralizam os canais de atendimento, dependendo do estágio de maturidade da empresa. E para além da tecnologia, é fundamental ter processos bem definidos e um padrão a ser seguido por todos que atuam no time comercial“, explica Broilo.