Uso de Internet por crianças entre 6 e 8 anos dobra em uma década
CBN - 13/2/25 - [gif]
Assunto: Dados do Cetic.br, crianças, TIC
Pesquisa do CETIC.br revela que 82% das crianças dessa faixa etária acessam a Internet e que posse de celular próprio também cresceu. Em entrevista ao Jornal da CBN, o pesquisador Winston Oyadomari, do CETIC.br, falou sobre o assunto
O acesso à Internet entre crianças de 6 a 8 anos no Brasil dobrou na última década, segundo um estudo inédito do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br). A pesquisa aponta que, em 2015, 41% das crianças dessa faixa etária utilizavam a Internet, enquanto em 2024 esse número subiu para 82%.
Em entrevistas aos âncoras Mílton Jung e Cássia Godoy, do Jornal da CBN, Winston Oyadomari, pesquisador do CETIC.br, falou sobre o levantamento. O estudo também mostrou um aumento expressivo no uso da Internet por crianças ainda menores. Entre 0 e 2 anos, 44% já acessam conteúdos digitais, enquanto entre 3 e 5 anos o percentual chega a 71%.
Outro dado que chama a atenção é a posse de celular próprio entre as crianças. Entre 6 e 8 anos, a proporção passou de 18% para 36% nos últimos dez anos. Já entre 3 e 5 anos, o número triplicou, indo de 6% para 20%.
Segundo o pesquisador Winston Oyadomari, do CETIC.br, o aumento da conectividade nos domicílios impulsionou essa tendência. “As crianças passam a ter mais oportunidade de usar a Internet, seja por uma smart TV, seja por um dispositivo próprio”, explicou em entrevista ao Jornal da CBN.
A pesquisa reforça ainda a necessidade de debater a segurança digital para crianças, já que muitos dos espaços online não foram pensados para esse público. Além disso, ressalta a importância do uso mediado por adultos, uma vez que entidades de saúde recomendam restrições no tempo de exposição às telas para crianças pequenas.