NIC.br

Ir para o conteúdo
24 SET 2020

Uso da internet cresceu 112% no Brasil durante pandemia


Coluna Italo - 23/9/2020 - [gif]


Autor: Ítalo
Assunto: Velocidade Internet

É usada para trabalhar, estudar, comprar, ler notícias e se divertir

O período de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus levou à adoção de ferramentas para o home office e, consequentemente, a um consumo maior de dados. A Akamai, plataforma de armazenamento em nuvem responsável por 30% do tráfego online mundial, registrou em abril um aumento de 112% no uso de rede no Brasil em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a empresa, a alta foi causada porque mais pessoas passaram a usar a internet para trabalhar, estudar, fazer compras, ler notícias e se divertir.

A comunicação com familiares, amigos, colegas de trabalho e professores por meio de chamadas de vídeo fez plataformas como Zoom, Microsoft Teams e Google Meet ganharem milhões de usuários na pandemia.

O NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) aponta que a qualidade da internet no Brasil segue estável. A velocidade média de download caiu em 17 de março, após estados anunciarem as medidas de distanciamento, mas voltou ao seu patamar convencional depois da redução na qualidade de serviços de streaming.

No relatório mais recente, divulgado na semana passada, o Brasil registrou, em média, velocidade de download de 21,9 Mbps, velocidade de upload de 14,8 Mbps e latência de 27,7 ms. O levantamento foi realizado entre 1º e 7 de junho em 2.850 municípios brasileiros.

Celular é o preferido para acesar a Internet

No Brasil, é possível perceber uma tendência em relação ao uso dos celulares para o acesso à internet, graças ao aumento da cobertura da rede de dados em diferentes regiões do País. De acordo com pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), publicada em abril de 2020, quase todos os brasileiros que acessam a internet o fazem pelo celular, o que corresponde a 98,1% na população de 10 anos ou mais de idade, em comparação com os 97% que utilizaram o celular para acessar a internet no ano passado. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua mostra que o número de pessoas que utilizam o celular para acessar a internet ultrapassa a quantidade de pessoas que utilizam outros eletrônicos. Hoje, o aparelho telefônico já está consolidado entre o público, sendo que 79,3% dos brasileiros com 10 anos ou mais têm um celular para uso pessoal, com ou sem internet. Enquanto isso, outros equipamentos perderam espaço, como o computador, que foi 56,6% para 50,7%, e o tablet, que caiu de 14,3% para 12% de 2017 para 2018. O número de brasileiros com acesso à internet também aumentou, chegando a 79,1% dos domicílios. Além do aumento na cobertura da rede, a possibilidade de adquirir um aparelho celular tem um grande impacto sobre este número, uma vez que é possível utilizar a internet 3G e 4G, ao invés da promovida por cabeamento.