NIC.br

Ir para o conteúdo
11 JAN 2006

Tentativas de fraudes online crescem 579% no Brasil






Arquivo do Clipping 2006

Veículo: Info Guerra
Data: 11/01/2006
Assunto: Segurança

As tentativas de fraudes bancárias e financeiras via Internet foram a principal causa de notificações de incidentes de segurança no Brasil em 2005. Se, em 2004, essas notificações representaram apenas 5% do total, em 2005 saltaram para 40% - um aumento de 579%. Os dados são do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), que divulgou o fechamento das estatísticas acumuladas no ano passado.

Esse aumento em relação ao ano anterior coloca as fraudes em primeiro lugar entre os tipos de ataques mais freqüentes no Brasil em 2005, deixando scans (varreduras) em segundo, com 33%, e worms em terceiro, com 25%. Apesar disso, o número total de notificações de incidentes caiu cerca de 10% em relação a 2004. Em 2005, foram 68.000 notificações, contra 75.722 no ano anterior.

É a primeira vez que se observa uma queda no número de incidentes reportados, desde 1999, quando o CERT.br (antigo NBSO) começou a registrar essas estatísticas no país. Até 2004, os números vinham praticamente dobrando a cada ano.

Para Klaus Steding-Jessen, analista do CERT.br, a queda se deve principalmente à diminuição do número de notificações de casos de worms (programas que se propagam automaticamente, enviando cópias de si mesmos de computador para computador), que em 2005 caiu 59%. "É provável que as notificações tenham diminuído devido à sobrecarga de trabalho dos administradores, em conjunto com a visão de que esse tipo de incidente se tornou corriqueiro, embora continue sendo um problema", explica o analista.

Ele também ressalta que nem todas as notificações se referem a incidentes que efetivamente ocorreram. Muitas vezes são registradas apenas tentativas. Os dados são coletados por meio de informações fornecidas por administradores de redes e usuários, que reportam espontaneamente ao órgão as tentativas de ataques que sofrem. As estatísticas pode ser vistas em detalhes no endereço www.cert.br/stats/incidentes/.