TIC Domicílios revela aumento do uso da Internet como acesso a serviços
IP News - 21/6/2022 - [gif]
Autor: João Monteiro
Assunto: TIC Domicílios
Pesquisa mostra crescimento do e-commerce e de serviços públicos, além de atividades culturais
A TIC Domicílios 2021, lançada nesta terça-feira (21/6) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), também mostrou que o acesso a serviços via Internet tem aumentado. Conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), a pesquisa estima que o número de usuários que fez uma compra no e-commerce cresceu sete pontos percentuais de 2019 para 2021.
Em números absolutos, significa dizer que 68 milhões de pessoas realizaram essa atividade em 2021, quase 16 milhões a mais que antes do início da pandemia. Os usuários de Internet que vivem nas regiões rurais também passaram a realizar compras online em maiores proporções (de 19%, em 2019, para 27%, em 2021).
A proporção de usuários de Internet com 16 anos ou mais que utilizaram serviços de governo eletrônico também aumentou, passando de 68%, em 2019, para 70%, em 2021. Cerca de 93 milhões de brasileiros afirmaram realizar algum tipo de serviço de governo eletrônico no período, um acréscimo de 12 milhões de indivíduos entre 2019 e 2021.
Entre os tipos de serviço público analisadas pela pesquisa, os relacionados à saúde foram os mais buscados ou realizados em 2021, sobretudo entre usuários da classe B (44%), com Ensino Superior (44%) e os na faixa etária de 45 a 59 anos (34%) – em 2019, foram 25%, 28% e 20%, respectivamente.
Atividades culturais
Entre as atividades realizadas pela Internet, ouvir podcasts foi a que mais cresceu em relação ao período pré-pandemia. De acordo com a 17ª edição da TIC Domicílios, 28% dos usuários de Internet disseram ter ouvido um podcast em 2021 (em 2019, eram 13%). Em 2021, 41 milhões de pessoas realizaram essa atividade, cerca de 24 milhões a mais que em 2019.
Assim como verificado em 2019, as atividades de assistir a vídeos, programas, filmes ou séries pela Internet (61%) e ouvir músicas (61%) estiveram entre as atividades culturais online mais citadas pelo conjunto da população brasileira.
Quanto ao pagamento por serviços que dão acesso a conteúdos culturais, os maiores aumentos, em relação a 2019, ocorreram no pagamento para ver filmes (acréscimo de 7 milhões de indivíduos) e séries (acréscimo de 9 milhões), incremento que ocorreu com maior intensidade entre indivíduos da classe C.
Realizada anualmente desde 2005, a TIC Domicílios 2021 entrevistou 21 mil pessoas com dez anos ou mais e passou por cerca de 24 mil domicílios. Os dados foram coletados entre outubro de 2021 e março de 2022.