Veja 10 dicas para escolher um nome de loja para dropshipping
Nuvem Shop - 11/10/2021 - [gif]
Assunto: Registro de domínios
Criar um nome de loja para dropshipping é um dos primeiros passos para quem procura vender online. Além de estar relacionado ao seu negócio, ele precisa ter relevância para SEO, permitindo que compradores te encontrem facilmente.
Você sabia que quando escolhemos um nome de loja para dropshipping estamos tomando uma decisão que vai influenciar diretamente a experiência do cliente com a sua loja? Isso acontece porque o nome é um dos primeiros contatos que seus consumidores terão com a empresa.
A escolha de um nome de loja de dropshipping é algo tão especializado e estratégico que existe até mesmo uma área de estudo qualificada para isso. Conhecida como naming, ela tem a responsabilidade de fazer a criação de nomes para serviços, empresas e até mesmo produtos.
Mas, se você está em busca do melhor nome de loja para dropshipping e não pode contratar um profissional de naming, separamos dez dicas para que você tenha sucesso.
Além de tudo, vamos te apresentar tudo que você precisa levar em consideração para encontrar um nome que tenha sentido para o seu negócio e relevância para os motores de busca (SEO). Confira e veja como aumentar as vendas na sua loja virtual!
Como escolher seu nome de loja para dropshipping?O nome é um dos principais motivos de preocupação de novos empreendedores. Essa escolha pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça, já que é normal querer acertar, propor um nome atrativo e de acordo com o segmento da empresa.
Se você não se considera uma pessoa criativa, provavelmente já se perguntou se seria capaz de escolher o nome de loja ideal, certo?
Porém, saiba que essa etapa de seleção entre as melhores opções é fundamental para entender quais são as suas expectativas e traçar formas de conquistar o público-alvo.
Por isso, separamos uma lista com dez dicas de nome de loja para dropshipping para que você encontre a opção que mais atenda às suas expectativas. Vem com a gente!
1. Escolha algo que lembre seu nicho de mercado
O primeiro passo é fazer uma lista com todas as palavras que, de certa forma, têm relação com seu nicho de mercado. Isso quer dizer que elas devem refletir toda a identidade do seu negócio.
Você deve estar se perguntando: “como escolher?”. Simples! Faça uma reunião com as pessoas que trabalham com você, se já tiver. Caso contrário, os amigos podem te ajudar com ideias de nomes.
A terceira opção é usar um gerador de nomes para se inspirar! Basta marcar o segmento do seu negócio e incluir uma palavra que não pode faltar no nome. Em poucos segundos você terá várias opções para escolher.
Ferramenta grátis: Gerador de Nomes para Empresas
2. Opte por nomes de fácil memorização
Ao escolher por um nome mais curto e simples, você consegue atrair mais clientes para a sua marca.
Isso acontece porque é muito mais fácil lembrar de um nome que seja compreensível na pronúncia e que seja encontrado e memorizado com tranquilidade.
Por isso, existem algumas estratégias que você pode colocar em prática para atingir um resultado satisfatório, veja:
- Opte por diferentes combinações de palavras. Faça a união de duas opções menores que tenham certa rima e fixem na memória dos consumidores;
- Tente criar uma palavra ou ajuste uma já existente. Empresas como eBay e Google são grandes exemplos;
- Não deixe de lado o significado pessoal que essa palavra tem! Pode ser o nome de alguém da sua família que tem grande importância para você, um apelido de infância ou até mesmo seu nome. Escolhas afetivas geram empatia logo de início.
É preciso tomar muito cuidado com a escolha do nome para loja de dropshipping, principalmente se você estiver considerando opções estrangeiras.
Por serem palavras de outros idiomas, é possível que as pessoas tenham dificuldade para pronunciá-las.
Pensando nisso, escolha nomes curtos e mais simples, pois eles são mais fáceis de memorizar, ficam melhores no logotipo e trazem um visual mais limpo.
4. Seja original
O quarto passo pode parecer óbvio, mas ainda existem muitos lojistas que acabam cometendo esse erro.
Por isso, faça uma pesquisa de mercado para entender se outras empresas estão usando o mesmo nome que você deseja.
O desafio é criar algo diferente que reflita o nicho com o qual você vai atuar e os seus produtos, e não ficar semelhante à concorrência.
Se você vender roupas ou peças de maquiagem e beleza, por exemplo, provavelmente você pode ter beauty no nome. Porém, esse é um termo muito usado, por isso opte por um complemento que te destaque dos concorrentes.
5. Dê uma olhada na concorrência
Citamos no tópico anterior a importância de uma boa análise de mercado. Em se tratando de mapear os concorrentes, ela deve ser ainda mais aprofundada.
Se já existe uma empresa com um nome para loja de dropshipping parecido com o que você tem em mente, vale a pena investir em outra opção. Isso evita que o cliente se confunda no momento da compra.
Marcas concorrentes com nomes parecidos dificilmente conseguem criar identificação com os consumidores. Isso acontece porque eles não conseguem enxergar o diferencial entre as duas empresas. Além disso, você pode sofrer com processos judiciais.
6. Faça um levantamento de todas as suas ideiasEntre no Google e em sites de nomes diferentes e escolha opções criativas. Faça uma mistura de letras e encontre um modelo original.
Essas ideias simples para escolher nomes de dropshipping devem estar alinhadas ao seu objetivo principal: aparecer no topo da primeira página das pesquisas.
Para ranquear bem nas pesquisas ou estar em listas de marcas, tente escolher nomes que comecem com as primeiras letras do alfabeto.
7. Tenha atenção a ambiguidades e duplos sentidos
Prestar atenção nesses dois detalhes vai te salvar de situações desagradáveis e constrangedoras.
Ambiguidade quer dizer duplicidade de sentido em uma mesma frase. Ou seja, é quando uma sentença tem mais de um entendimento, dificultando a compreensão.
Já o duplo sentido é muito utilizado em contextos de humor, porque é um recurso em que as palavras possuem mais de uma interpretação de forma intencional. Ele pode ser usado na publicidade, mas apenas em situações que façam sentido para essa estratégia.
8. Verifique se o nome está disponível para uso
Tente imaginar a seguinte situação: você escolhe o nome, programa a compra de um logotipo, as cores da identidade visual, os adesivos e todos os complementos da marca e, na hora da divulgação, surge a dúvida se o domínio está disponível para uso.
Esse é um problema comum que acaba prejudicando muitas lojas de dropshipping nacional.
Registrar um domínio nada mais é do que cadastrar o endereço do seu site, o que vem depois do “www”. Se o nome escolhido não estiver disponível, você terá que iniciar o processo do começo.
Por isso a dica é: escolha uma lista de opções e verifique a disponibilidade de cada uma delas. Não se esqueça de lembrar que deve conter no final o “.com.br” por estarmos no Brasil.
Para saber quais são os domínios que você pode usar e fazer o registro, use serviços como o Registro.br ou o Hostgator e GoDaddy. Além disso, faça a consulta do nome no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).
9. Entenda a diferença entre razão social e nome fantasiaMuitas pessoas acabam confundindo a razão social e o nome fantasia, principalmente porque eles não são muito explicados quando você precisa fazer a abertura da sua empresa.
Razão social nada mais é do que a validação de forma legal do nome da sua marca. Ou seja, é a opção que você vai levar na Junta Comercial ou no cartório e vai aparecer em todos os documentos e contratos.
Geralmente, o nome encontrado na razão social de uma empresa é extenso e muitas vezes foi escolhido apenas para ocasiões formais, não refletindo a identidade da empresa por completo.
Por isso, é importante criar um nome fantasia, que é o nome mais popular da marca. Lembre-se de que ele não é obrigatório e não precisa ser exclusivo entre duas empresas, estando mais relacionado ao conceito da marca.
10. Se precisar, mude o nome depois de algum tempo
Por fim, se mesmo após todas essas dicas você precisar mudar o nome da empresa dropshipping por alguma razão, não se preocupe!
Essa é uma tática que muitas companhias utilizam quando o negócio começa a crescer e se desenvolver, tomando rumos diferentes dos objetivos originais.
Modificar a logomarca, as cores da identidade visual e o layout da loja virtual são ações que fazem parte dessa estratégia de reformulação da marca, mais conhecida como rebranding.
Criar uma nova identidade ajuda na divulgação do posicionamento da empresa diante de clientes, fornecedores, funcionários e, com toda certeza, da mídia.
Esse conceito mostra que é possível mudar de ideia com o tempo e evoluir, e isso não é nenhum motivo de fracasso. Estagnar é o que te faz perder negócios, crescer e modificar não! São as grandes transformações que trazem resultados.
Ideias de nome para loja de dropshipping
Trouxemos algumas opções de nome de loja para dropshipping para você usar em seu e-commerce e começar a crescer o seu negócio.
Lembre-se que essas são apenas algumas sugestões. Você deve encontrar o nome que mais faz sentido para a sua história. Confira:
- Beleza e maquiagem: Beauty Fresh; Diamonds; A Collect; Beleza A; Conceito A; Power Beauty; Eco Beauty; Routine Beauty.
- Roupas: Sparkle; Inside; New B; Pixels; Flow; Imagine; Out Style; Soul Estilo; Cifras Estilo.
- Pets: Eco Animais; Animal Planet; Pet Eco; Nature Pet.
- Lojas em geral: Offset Vendas; Downtown; Guild; Círculo Vendas; Espaço aberto; BlackHole.
Escolher o melhor nome de loja para dropshipping, embora pareça uma tarefa simples, tem algumas peculiaridades que devem ser levadas em consideração.
Esperamos que você tenha entendido a importância dessa tarefa e esteja sentindo segurança para escolher um nome impactante e atrativo!
Antes de terminar, confira o resumo do conteúdo que preparamos e não deixe passar nenhuma informação!
Como escolher seu nome de loja para dropshipping?
Para conseguir encontrar o melhor nome para a sua loja e começar suas vendas dropshipping, você deve fazer uma pesquisa de mercado e procurar pela opção que mais se adeque à história da sua empresa. O nome deve ser simples, fácil e original.
- Escolha algo que lembre seu nicho de mercado;
- Opte por nomes de fácil memorização;
- Selecione um nome com grafia simples;
- Seja original;
- Dê uma olhada na concorrência;
- Faça um brainstorming e separe algumas ideias;
- Fique atento a ambiguidades e duplos sentidos;
- Verifique se o nome está disponível para uso;
- Entenda a diferença entre razão social e nome fantasia;
- Se precisar, mude o nome depois de algum tempo.