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25 NOV 2005

Varejo eletrônico é prejudicado pela exclusão digital






Arquivo do Clipping 2005

Veículo:Jornal Diário do Comércio
Data: 25/11/2005
Assunto: Indicadores

O comércio eletrônico ainda é muito pouco procurado pelos brasileiros, diante do baixo acesso dos brasileiros à Internet. Apenas 6,38% da população já comprou algum produto ou serviço na Internet nos últimos 12 meses, o que representa 20% das pessoas que utilizaram a Internet no período. Filmes e música estão no topo do ranking dos produtos mais adquiridos. A participação destes produtos foi de 17,9% entre as pessoas que fizeram alguma compra pela rede.

As informações fazem parte de uma pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Ipsos- Opinion, e Ibope//NetRatings. O levantamento revela que 68% da população brasileira nunca utilizou a Internet, e apenas 9,6% da população brasileira usa a rede diariamente. Atividade escolar é o principal objetivo de quem usa a Internet - 41% da população brasileira. Outro dado destacado na pesquisa é que 55% das pessoas nunca utilizaram um computador.

Com relação ao comércio eletrônico, a grande maioria - 80% das pessoas que usam Internet - nunca efetuou compras pela rede. O risco do comércio eletrônico foi apontado como o principal motivo para 36,02% dos internautas. O desejo de avaliar pessoalmente o produto foi destacada por 27,04% das pessoas que não usam o varejo on-line e a preocupação em usar seu cartão de crédito na Internet ficou em terceiro lugar, com 13,58%.

Os dados da pesquisa reforçam que o acesso e uso do computador e da Internet no País depende do nível socioeconômico do indivíduo, sua renda familiar e a região onde vive.

O nível de posse e uso do computador e da Internet nos diversos segmentos sociais se concentra nos indivíduos de famílias mais ricas e, em paralelo, nos indivíduos que moram em regiões mais ricas.