NIC.br

Ir para o conteúdo
11 FEV 2000

Vandalismo na rede






Arquivo do Clipping 2000

Veículo: Jornal da Tarde
Data: 11/02/2000
Assunto: segurança

FBI já tem pistas de hackers
Há suspeita de que ação tenha partido de empresas. Ataques, como os que ocorreram contra Yahoo e Amazon, são comuns no Brasil.

O FBI pediu ontem a colaboração do setor privado para resolver o que qualificou como o pior ataque lançado contra a Internet desde a sua criação.  O subsecretário de Justiça dos Estados Unidos, Eric Holder, afirmou que o governo norte-americano já tem pistas sobre a identidade dos responsáveis pelas ações contra vários dos principais sites da rede e está rastreando informações.

Um dos mais respeitados sites sobre hackers dos Estados Unidos, o 2600.com, levantou ontem a suspeita de que os ataques teriam partido de empresas. O coordenador de Segurança do Comitê Gestor (principal entidade de Internet) Brasileiro, Pedro Vazquez, diz que ataques como os desta semana são comuns no Brasil, "mas não na mesma intensidade do que ocorreu contra o Yahoo e outros".

"Estes incidentes têm sido barrados de forma eficiente por aqui", garante Vazquez. "Quando os ataques partem de território nacional é ainda mais fácil localizar."

O gerente da Módulo Security Solutions, Nelson Correa, ressalta que a série de ataques não tira a credibilidade da rede mundial de computadores, já que não houve violação de conteúdo. "Foi uma ação externa, que apenas impede o acesso."