W3C produz manual de boas práticas para dados na web
Abranet - 7/11/2019 - [gif]
Assunto: Dados na Web
O W3C (World Wide Web Consortium) divulgou um manual de boas práticas para dados na web em português. O W3C é um consócio formado por 450 membros, entre empresas, órgãos governamentais e organizações independentes, dedicado à padronização da web, com a finalidade de estabelecer padrões para a criação e a interpretação de conteúdos para a web.
Redigido por especialistas brasileiros do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o documento mostra como profissionais envolvidos com a gestão da informação, desenvolvedores e demais interessados em compartilhar e reutilizar dados podem publicá-los de maneira a alcançar maiores benefícios e aproveitamento.
Referência para todas as pessoas que publicam e consomem dados na Web, tem 35 boas práticas com orientações que ajudam a promover a reutilização dos dados e a fortalecer a confiança nos dados entre os desenvolvedores - seja qual for a tecnologia que escolham - incrementando o potencial para inovações genuínas.
O material pode ser acessado em https://www.w3.org/Translations/DWBP-pt-BR/.
Conferência Web.br 2019
Ainda sobre governança da web, foi realizada, nos dias 30 e 31 de outubro, em São Paulo, a Conferência Web.br 2019 pelo Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). O evento contou com apresentações de especialistas nacionais e internacionais sobre temas diversos como os 30 anos da Web, ética e Inteligência artificial, acessibilidade, descentralização da Web, design thinking, entre outros.
Durante a abertura, Hartmut Glaser (CGI.br) enalteceu o papel fundamental dos recursos obtidos por meio do registro de domínios .br que possibilitam a realização de eventos como a Web.br. "Promovemos a Conferência desde 2009 com o intuito de estimular debates sobre os desafios e oportunidades da Web. Queremos uma Web ética e inclusiva. Não podemos parar. Estamos em desenvolvimento", destacou. Complementando, Vagner Diniz (Ceweb.br) chamou atenção para a importância de uma Web descentralizada, aberta e livre: "Com esta edição da Conferência, buscamos mostrar que a Web não se relaciona apenas com a parte técnica. É fundamental desenvolver uma Web melhor nos dias de hoje, em que o que acontece no mundo digital repercute no mundo off-line. Somos todos responsáveis pelo o que acontece na Web, pois estamos dentro da rede".
Em painel com Natalia Neris (InternetLab), Thiago Rondon (AppCívico) comentou sobre o futuro da democracia na Web. "Por mais que a tecnologia se desenvolva muito rápido, há uma necessidade de fortalecer as habilidades humanas. Se não furarmos as bolhas de algoritmos, não teremos condições de construir nada diferente na Web". Já o impacto da tecnologia na vida dos jovens da periferia foi discutido por William Oliveira (perifaCode e Tecnogueto), Juliana Pereira (Instituto da Oportunidade Social) e Guilherme Gonçalo (Instituto da Oportunidade Social), que apresentaram estudos de casos.
Durante o evento, Jonice Oliveira (UFRJ) participou do painel "Design, Ética e IA". Ela comentou sobre a dificuldade que as máquinas possuem para identificar e diferenciar padrões, e que as pessoas precisam inserir dados de qualidade no sistema para que os resultados da Inteligência Artificial sejam satisfatórios. Na mesma atividade, Diogo Cortiz (Ceweb.br) complementou que "IA não é um ser supremo, mas um conjunto de técnicas que resolve problemas específicos. Ela não sabe qual problema resolver e precisa dos desenvolvedores e designers para isso".
Vídeos e fotos das apresentações serão disponibilizados no site da Conferência: https://conferenciaweb.w3c.br/.