NIC.br

Ir para o conteúdo
21 MAI 1999

Unesco vai combater pedofilia na Internet do país






Arquivo do Clipping 1999

Veículo: IDG Now
Data: 21/05/1999
Assunto: Pedofilia na Internet

A Unesco reuniu esta semana em Brasília os representantes das principais entidades ligadas à Internet com objetivo de discutir o combate à pedofilia online

Paulo Amaral

No início da semana, a Unesco promoveu reunião em Brasília, Distrito Federal, para discutir a questão da pedofilia na Internet brasileira. Participaram do encontro representantes da Abranet, Polícia Federal, Secretaria de Direitos Humanos e Comitê Gestor da Internet do Brasil. Ficou acertada a criação de um fórum, sob a supervisão da Unesco, para envolver as entidades brasileiras no combate à pedofilia online.

Segundo Antonio Tavares, presidente da Abranet, deverá ser lançada, em breve, uma campanha para prevenir o surgimento de sites que tratam de pedofilia na Internet brasileira. "A idéia não é criar leis, mas estabelecer ações efetivas destinadas a coibir as ações de pedofilia online", diz Tavares. A Abranet já tem uma campanha própria de combate à pedofilia entre provedores de acesso de São Paulo.

Entre as iniciativas discutidas na reunião com a Unesco está a criação de um programa voluntário para reunir estudantes universitários brasileiros numa espécie de varredura da Internet brasileira contra conteúdos indecentes. Outra idéia é solicitar aos provedores de acesso que incluam nos contratos com seus usuários cláusulas alertando para as punições cabíveis para quem incentiva a pedofilia no meio online.

Tavares diz que também foi discutida a possibilidade de se criar um registro nacional de provedores de Internet no país, destinado a facilitar o rastreamento de conteúdo. "Outra atitude possível é desenvolver um código para classificar as páginas da Internet. Desta forma seria possível alertar os usuários sobre o que eles irão encontrar nos sites, além de habilitar a filtragem de conteúdos impróprios", diz o executivo.